A DISCIPLINA DE ANATOMIA NA MAIORIA DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR É CARACTERIZADA POR UM ENSINO TRADICIONAL, COM AULAS TEÓRICAS E PRÁTICAS ENVOLVENDO VASTO CONTEÚDO E UMA MEMORIZAÇÃO BREVE, DIFICULTANDO A RETENÇÃO DO CONHECIMENTO PARA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. PRETENDEMOS COM O ESTUDO AVALIAR O RENDIMENTO NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS COM O USO DE RECURSO PEDAGÓGICO DO JOGO DE TABULEIRO NAS AULAS DE ANATOMIA, TENDO COMO SUPORTE TEÓRICO A TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE AUSUBEL. É UM ESTUDO DESCRITIVO EXPLORATÓRIO COM UMA ABORDAGEM QUALI-QUANTITATIVO QUE FOI REALIZADA COM 47 ESTUDANTES DA TURMA DE FARMÁCIA 2019.2, MATRICULADOS NA DISCIPLINA DE ANATOMIA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ – UFC. O RECURSO METODOLÓGICO USADO FOI O JOGO DE TABULEIRO SOBRE O SISTEMA URINÁRIO.FOI USADO COMO COLETA DE DADOS QUESTIONÁRIOS SEMIESTRUTURADOS, PRÉ-TESTES E PÓS-TESTES. PARA ANÁLISE ESTATÍSTICA UTILIZOU-SE O SOFTWARE GRAPHPAD PRISM 6 E FOI REALIZADO O TESTE DE MANN-WHITNEY, SENDO CONSIDERADO SIGNIFICANTE QUANDO APRESENTARAM<0,05. OS DADOS RELATAM QUE O EMPREGO DO JOGO DE TABULEIRO NA SALA DE AULA COMO EXECELENTE 36,2% (N=17), 40,4, %, MUITO BOM (N=19), 4,3% (N=2), REGULAR 2,1% (N=1) E 17% (N=8) NÃO OPTARAM. DIANTE DOS RESULTADOS OBTIDOS NA PESQUISA COM O EMPREGO DO JOGO DE TABULEIRO COMO RECURSO PEDAGÓGICO, OBSERVAMOS QUE HOUVE UMA MELHORIA NA QUALIDADE DO ENSINO DE ANATOMIA, PROMOVENDO UM MAIOR RENDIMENTO NA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DOS CONTEÚDOS ANATÔMICOS, TORNANDO-SE UMA PROPOSTA METODOLÓGICA VIÁVEL AOS CURSOS DA ÁREA DA SAÚDE.