AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DO ESTUDANTE (ADE): UMA ANÁLISE DOS RESULTADOS DA EJA NA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE MANAUS
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 80372 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 1225 "inscrito_id" => 4660 "titulo" => "AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DO ESTUDANTE (ADE): UMA ANÁLISE DOS RESULTADOS DA EJA NA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE MANAUS" "resumo" => "ESTE ARTIGO É O RESULTADO DE ESTUDOS REALIZADOS A PARTIR DO TRABALHO DE ANÁLISE DOS RESULTADOS ESTATÍSTICO E PEDAGÓGICO DA AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DO ESTUDANTE (ADE) DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE MANAUS. ESTA AVALIAÇÃO ESTÁ VINCULADA AO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO EDUCACIONAL DE MANAUS – SADEM. A ADE É UMA AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA REALIZADA COM FINS DE AVALIAR A QUALIDADE DE ENSINO NA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE MANAUS, E MONITORAR SEUS RESULTADOS. NESSE ÍNTERIM, TEM-SE A ANÁLISE DOS RESULTADOS DA 3.ª FASE DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA). OS OBJETIVOS DESTE ESTUDO É ANALISAR ESTATÍSTICA E PEDAGOGICAMENTE ALGUNS ITENS USANDO A TEORIA DE RESPOSTA AO ITEM (TRI) E TRAÇAR UM PERFIL DAS DIFICULDADES NO ENSINO DE JOVENS E ADULTOS. ENQUANTO PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS, UTILIZOU-SE A REVISÃO DE LITERATURA SOBRE SISTEMAS AVALIATIVOS A AUTORA GATTI (2013), PARA TEÓRICOS DA TEORIA DE RESPOSTA AO ITEM, VÊ-SE ANDRADE; LAROS; GOUVEIA (2010) E ROCHA (2019); PARA A ELABORAÇÃO DE ITENS TEM-SE ARAÚJO (2019), ANDRADE (2011) E SOBRE A TEMÁTICA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DO ESTUDANTE- ADE, APRESENTAM-SE BREVES; ROCHA; MONTECONRADO (2017) E EJA GADOTTI (2003). OS RESULTADOS MOSTRAM A RELEVÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DA TRI TANTO PARA VALIDADE DOS TESTES QUANTO PARA MENSURAR A REALIDADE DO DESEMPENHO DOS ESTUDANTES DA MODALIDADE EJA 3.ª FASE NAS ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE MANAUS. ASSIM, TRAZER À REFLEXÃO QUE É POSSÍVEL A APROPRIAÇÃO DOS RESULTADOS DA ADE PARA REDIMENSIONAMENTO DAS AÇÕES PEDAGÓGICAS TANTO NA SEMED SEDE QUANTO NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => "ADE, TRI, EJA, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV151_MD1_SA112_ID2123_23062021112515.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRUNO THAYGUARA DE OLIVEIRA RIBEIRO" "autor_nome_curto" => "THAYGUARA RIBEIRO" "autor_email" => "thayguara2007@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 80372 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 1225 "inscrito_id" => 4660 "titulo" => "AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DO ESTUDANTE (ADE): UMA ANÁLISE DOS RESULTADOS DA EJA NA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE MANAUS" "resumo" => "ESTE ARTIGO É O RESULTADO DE ESTUDOS REALIZADOS A PARTIR DO TRABALHO DE ANÁLISE DOS RESULTADOS ESTATÍSTICO E PEDAGÓGICO DA AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DO ESTUDANTE (ADE) DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE MANAUS. ESTA AVALIAÇÃO ESTÁ VINCULADA AO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO EDUCACIONAL DE MANAUS – SADEM. A ADE É UMA AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA REALIZADA COM FINS DE AVALIAR A QUALIDADE DE ENSINO NA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE MANAUS, E MONITORAR SEUS RESULTADOS. NESSE ÍNTERIM, TEM-SE A ANÁLISE DOS RESULTADOS DA 3.ª FASE DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA). OS OBJETIVOS DESTE ESTUDO É ANALISAR ESTATÍSTICA E PEDAGOGICAMENTE ALGUNS ITENS USANDO A TEORIA DE RESPOSTA AO ITEM (TRI) E TRAÇAR UM PERFIL DAS DIFICULDADES NO ENSINO DE JOVENS E ADULTOS. ENQUANTO PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS, UTILIZOU-SE A REVISÃO DE LITERATURA SOBRE SISTEMAS AVALIATIVOS A AUTORA GATTI (2013), PARA TEÓRICOS DA TEORIA DE RESPOSTA AO ITEM, VÊ-SE ANDRADE; LAROS; GOUVEIA (2010) E ROCHA (2019); PARA A ELABORAÇÃO DE ITENS TEM-SE ARAÚJO (2019), ANDRADE (2011) E SOBRE A TEMÁTICA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DO ESTUDANTE- ADE, APRESENTAM-SE BREVES; ROCHA; MONTECONRADO (2017) E EJA GADOTTI (2003). OS RESULTADOS MOSTRAM A RELEVÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DA TRI TANTO PARA VALIDADE DOS TESTES QUANTO PARA MENSURAR A REALIDADE DO DESEMPENHO DOS ESTUDANTES DA MODALIDADE EJA 3.ª FASE NAS ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE MANAUS. ASSIM, TRAZER À REFLEXÃO QUE É POSSÍVEL A APROPRIAÇÃO DOS RESULTADOS DA ADE PARA REDIMENSIONAMENTO DAS AÇÕES PEDAGÓGICAS TANTO NA SEMED SEDE QUANTO NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => "ADE, TRI, EJA, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV151_MD1_SA112_ID2123_23062021112515.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRUNO THAYGUARA DE OLIVEIRA RIBEIRO" "autor_nome_curto" => "THAYGUARA RIBEIRO" "autor_email" => "thayguara2007@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }