USO DE MATERIAIS CONCRETOS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE ÂNGULOS
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 79714 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 380 "inscrito_id" => 1847 "titulo" => "USO DE MATERIAIS CONCRETOS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE ÂNGULOS" "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO ? UM RELATO DE UMA PR?TICA PEDAG?GICA, QUE ABORDOU O CONTE?DO DE ?NGULOS, REALIZADA COMO PARTE INTEGRANTE DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIA??O ? DOC?NCIA - PIBID, NA TURMA DO 7? ANO ?C? DA ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCA??O INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL ANT?NIO LACERDA NETO - EMEIEF NO MUNIC?PIO DE S?O JOS? DE PIRANHAS - PB. O OBJETIVO PRINCIPAL DESTE TRABALHO ? MOSTRAR ? IMPORT?NCIA E AS CONTRIBUI??ES DO USO E AUX?LIO DE MATERIAIS CONCRETOS MANIPUL?VEIS EM SALA DE AULA PARA SE ALCAN?AR UM MELHOR ENSINO-APRENDIZAGEM, AQUI ENTENDIDO COMO UMA MELHORIA NA COMPREENS?O DO CONCEITO DE ?NGULO E SUAS APLICABILIDADES, AL?M DE MOSTRAR A IMPORT?NCIA DE CONSTRUIR E UTILIZAR ATIVIDADES L?DICAS NO DECORRER DA AULA, COMO FORMA DE DESPERTAR O INTERESSE DOS DISCENTES PARA O ESTUDO DA DISCIPLINA DE MATEM?TICA. NESTA PR?TICA BUSCOU-SE METODOLOGIAS ALTERNATIVAS, POR MEIO DA UTILIZA??O DE INSTRUMENTOS COMO: O "CLASSIFICADOR DE ?NGULOS", ?SUBDIVIS?O DE ?NGULOS?, GLOBO TERRESTRE, TRANSFERIDOR E R?GUA. FUNDAMENTOU-SE O TRABALHO NOS ESTUDOS DE D?AMBROSIO (1999; 2012), PAULO FREIRE (1996; 2005), R?GO E R?GO (2006), SILVA E MARTINS (2000) E DUVAL (2003), OS QUAIS T?M CONTRIBU?DO COM SUAS PESQUISAS PARA O DESENVOLVIMENTO E USO DE MATERIAIS DID?TICOS. OS RESULTADOS OBTIDOS AO UTILIZAR ESTA METODOLOGIA MANIFESTARAM-SE ATRAV?S DE UM MAIOR INTERESSE E MOTIVA??O DOS DISCENTES PELAS AULAS, NAS QUAIS SE APROPRIAM DO CONHECIMENTO DE FORMA DIN?MICA E ATRATIVA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "ÂNGULOS, MATERIAIS CONCRETOS, PRÁTICA PEDAGÓGICA, ENSINO-APRENDIZAGEM, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA113_ID1847_24072021143354.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NAIARA ALVES DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "NAIARA :)" "autor_email" => "naiara.alves100020@gmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE - UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 79714 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 380 "inscrito_id" => 1847 "titulo" => "USO DE MATERIAIS CONCRETOS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE ÂNGULOS" "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO ? UM RELATO DE UMA PR?TICA PEDAG?GICA, QUE ABORDOU O CONTE?DO DE ?NGULOS, REALIZADA COMO PARTE INTEGRANTE DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIA??O ? DOC?NCIA - PIBID, NA TURMA DO 7? ANO ?C? DA ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCA??O INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL ANT?NIO LACERDA NETO - EMEIEF NO MUNIC?PIO DE S?O JOS? DE PIRANHAS - PB. O OBJETIVO PRINCIPAL DESTE TRABALHO ? MOSTRAR ? IMPORT?NCIA E AS CONTRIBUI??ES DO USO E AUX?LIO DE MATERIAIS CONCRETOS MANIPUL?VEIS EM SALA DE AULA PARA SE ALCAN?AR UM MELHOR ENSINO-APRENDIZAGEM, AQUI ENTENDIDO COMO UMA MELHORIA NA COMPREENS?O DO CONCEITO DE ?NGULO E SUAS APLICABILIDADES, AL?M DE MOSTRAR A IMPORT?NCIA DE CONSTRUIR E UTILIZAR ATIVIDADES L?DICAS NO DECORRER DA AULA, COMO FORMA DE DESPERTAR O INTERESSE DOS DISCENTES PARA O ESTUDO DA DISCIPLINA DE MATEM?TICA. NESTA PR?TICA BUSCOU-SE METODOLOGIAS ALTERNATIVAS, POR MEIO DA UTILIZA??O DE INSTRUMENTOS COMO: O "CLASSIFICADOR DE ?NGULOS", ?SUBDIVIS?O DE ?NGULOS?, GLOBO TERRESTRE, TRANSFERIDOR E R?GUA. FUNDAMENTOU-SE O TRABALHO NOS ESTUDOS DE D?AMBROSIO (1999; 2012), PAULO FREIRE (1996; 2005), R?GO E R?GO (2006), SILVA E MARTINS (2000) E DUVAL (2003), OS QUAIS T?M CONTRIBU?DO COM SUAS PESQUISAS PARA O DESENVOLVIMENTO E USO DE MATERIAIS DID?TICOS. OS RESULTADOS OBTIDOS AO UTILIZAR ESTA METODOLOGIA MANIFESTARAM-SE ATRAV?S DE UM MAIOR INTERESSE E MOTIVA??O DOS DISCENTES PELAS AULAS, NAS QUAIS SE APROPRIAM DO CONHECIMENTO DE FORMA DIN?MICA E ATRATIVA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "ÂNGULOS, MATERIAIS CONCRETOS, PRÁTICA PEDAGÓGICA, ENSINO-APRENDIZAGEM, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA113_ID1847_24072021143354.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NAIARA ALVES DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "NAIARA :)" "autor_email" => "naiara.alves100020@gmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE - UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }