SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA COMO ESTRATÉGIA PARA O FORTALECIMENTO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM BIOLOGIA MEDIADA POR TEMAS GERADORES E INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 80984 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 2036 "inscrito_id" => 1400 "titulo" => "SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA COMO ESTRATÉGIA PARA O FORTALECIMENTO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM BIOLOGIA MEDIADA POR TEMAS GERADORES E INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS" "resumo" => "A AQUISIÇÃO DE NOVAS ESTRATÉGIAS POR PARTE DO DOCENTE DENTRO DA SALA DE AULA TEM A CAPACIDADE DE FOMENTAR O ENSINO-APRENDIZAGEM DOS ALUNOS NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA. A PARTIR DISTO, O OBJETIVO DESTE TRABALHO FOI PROMOVER O PROTAGONISMO DISCENTE, NO ENSINO DE BIOLOGIA, ATRAVÉS DA PROPOSTA DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA (SDI), COM A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS, A PARTIR DE UM TEMA GERADOR. A FINALIDADE DA SDI É PROPORCIONAR AOS ESTUDANTES NOVAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS QUE SEJAM CAPAZES DE MODIFICAR A REALIDADE MONÓTONA DAS SALAS DE AULA. ALÉM DE CONTEXTUALIZAR O ENSINO DE BIOLOGIA E GARANTIR AOS ALUNOS QUE ELES PRÓPRIOS SEJAM OS RESPONSÁVEIS, COM AUXÍLIO DO PROFESSOR, PELA AQUISIÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO. PARA ISSO, SERÁ CONSTRUÍDA E APLICADA UMA SDI ESTRUTURADA NOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS COM OITO ENCONTROS, TENDO POR BASE UM TEMA GERADOR REFERENTE AO SISTEMA REPRODUTOR HUMANO, A ALUNOS DE UMA REDE DE ENSINO PÚBLICA ESTADUAL EM PERNAMBUCO. O RESULTADO ESPERADO É QUE OS ESTUDANTES ATRAVÉS DA PROBLEMATIZAÇÃO DOS TEMAS GERADORES SEJAM CAPAZES DE FAZER REFLEXÕES CRÍTICAS ACERCA DOS PROBLEMAS APRESENTADOS NO COTIDIANO. ALÉM DISSO, ESPERA-SE QUE ESSA ESTRATÉGIA DIDÁTICA AUXILIE OS PROFESSORES QUE DESEJAM CONTRIBUIR COM A MUDANÇA NO CONTEXTO EDUCACIONAL. ADEMAIS, É ESPERADO QUE A APLICAÇÃO DA SDI A PARTIR DE UM TEMA GERADOR AUXILIE NA CONSTRUÇÃO E FORMAÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO E DE CIDADÃOS CAPAZES DE RESOLVER SITUAÇÕES-PROBLEMAS QUE LHE FOREM APRESENTADOS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ESTRATÉGIAS DE ENSINO;, SITUAÇÃO-PROBLEMA;, SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS INVESTIGATIVAS;, TEMA GERADOR., " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA116_ID1400_29092021224252.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA VITÓRIA ARRUDA DA PAIXÃO " "autor_nome_curto" => "VITÓRIA PAIXÃO " "autor_email" => "mariavitoria.paixao@ufpe." "autor_ies" => "UFPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 80984 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 2036 "inscrito_id" => 1400 "titulo" => "SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA COMO ESTRATÉGIA PARA O FORTALECIMENTO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM BIOLOGIA MEDIADA POR TEMAS GERADORES E INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS" "resumo" => "A AQUISIÇÃO DE NOVAS ESTRATÉGIAS POR PARTE DO DOCENTE DENTRO DA SALA DE AULA TEM A CAPACIDADE DE FOMENTAR O ENSINO-APRENDIZAGEM DOS ALUNOS NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA. A PARTIR DISTO, O OBJETIVO DESTE TRABALHO FOI PROMOVER O PROTAGONISMO DISCENTE, NO ENSINO DE BIOLOGIA, ATRAVÉS DA PROPOSTA DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA (SDI), COM A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS, A PARTIR DE UM TEMA GERADOR. A FINALIDADE DA SDI É PROPORCIONAR AOS ESTUDANTES NOVAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS QUE SEJAM CAPAZES DE MODIFICAR A REALIDADE MONÓTONA DAS SALAS DE AULA. ALÉM DE CONTEXTUALIZAR O ENSINO DE BIOLOGIA E GARANTIR AOS ALUNOS QUE ELES PRÓPRIOS SEJAM OS RESPONSÁVEIS, COM AUXÍLIO DO PROFESSOR, PELA AQUISIÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO. PARA ISSO, SERÁ CONSTRUÍDA E APLICADA UMA SDI ESTRUTURADA NOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS COM OITO ENCONTROS, TENDO POR BASE UM TEMA GERADOR REFERENTE AO SISTEMA REPRODUTOR HUMANO, A ALUNOS DE UMA REDE DE ENSINO PÚBLICA ESTADUAL EM PERNAMBUCO. O RESULTADO ESPERADO É QUE OS ESTUDANTES ATRAVÉS DA PROBLEMATIZAÇÃO DOS TEMAS GERADORES SEJAM CAPAZES DE FAZER REFLEXÕES CRÍTICAS ACERCA DOS PROBLEMAS APRESENTADOS NO COTIDIANO. ALÉM DISSO, ESPERA-SE QUE ESSA ESTRATÉGIA DIDÁTICA AUXILIE OS PROFESSORES QUE DESEJAM CONTRIBUIR COM A MUDANÇA NO CONTEXTO EDUCACIONAL. ADEMAIS, É ESPERADO QUE A APLICAÇÃO DA SDI A PARTIR DE UM TEMA GERADOR AUXILIE NA CONSTRUÇÃO E FORMAÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO E DE CIDADÃOS CAPAZES DE RESOLVER SITUAÇÕES-PROBLEMAS QUE LHE FOREM APRESENTADOS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ESTRATÉGIAS DE ENSINO;, SITUAÇÃO-PROBLEMA;, SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS INVESTIGATIVAS;, TEMA GERADOR., " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA116_ID1400_29092021224252.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA VITÓRIA ARRUDA DA PAIXÃO " "autor_nome_curto" => "VITÓRIA PAIXÃO " "autor_email" => "mariavitoria.paixao@ufpe." "autor_ies" => "UFPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }