ESTE ARTIGO OBJETIVA IDENTIFICAR E ANALISAR AS EXPERIÊNCIAS VIVIDAS E A REALIDADE QUE ESTÁ DIANTE DAS PROFESSORAS COM DEFICIÊNCIA QUE TRABALHAM NO CENTRO DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA. O ESTUDO SURGE NO ÂMBITO DE UMA EXPERIÊNCIA SIGNIFICATIVA, A PARTIR DO COMPONENTE CURRICULAR DE EDUCAÇÃO ESPECIAL QUE FOI MINISTRADO POR UMA PROFESSORA CEGA, E DESTE ENCONTRO SURGIU O INTERESSE EM CONHECER MAIS DA TRAJETÓRIA DE PROFESSORAS COM DEFICIÊNCIA NO TRABALHO ACADÊMICO. O FOCO CENTRAL É DAR ATENÇÃO E VISIBILIDADE AO OUTRO LADO DA INCLUSÃO, O DOCENTE ASSIM COMO OS ALUNOS, TAMBÉM PRECISA SER ATOR PRINCIPAL E EMPODERADO EM SEU AMBIENTE DE TRABALHO. A PESQUISA POSSUI NATUREZA QUALITATIVA, FOI REALIZADA ATRAVÉS DA OBSERVAÇÃO NAS AULAS E CORREDORES DO CENTRO DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA E POR MEIO DE UM ROTEIRO DE ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA APLICADA ÀS 3 PROFESSORAS COM DEFICIÊNCIA. OS RESULTADOS DO ESTUDO APONTAM QUE ENTRE OS PRINCIPAIS DESAFIOS VIVENCIADOS DENTRO DO AMBIENTE DE TRABALHO, AS BARREIRAS FÍSICAS E ATITUDINAIS AINDA SE DESTACAM