Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O PROTAGONISMO FEMININO NA LITERATURA INFANTO-JUVENIL: DESMISTIFICANDO O FINAL FELIZ EM A PRINCESA SABICHONA E A PRINCESA QUE ESCOLHIA

Palavra-chaves: LEITURA LITERÁRIA, LITERATURA INFANTO-JUVENIL, PROTAGONISMO FEMININO, IGUALDADE DE GÊNERO, Comunicação Oral (CO) GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação
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Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

A LEITURA LITERÁRIA É CONSIDERADA COMO UM IMPORTANTE MEIO PARA O DESENVOLVIMENTO E CONSTRUÇÃO COGNITIVA-SOCIAL DO INDIVÍDUO, EXERCENDO TAMBÉM, POR MEIO DOS DISCURSOS CRÍTICOS-REFLEXIVOS, A DESCONSTRUÇÃO DE PRECONCEITOS, ROMPIMENTO DE PADRÕES PRÉ-ESTABELECIDOS E POSSIBILITANDO A VOZ AOS SUJEITOS MARGINALIZADOS, BEM COMO AS DISCUSSÕES REFERENTE ÀS REPRESENTAÇÕES DE GÊNERO PRESENTES NAS OBRAS. NESSE CONTEXTO, O PRESENTE ARTIGO TEM POR FINALIDADE EVIDENCIAR O PROTAGONISMO FEMININO E A RESSIGNIFICAÇÃO DO FINAL FELIZ NAS HISTÓRIAS DE PRINCESAS. ALÉM DE APRESENTAR UMA PROPOSTA DE LEITURA LITERÁRIA A PARTIR DAS OBRAS. BUSCANDO COMPREENDER A IMPORTÂNCIA DE TAIS LEITURAS PARA A DESIGUALDADE DE GÊNERO, ASSIM COMO A IMPORTÂNCIA DO DISCURSO DE EMPODERAMENTO E A PRÁTICA DE LIBERDADE PRESENTE NAS HISTÓRIAS. PARA TANTO, ADOTA-SE A ABORDAGEM QUALITATIVA E DE NATUREZA BIBLIOGRÁFICA, PARA ANALISAR AS OBRAS A PRINCESA SABICHONA DE BABETTE COLE E A PRINCESA QUE ESCOLHIA DE ANA MARIA MACHADO, QUE ABORDAM, SOBRETUDO A AUTONOMIA, CRITICIDADE E O POSICIONAMENTO DAS PERSONAGENS ACERCA DO QUE LHES É DETERMINADO. A PESQUISA ESTÁ RESPALDADA NAS CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS DE ABREU (2006), BEAUVOIR (2009), CADEMARTORI (1986), COSSON (2009), RICHE (1999), LAURETIS (1994), LOURO (2000), ENTRE OUTROS AUTORES QUE TRATAM DA IMPORTÂNCIA DA LEITURA LITERÁRIA PARA A FORMAÇÃO SOCIAL, EDUCACIONAL E POLÍTICA DO INDIVÍDUO, E AUTORES QUE DISCUTEM AS QUESTÕES DE GÊNERO E DA PERSONAGEM FEMININA NA LITERATURA. POR FIM, OS RESULTADOS EVIDENCIAM A INFLUÊNCIA DA LITERATURA LITERÁRIA NO ENSINO-APRENDIZAGEM, COMO UM IMPORTANTE MEIO PARA DESPERTAR A FANTASIA E LUDICIDADE, MAS PRINCIPALMENTE, A CONTRIBUIÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DE SUJEITOS CRÍTICOS.

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