BATISTA, Kátia Alexandra Santos et al.. . VII CONEDU - Conedu em Casa... Campina Grande: Realize Editora, 2021. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/81601>. Acesso em: 22/11/2024 03:11
O DIREITO ?S DIFEREN?AS CONSISTE EM UMA TEM?TICA ABRANGENTE DE GRANDE RELEV?NCIA E INFLEX?O, A SER PAUTADA, DIALOGADA E CONSOLIDADA AOS DIVERSOS CAMPOS DA EDUCA??O BRASILEIRA, NOS DI?LOGOS DOS ESPA?OS FORMATIVOS, PROCESSOS EDUCATIVOS E NA PRODU??O DE CONHECIMENTO E SABERES. A EDUCA??O BRASILEIRA AINDA DEMARCA, CONFORME PESQUISAS ACAD?MICAS, LITERATURAS E REGISTROS DE EDUCADORES, COMO UM ESPA?O/TEMPO NO QUAL PERSISTEM HIST?RICAS DESIGUALDADES SOCIAIS E RACIAIS. UMA EDUCA??O ANTIRRACISTA EXIGE NOVOS PROCESSOS DE APRENDIZAGENS, NOVOS SIGNIFICADOS E NOVOS OLHARES PARA OS SUJEITOS DE DIREITOS CONSTITU?DOS NA SOCIEDADE, E EM ESPECIAL NO QUE SE TRATA ESTE TEXTO, A EST?TICA DAS CRIAN?AS NEGRAS DA EDUCA??O INFANTIL, ASSIM, A ADO??O DE POL?TICAS P?BLICAS PELO ESTADO, PARA A SUPERA??O DO RACISMO E DA DESIGUALDADE RACIAL NA EDUCA??O E O DIREITO ? DIFEREN?A, EMERGIRAM SISTEMATICAMENTE COM A PROMULGA??O DA LEI ANTIRRACISTA EM 2003, DESTA FORMA O EMERGENTE DEBATE SOBRE AS QUEST?ES ?TNICO-RACIAIS, RACISMO, DIREITO ?S DIFEREN?AS E DIVERSIDADE NA EDUCA??O COME?A A OCUPAR UM LUGAR MAIS DESTACADO, POSSIBILITANDO INDAGA??ES, PROBLEMATIZA??ES, DESAFIOS E REDIRECIONAMENTOS DAS PR?TICAS REALIZADAS PELOS SISTEMAS DE ENSINO E PELAS ESCOLAS.