O USO DO JOGO DE TABULEIRO COMO RECURSO PEDAGÓGICO NA DISCIPLINA DE ANATOMIA
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 80896 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 1928 "inscrito_id" => 5192 "titulo" => "O USO DO JOGO DE TABULEIRO COMO RECURSO PEDAGÓGICO NA DISCIPLINA DE ANATOMIA" "resumo" => "A DISCIPLINA DE ANATOMIA NA MAIORIA DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR É CARACTERIZADA POR UM ENSINO TRADICIONAL, COM AULAS TEÓRICAS E PRÁTICAS ENVOLVENDO VASTO CONTEÚDO E UMA MEMORIZAÇÃO BREVE, DIFICULTANDO A RETENÇÃO DO CONHECIMENTO PARA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. PRETENDEMOS COM O ESTUDO AVALIAR O RENDIMENTO NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS COM O USO DE RECURSO PEDAGÓGICO DO JOGO DE TABULEIRO NAS AULAS DE ANATOMIA, TENDO COMO SUPORTE TEÓRICO A TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE AUSUBEL. É UM ESTUDO DESCRITIVO EXPLORATÓRIO COM UMA ABORDAGEM QUALI-QUANTITATIVO QUE FOI REALIZADA COM 47 ESTUDANTES DA TURMA DE FARMÁCIA 2019.2, MATRICULADOS NA DISCIPLINA DE ANATOMIA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ – UFC. O RECURSO METODOLÓGICO USADO FOI O JOGO DE TABULEIRO SOBRE O SISTEMA URINÁRIO.FOI USADO COMO COLETA DE DADOS QUESTIONÁRIOS SEMIESTRUTURADOS, PRÉ-TESTES E PÓS-TESTES. PARA ANÁLISE ESTATÍSTICA UTILIZOU-SE O SOFTWARE GRAPHPAD PRISM 6 E FOI REALIZADO O TESTE DE MANN-WHITNEY, SENDO CONSIDERADO SIGNIFICANTE QUANDO APRESENTARAM<0,05. OS DADOS RELATAM QUE O EMPREGO DO JOGO DE TABULEIRO NA SALA DE AULA COMO EXECELENTE 36,2% (N=17), 40,4, %, MUITO BOM (N=19), 4,3% (N=2), REGULAR 2,1% (N=1) E 17% (N=8) NÃO OPTARAM. DIANTE DOS RESULTADOS OBTIDOS NA PESQUISA COM O EMPREGO DO JOGO DE TABULEIRO COMO RECURSO PEDAGÓGICO, OBSERVAMOS QUE HOUVE UMA MELHORIA NA QUALIDADE DO ENSINO DE ANATOMIA, PROMOVENDO UM MAIOR RENDIMENTO NA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DOS CONTEÚDOS ANATÔMICOS, TORNANDO-SE UMA PROPOSTA METODOLÓGICA VIÁVEL AOS CURSOS DA ÁREA DA SAÚDE." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "JOGO DE TABULEIRO, ENSINO, APRENDIZAGEM, ANATOMIA, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD4_SA116_ID5192_28092021181704.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSAPHAT SOARES NETO" "autor_nome_curto" => "JOSAPHAT" "autor_email" => "josasoaresneto@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 80896 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 1928 "inscrito_id" => 5192 "titulo" => "O USO DO JOGO DE TABULEIRO COMO RECURSO PEDAGÓGICO NA DISCIPLINA DE ANATOMIA" "resumo" => "A DISCIPLINA DE ANATOMIA NA MAIORIA DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR É CARACTERIZADA POR UM ENSINO TRADICIONAL, COM AULAS TEÓRICAS E PRÁTICAS ENVOLVENDO VASTO CONTEÚDO E UMA MEMORIZAÇÃO BREVE, DIFICULTANDO A RETENÇÃO DO CONHECIMENTO PARA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. PRETENDEMOS COM O ESTUDO AVALIAR O RENDIMENTO NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS COM O USO DE RECURSO PEDAGÓGICO DO JOGO DE TABULEIRO NAS AULAS DE ANATOMIA, TENDO COMO SUPORTE TEÓRICO A TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE AUSUBEL. É UM ESTUDO DESCRITIVO EXPLORATÓRIO COM UMA ABORDAGEM QUALI-QUANTITATIVO QUE FOI REALIZADA COM 47 ESTUDANTES DA TURMA DE FARMÁCIA 2019.2, MATRICULADOS NA DISCIPLINA DE ANATOMIA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ – UFC. O RECURSO METODOLÓGICO USADO FOI O JOGO DE TABULEIRO SOBRE O SISTEMA URINÁRIO.FOI USADO COMO COLETA DE DADOS QUESTIONÁRIOS SEMIESTRUTURADOS, PRÉ-TESTES E PÓS-TESTES. PARA ANÁLISE ESTATÍSTICA UTILIZOU-SE O SOFTWARE GRAPHPAD PRISM 6 E FOI REALIZADO O TESTE DE MANN-WHITNEY, SENDO CONSIDERADO SIGNIFICANTE QUANDO APRESENTARAM<0,05. OS DADOS RELATAM QUE O EMPREGO DO JOGO DE TABULEIRO NA SALA DE AULA COMO EXECELENTE 36,2% (N=17), 40,4, %, MUITO BOM (N=19), 4,3% (N=2), REGULAR 2,1% (N=1) E 17% (N=8) NÃO OPTARAM. DIANTE DOS RESULTADOS OBTIDOS NA PESQUISA COM O EMPREGO DO JOGO DE TABULEIRO COMO RECURSO PEDAGÓGICO, OBSERVAMOS QUE HOUVE UMA MELHORIA NA QUALIDADE DO ENSINO DE ANATOMIA, PROMOVENDO UM MAIOR RENDIMENTO NA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DOS CONTEÚDOS ANATÔMICOS, TORNANDO-SE UMA PROPOSTA METODOLÓGICA VIÁVEL AOS CURSOS DA ÁREA DA SAÚDE." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "JOGO DE TABULEIRO, ENSINO, APRENDIZAGEM, ANATOMIA, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD4_SA116_ID5192_28092021181704.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSAPHAT SOARES NETO" "autor_nome_curto" => "JOSAPHAT" "autor_email" => "josasoaresneto@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }