AS PLATAFORMAS DIGITAIS GAMIFICADAS NAS AULAS REMOTAS DE BIOLOGIA: UMA PROPOSTA DE APRENDIZAGEM ATIVA E ENGAJAMENTO DISCENTE
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 81010 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 2067 "inscrito_id" => 8557 "titulo" => "AS PLATAFORMAS DIGITAIS GAMIFICADAS NAS AULAS REMOTAS DE BIOLOGIA: UMA PROPOSTA DE APRENDIZAGEM ATIVA E ENGAJAMENTO DISCENTE" "resumo" => "EMERGENCIALMENTE, EM VIRTUDE DAS RESTRIÇÕES E DO ISOLAMENTO SOCIAL, OCASIONADO PELA PANDEMIA DA COVID-19, AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO RECORRERAM ÀS AULAS REMOTAS. NESSA PERSPECTIVA, FOI NECESSÁRIO REINVENTAR AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E, ASSIM, OS PROFESSORES PASSARAM A EXPLORAR AS FERRAMENTAS VIRTUAIS DISPONÍVEIS NESSE NOVO AMBIENTE DE ENSINO E APRENDIZAGEM REPLETO DE OPORTUNIDADES. POR OUTRO LADO, A FALTA DE INTERATIVIDADE E DO ENGAJAMENTO DISCENTE SÃO UM DOS PRINCIPAIS DESAFIOS DO ENSINO REMOTO. E PARA SUPERÁ-LAS, EM TEMPOS DE PANDEMIA, SEGUNDO DAROS (2020), O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS EM AMBIENTES ONLINE PODEM AJUDAR OS ESTUDANTES A SE MANTEREM ENGAJADOS EM SUAS ATIVIDADES E AINDA GARANTIR UM APRENDIZADO EFETIVO E SIGNIFICATIVO. UM TRUNFO É O USO DA GAMIFICAÇÃO ALIADO ÀS PLATAFORMAS DIGITAIS DE ENSINO, COMO O KAHOOT E O MENTIMETER, QUE SÃO EXCELENTES ALTERNATIVAS PARA PROMOVER O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES DIVERSAS DOS ESTUDANTES, BEM COMO OFERECER VANTAGENS E OPORTUNIDADES AOS DOCENTES PARA DINAMIZAR AS AULAS REMOTAS SÍNCRONAS, ALÉM DE UM PANORAMA AVALIATIVO EM TEMPO REAL (GUIMARÃES; CARVALHO, SANTOS, 2015; LYCEUM, 2019; BOTTENTUIT JUNIOR, 2020). EM VISTA DOS ARGUMENTOS E DOS DADOS DISCUTIDOS, O RELATO EVIDENCIA A IMPORTÂNCIA DA GAMIFICAÇÃO, ATRELADA ÀS PLATAFORMAS DIGITAIS DE ENSINO, NAS AULAS REMOTAS DE BIOLOGIA DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO, DA ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL PROFESSOR AGAMEMNON MAGALHÃES - ETEPAM, LOCALIZADA NA CIDADE DO RECIFE - PE, ONDE CONSTATOU-SE UMA AULA REMOTA SÍNCRONA DINÂMICA E INTERATIVA OPORTUNIZADA POR UMA COMPETITIVIDADE SAUDÁVEL ENTRE OS ESTUDANTES, E PROPICIANDO UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA ATRAVÉS DE QUIZZES INTERATIVOS NO KAHOOT E NO MENTIMETER." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "RECURSOS DIGITAIS, PIBID, ENSINO REMOTO, INTERAÇÃO, GAMIFICAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD4_SA119_ID8557_30092021101116.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NATANAEL MANOEL DA SILVA" "autor_nome_curto" => "NATANAEL SILVA" "autor_email" => "mnatanaelsilva@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 81010 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 2067 "inscrito_id" => 8557 "titulo" => "AS PLATAFORMAS DIGITAIS GAMIFICADAS NAS AULAS REMOTAS DE BIOLOGIA: UMA PROPOSTA DE APRENDIZAGEM ATIVA E ENGAJAMENTO DISCENTE" "resumo" => "EMERGENCIALMENTE, EM VIRTUDE DAS RESTRIÇÕES E DO ISOLAMENTO SOCIAL, OCASIONADO PELA PANDEMIA DA COVID-19, AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO RECORRERAM ÀS AULAS REMOTAS. NESSA PERSPECTIVA, FOI NECESSÁRIO REINVENTAR AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E, ASSIM, OS PROFESSORES PASSARAM A EXPLORAR AS FERRAMENTAS VIRTUAIS DISPONÍVEIS NESSE NOVO AMBIENTE DE ENSINO E APRENDIZAGEM REPLETO DE OPORTUNIDADES. POR OUTRO LADO, A FALTA DE INTERATIVIDADE E DO ENGAJAMENTO DISCENTE SÃO UM DOS PRINCIPAIS DESAFIOS DO ENSINO REMOTO. E PARA SUPERÁ-LAS, EM TEMPOS DE PANDEMIA, SEGUNDO DAROS (2020), O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS EM AMBIENTES ONLINE PODEM AJUDAR OS ESTUDANTES A SE MANTEREM ENGAJADOS EM SUAS ATIVIDADES E AINDA GARANTIR UM APRENDIZADO EFETIVO E SIGNIFICATIVO. UM TRUNFO É O USO DA GAMIFICAÇÃO ALIADO ÀS PLATAFORMAS DIGITAIS DE ENSINO, COMO O KAHOOT E O MENTIMETER, QUE SÃO EXCELENTES ALTERNATIVAS PARA PROMOVER O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES DIVERSAS DOS ESTUDANTES, BEM COMO OFERECER VANTAGENS E OPORTUNIDADES AOS DOCENTES PARA DINAMIZAR AS AULAS REMOTAS SÍNCRONAS, ALÉM DE UM PANORAMA AVALIATIVO EM TEMPO REAL (GUIMARÃES; CARVALHO, SANTOS, 2015; LYCEUM, 2019; BOTTENTUIT JUNIOR, 2020). EM VISTA DOS ARGUMENTOS E DOS DADOS DISCUTIDOS, O RELATO EVIDENCIA A IMPORTÂNCIA DA GAMIFICAÇÃO, ATRELADA ÀS PLATAFORMAS DIGITAIS DE ENSINO, NAS AULAS REMOTAS DE BIOLOGIA DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO, DA ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL PROFESSOR AGAMEMNON MAGALHÃES - ETEPAM, LOCALIZADA NA CIDADE DO RECIFE - PE, ONDE CONSTATOU-SE UMA AULA REMOTA SÍNCRONA DINÂMICA E INTERATIVA OPORTUNIZADA POR UMA COMPETITIVIDADE SAUDÁVEL ENTRE OS ESTUDANTES, E PROPICIANDO UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA ATRAVÉS DE QUIZZES INTERATIVOS NO KAHOOT E NO MENTIMETER." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "RECURSOS DIGITAIS, PIBID, ENSINO REMOTO, INTERAÇÃO, GAMIFICAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD4_SA119_ID8557_30092021101116.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NATANAEL MANOEL DA SILVA" "autor_nome_curto" => "NATANAEL SILVA" "autor_email" => "mnatanaelsilva@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }