UM OLHAR SOBRE A ADAPTAÇÃO PARA UM ALUNO AUTISTA DO
5º ANO NA DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA
0 of 0"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 ▼ // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [▶ "id" => 80239 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 999 "inscrito_id" => 3397 "titulo" => """ UM OLHAR SOBRE A ADAPTAÇÃO PARA UM ALUNO AUTISTA DO\r\n \r\n 5º ANO NA DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA """ "resumo" => """ UM OLHAR SOBRE A ADAPTA??O PARA UM ALUNO AUTISTA DO 5? ANO NA DISCIPLINA DE L?NGUA PORTUGUESA\r\n MARIA JOS? SOUZA MONTEIRO 1\r\n VANESSA SOUSA BARBOSA 2\r\n \r\n INTRODU??O\r\n O PRESENTE TRABALHO OBJETIVA ANALISAR E REFLETIR SOBRE AS A??ES DESENVOLVIDAS NO EST?GIO SUPERVISIONADO III, DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA (UFRR), REALIZADO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO PER?ODO ENTRE MAR?O E ABRIL DE 2021, NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID - 19. AS OBSERVA??ES FORAM FEITAS REMOTAMENTE, VISTO A REALIDADE OCASIONADA PELA DOEN?A E A NECESSIDADE DO ENSINO REMOTO, AMPARADAS PELO PARECER N. 05/2020 DO CONSELHO NACIONAL DE EDUCA??O (CNE).\r\n ◀O PRESENTE TRABALHO OBJETIVA ANALISAR E REFLETIR SOBRE AS A??ES DESENVOLVIDAS NO EST?GIO SUPERVISIONADO III, DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RO ▶ NESSE SENTIDO, O CORPO DOCENTE, FAMILIARES E OS ALUNOS TIVERAM QUE SE REINVENTAR E APRENDER A UTILIZAR NOVAS PLATAFORMAS ONLINE, POIS, TUDO O QUE ANTES ERA MEDIADO DENTRO DA SALA DE AULA, COM OS EDUCANDOS EM SUAS CARTEIRAS E O PROFESSOR UTILIZANDO O QUADRO, TEVE QUE SER ADAPTADO PARA O USO DE APLICATIVOS DE INTERNET, UM DELES NO QUAL O PROFESSOR PODE INTERAGIR COM A TURMA, OS ALUNOS COM SEUS COLEGAS E SEU PROFESSOR. \r\n ◀NESSE SENTIDO, O CORPO DOCENTE, FAMILIARES E OS ALUNOS TIVERAM QUE SE REINVENTAR E APRENDER A UTILIZAR NOVAS PLATAFORMAS ONLINE, POIS, TUDO O QUE ANTES ERA MEDI ▶ ASSIM, O EST?GIO FOI REALIZADO NO COL?GIO DE APLICA??O DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA NO 5? ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL COM O OBJETIVO DE VIVENCIAR A INCLUS?O DENTRO DA SALA DE AULA E APRENDER SOBRE A FUTURA ATUA??O DA PROFISS?O\r\n ◀ASSIM, O EST?GIO FOI REALIZADO NO COL?GIO DE APLICA??O DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA NO 5? ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL COM O OBJETIVO DE VIVENCIAR A INCLUS?O ▶ O EST?GIO FOI ORGANIZADO EM QUATRO ETAPAS, SENDO ELAS: OBSERVA??O, PLANEJAMENTO, INTERVEN??O, E POR FIM, A ELABORA??O DO RELAT?RIO, ONDE APRESENTAMOS O PASSO A PASSO DE TODAS AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS DURANTE O PROCESSO DE EST?GIO.\r\n ◀O EST?GIO FOI ORGANIZADO EM QUATRO ETAPAS, SENDO ELAS: OBSERVA??O, PLANEJAMENTO, INTERVEN??O, E POR FIM, A ELABORA??O DO RELAT?RIO, ONDE APRESENTAMOS O PASSO A ▶ \r\n METODOLOGIA (OU MATERIAIS E M?TODOS)\r\n \tDURANTE A INTERVEN??O, OPTAMOS POR UTILIZAR UM JOGO VIRTUAL, QUE CONSISTIA EM UMA FORMA L?DICA DE APRENDER E COMPREENDER A ACENTUA??O DAS PALAVRAS. A PLATAFORMA UTILIZADA PARA O DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE PROPOSTA FOI O GOOGLE MEET. PARA FAZER O USO DO JOGO EM SALA VIRTUAL, TODOS OS ALUNOS, PROFESSORA E ESTAGIARIAS DEVERIAM ESTAR LOGADAS NA SALA VIRTUAL DO MEET. \r\n ◀\tDURANTE A INTERVEN??O, OPTAMOS POR UTILIZAR UM JOGO VIRTUAL, QUE CONSISTIA EM UMA FORMA L?DICA DE APRENDER E COMPREENDER A ACENTUA??O DAS PALAVRAS. A PLATAFOR ▶ \tO JOGO ERA DE TABULEIRO NO QUAL A PROFESSORA JOGAVA O DADO QUE CAIRIA EM UM DETERMINADO N?MERO, PARA A CRIAN?A ESCOLHIDA AVAN?AR NO TABULEIRO. LOGO, A ESTAGI?RIA FAZIA A LEITURA DA PERGUNTA DESIGNADA NAQUELA CASA E O ALUNO TERIA QUE DIZER QUAL A ACENTUA??O PRESENTE ALI. CASO ACERTA-SE O ALUNO CONTINUARIA NO JOGO E ERRANDO ELE TERIA QUE RETORNAR A CASA INICIAL. DESTA FORMA FOI OBSERVADO O QU?O IMPORTANTE ? TRABALHAR JOGOS L?DICOS DENTRO DESTE NOVO CONTEXTO DE ENSINO.\r\n ◀\tO JOGO ERA DE TABULEIRO NO QUAL A PROFESSORA JOGAVA O DADO QUE CAIRIA EM UM DETERMINADO N?MERO, PARA A CRIAN?A ESCOLHIDA AVAN?AR NO TABULEIRO. LOGO, A ESTAGI? ▶ \r\n REFERENCIAL TE?RICO\r\n \r\n EDUCA??O E DIVERSIDADE EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19 ? UM TEMA RELEVANTE PARA TRABALHARMOS A INCLUS?O E A VALORIZA??O HUMANA. INSTITUI??ES MUNDIAIS BUSCAM ESSE PROP?SITO UMA DELAS ? A UNESCO QUE TEM SE EMPENHADO EM VALORIZAR E RECONHECER AS DIFEREN?AS PARA COMBATER O RACISMO, A INTOLER?NCIA E O PRECONCEITO, (CARVALHO, 2012, P.18). \r\n ◀EDUCA??O E DIVERSIDADE EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19 ? UM TEMA RELEVANTE PARA TRABALHARMOS A INCLUS?O E A VALORIZA??O HUMANA. INSTITUI??ES MUNDIAIS BUSCAM ▶ ? UM GRANDE DESAFIO, E QUANDO SE TRATA DA CRIAN?A COM DEFICI?NCIA EM SISTEMA REMOTO ? AINDA MAIS DESAFIADOR, POIS FICA IMPOSSIBILITADO O CONTATO DIRETO COM OS COLEGAS E PROFESSOR, ONDE NESTA FASE ESCOLAR A INTERA??O SOCIAL DE FORMA MAIS S?LIDA E COMPLETA ? EXTREMAMENTE IMPORTANTE. \r\n ◀? UM GRANDE DESAFIO, E QUANDO SE TRATA DA CRIAN?A COM DEFICI?NCIA EM SISTEMA REMOTO ? AINDA MAIS DESAFIADOR, POIS FICA IMPOSSIBILITADO O CONTATO DIRETO COM OS C ▶ O AUTISMO, OU TRANSTORNOS DO ESPECTRO AUTISTA (TEA), ? UM TRANSTORNO DO DESENVOLVIMENTO, OU SEJA, QUE COSTUMA APARECER LOGO NOS PRIMEIROS ANOS DE VIDA, COMPROMETENDO AS HABILIDADES COMUNICACIONAIS E DE INTERA??O SOCIAL. A LDB ASSEGURA ESTE DIREITO A CRIAN?A ESPECIAL, NO INCISO 1? DO ART.58 DIZ O SEGUINTE: HAVER?, QUANDO NECESS?RIO, SERVI?OS DE APOIO ESPECIALIZADO, NA ESCOLA REGULAR, PARA ATENDER ?S PECULIARIDADES DA CLIENTELA DE EDUCA??O ESPECIAL (LDB: LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCA??O NACIONAL. ? BRAS?LIA: SENADO FEDERAL, COORDENA??O DE EDI??ES T?CNICAS, 2017, P. 40\r\n ◀O AUTISMO, OU TRANSTORNOS DO ESPECTRO AUTISTA (TEA), ? UM TRANSTORNO DO DESENVOLVIMENTO, OU SEJA, QUE COSTUMA APARECER LOGO NOS PRIMEIROS ANOS DE VIDA, COMPROME ▶ NOSSA EXPERI?NCIA NA TURMA DO 5? ANO COM UMA CRIAN?A AUTISTA, FOI MUITO RICA, POIS ELA INTERAGIA TOTALMENTE COM A TURMA E SEUS COLEGAS JUNTAMENTE COM ELA, PODEMOS IDENTIFICAR O RESPEITO DOS COLEGAS PELA ALUNA E DE COMO ELA SE ENVOLVIA NAS ATIVIDADES COM OS COLEGAS, A MEDIA??O DA PROFESSORA ERA FUNDAMENTAL PARA ESTA INCLUS?O, POIS A TODO MOMENTO ELA CONDUZIA A AULA COM VERSATILIDADE DE FORMA QUE TODOS SE ENVOLVESSEM COM AS ATIVIDADES, E ESSA VERSATILIDADE ? QUE N?S PROFESSORES EM FORMA??O PRECISAMOS ADQUIRIR, COMO DIZ, RODRIGUES, QUE ?A PROFISS?O DE PROFESSOR EXIGE IMENSA VERSATILIDADE, DADO QUE SE LHE PEDE QUE HAJA COM GRANDE AUTONOMIA E SEJA CAPAZ DE DELINEAR E DESENVOLVER PLANOS DE INTERVEN??O EM CONDI??ES MUITO DIFERENTES?.\r\n ◀NOSSA EXPERI?NCIA NA TURMA DO 5? ANO COM UMA CRIAN?A AUTISTA, FOI MUITO RICA, POIS ELA INTERAGIA TOTALMENTE COM A TURMA E SEUS COLEGAS JUNTAMENTE COM ELA, PODEM ▶ MESMO COM AS ATIVIDADES REGULARES ADAPTADAS PARA ELA COMO, HIST?RIAS EM QUADRINHO E MUITAS CORES, QUANDO OPTAMOS POR UMA ATIVIDADE L?DICA COM JOGO DE TRILHA DE ACENTUA??O, N?O FIZEMOS NENHUMA ALTERA??O CONDUZIMOS O JOGO COM TODA A TURMA E ELA INTERAGIU POSITIVAMENTE E DE FORMA MUITO ATIVA COM O JOGO E COM A TURMA, RESPEITAVA AS REGRAS, AGUARDAVA A SUA VEZ, PRESTAVA ATEN??O QUANDO A ESTAGI?RIA REPETIA A PALAVRA PARA QUE ELA PUDESSE IDENTIFICAR ONDE PRECISAVA DE ACENTUA??O.\r\n ◀MESMO COM AS ATIVIDADES REGULARES ADAPTADAS PARA ELA COMO, HIST?RIAS EM QUADRINHO E MUITAS CORES, QUANDO OPTAMOS POR UMA ATIVIDADE L?DICA COM JOGO DE TRILHA DE ▶ ISSO NOS MOSTRA A IMPORT?NCIA O PAPEL DO CONTE?DO ESCOLAR PARA QUE ESTA CRIAN?A SE SINTA PARTE DA TURMA E SE SENTIR INCLUSA COM NATURALIDADE, O JOGO POSSUI UMA FERRAMENTA MUITO IMPORTANTE, ALAIN (1957, P. 19) DEFENDE O EMPREGO DO JOGO NA ESCOLA. SUA JUSTIFICATIVA ? DE QUE O JOGO FAVORECE O APRENDIZADO PELO ERRO E ESTIMULA A EXPLORA??O E A SOLU??O DO PROBLEMA (KISHIMOTO, 2018).\r\n ◀ISSO NOS MOSTRA A IMPORT?NCIA O PAPEL DO CONTE?DO ESCOLAR PARA QUE ESTA CRIAN?A SE SINTA PARTE DA TURMA E SE SENTIR INCLUSA COM NATURALIDADE, O JOGO POSSUI UMA ▶ EST? ? A FUN??O DO JOGO, N?O ? APENAS UMA BRINCADEIRA ALEAT?RIA, MAS QUE POSSUI UM FIM QUE ? O APRENDIZADO, NESSA EXPERI?NCIA AS CRIAN?AS SE DIVERTIRAM E APRENDERAM, POIS, O JOGO POSSIBILITOU A ELA PENSAR SOBRE A PALAVRA E DEPOIS RESPONDE-LA, E MESMO QUANDO ERRAVAM, N?O SE SENTIAM CONSTRANGIDAS. SEGUNDO KISHIMOTO, ESSE ? O BENEF?CIO DO JOGO QUE ? ESTIMULAR A BUSCA POR RESPOSTAS, EM N?O CONSTRANGER QUANDO ERRA (KISHIMOTO, P.21, 2018). TIVEMOS A OPORTUNIDADE DE MEDIR ESSE APRENDIZADO POSTERIORMENTE COM ATIVIDADES QUE ENVOLVIAM A ACENTUA??O, E NA MAIORIA DAS QUEST?ES ELES ACERTARAM.\r\n ◀EST? ? A FUN??O DO JOGO, N?O ? APENAS UMA BRINCADEIRA ALEAT?RIA, MAS QUE POSSUI UM FIM QUE ? O APRENDIZADO, NESSA EXPERI?NCIA AS CRIAN?AS SE DIVERTIRAM E APREND ▶ \r\n RESULTADOS E DISCUSS?O\r\n \r\n \tDURANTE A REALIZA??O DO JOGO FOI POSS?VEL OBSERVAR COMO A ALUNA AUTISTA SE DESENVOLVIA E PARTICIPAVA DA ATIVIDADE PROPOSTA, E COMO FOI A INTERA??O DELA COM SEUS COLEGAS, E DE AQUELA FORMA L?DICA DESPERTOU DE MANEIRA MUITO BOA A ATEN??O DA ALUNA, FOI DE SUMA IMPORT?NCIA, POIS ALI ELA DESPERTOU A SUA PARTICIPA??O, SE IDENTIFICOU, RESOLVENDO ASSIM SUAS QUEST?ES SOCIAIS. \r\n ◀\tDURANTE A REALIZA??O DO JOGO FOI POSS?VEL OBSERVAR COMO A ALUNA AUTISTA SE DESENVOLVIA E PARTICIPAVA DA ATIVIDADE PROPOSTA, E COMO FOI A INTERA??O DELA COM SE ▶ \tAS ATIVIDADES ANTERIORES DE FIXA??O DO CONTE?DO FORAM FEITAS ADAPTA??ES PARA ELA, POR?M NO JOGO N?O, NO ENTANTO MESMO N?O SENDO ADAPTADA A ALUNA PARTICIPOU ATIVAMENTE, SE ENGAJOU DENTRO DO JOGO L?DICO.\r\n ◀\tAS ATIVIDADES ANTERIORES DE FIXA??O DO CONTE?DO FORAM FEITAS ADAPTA??ES PARA ELA, POR?M NO JOGO N?O, NO ENTANTO MESMO N?O SENDO ADAPTADA A ALUNA PARTICIPOU AT ▶ \r\n CONSIDERA??ES FINAIS\r\n \r\n TRABALHAR A DIVERSIDADE EM CONTEXTO DE PANDEMIA FOI UM DESAFIO, POIS EXIGIU DE N?S UMA ATEN??O MAIS FOCADA PARA ALCAN?AR NOSSOS OBJETIVOS QUE ERA IDENTIFICAR A DIVERSIDADE EDUCACIONAL EM CONTEXTO DE PANDEMIA.\r\n ◀TRABALHAR A DIVERSIDADE EM CONTEXTO DE PANDEMIA FOI UM DESAFIO, POIS EXIGIU DE N?S UMA ATEN??O MAIS FOCADA PARA ALCAN?AR NOSSOS OBJETIVOS QUE ERA IDENTIFICAR A ▶ OS PLANEJAMENTOS FORAM IMPLEMENTADOS E OBTIVEMOS ?XITOS NOS RESULTADOS, O JOGO USADO COMO METODOLOGIA DE ENSINO FOI FUNDAMENTAL, POIS ENVOLVEU AS CRIAN?AS DE TODA A TURMA SEM EXCE??O, ATRAV?S DESTA INTERA??O PROMOVEMOS A INCLUS?O DE UMA ALUNA AUTISTA QUE SE SENTIU ACOLHIDA E FOI PARTICIPATIVA DURANTE TODA A AULA.\r\n ◀OS PLANEJAMENTOS FORAM IMPLEMENTADOS E OBTIVEMOS ?XITOS NOS RESULTADOS, O JOGO USADO COMO METODOLOGIA DE ENSINO FOI FUNDAMENTAL, POIS ENVOLVEU AS CRIAN?AS DE TO ▶ OS ENCONTROS VIRTUAIS COM OS PROFESSORES DO CURSO DE PEDAGOGIA, NA PREPARA??O DA EQUIPE ANTES E DURANTE A CONCLUS?O DO EST?GIO CONTRIBUIU PARA QUE PUD?SSEMOS COLABORAR COM O PROFESSOR DO CAMPO E LOGRAR ?XITOS NO DESENVOLVIMENTO DO APRENDIZADO DOS EDUCANDOS\r\n ◀OS ENCONTROS VIRTUAIS COM OS PROFESSORES DO CURSO DE PEDAGOGIA, NA PREPARA??O DA EQUIPE ANTES E DURANTE A CONCLUS?O DO EST?GIO CONTRIBUIU PARA QUE PUD?SSEMOS CO ▶ \r\n \r\n \r\n \r\n \r\n \r\n \r\n \r\n \r\n \r\n \r\n \r\n \r\n \r\n \r\n \r\n \r\n \r\n \r\n \r\n \r\n \r\n \r\n \r\n \r\n \r\n \r\n \r\n \r\n REFER?NCIAS\r\n CARVALHO, ELMA J?LIA GON?ALVES, FAUTINO, ROSANGELA C?LIA (ORGANIZADORAS).~2.ED. MARING?: EDUEM, 2012.\r\n HTTPS://G1.GLOBO.COM/EDUCACAO/NOTICIA/2020/03/23/CORONAVIRUS-FAZ-EDUCACAO-A-DISTANCIESBARRAR-NO-DESAFIO-DO-ACESSO-A-INTERNET-E-DA-INEXPERIENCIA-DOS-ALUNOS.GHTML\r\n ◀HTTPS://G1.GLOBO.COM/EDUCACAO/NOTICIA/2020/03/23/CORONAVIRUS-FAZ-EDUCACAO-A-DISTANCIESBARRAR-NO-DESAFIO-DO-ACESSO-A-INTERNET-E-DA-INEXPERIENCIA-DOS-ALUNOS.GHTML ▶ HTTPS://MONOGRAFIAS.BRASILESCOLA.UOL.COM.BR/EDUCACAO/EDUCACAO-LUDICA-OS-JOGOS-TABULEIRO-MODERNOS-COMO-FERRAMENTA-PEDAGOGICA.HTM\r\n HTTP://PORTAL.MEC.GOV.BR/SEB/ARQUIVOS/PDF/EDUCINF/EDUINFPARQUALVOL1.PDF\r\n HTTPS://NOVAESCOLA.ORG.BR/CONTEUDO/274/VYGOTSKY-E-O-CONCEITO-DE-APRENDIZAGEM-MEDIADA\r\n HTTPS://WWW.UFRR.BR/ULTIMAS-NOTICIAS/6399-ESCOLA-AGROTECNICA-E-COLEGIO-DE-APLICACAO-DA-UFRR-IMPLEMENTAM-ENSINO-REMOTO\r\n MENDES, ENIC?IA GON?ALVES, UNIVERSIDADE FEDERAL DE S?O CARLOS, PROGRAMA DE P?S-GRADUA??O EM EDUCA??O ESPECIAL, REVISTA BRASILEIRA DE EDUCA??O V.11 N. 33 SET/DEZ. 2006.\r\n ◀MENDES, ENIC?IA GON?ALVES, UNIVERSIDADE FEDERAL DE S?O CARLOS, PROGRAMA DE P?S-GRADUA??O EM EDUCA??O ESPECIAL, REVISTA BRASILEIRA DE EDUCA??O V.11 N. 33 SET/DEZ ▶ REGO, TERESA CRISTINA. VYGOTSKY: UMA PERSPECTIVA HIST?RICO-CULTURAL DA EDUCA??O/TERESA CRISTINA REGO. 25. ED. ? PETR?POLIS, RJ: VOZES, 2014. ?(EDUCA??O E CONHECIMENTO).\r\n ◀REGO, TERESA CRISTINA. VYGOTSKY: UMA PERSPECTIVA HIST?RICO-CULTURAL DA EDUCA??O/TERESA CRISTINA REGO. 25. ED. ? PETR?POLIS, RJ: VOZES, 2014. ?(EDUCA??O E CONHEC ▶ RODRIGUES, DAVID, DEZ IDEIAS (MAL) FEITAS SOBRE EDUCA??O INCLUSIVA\r\n KISHIMOTO, TIZUKO MORCHIDA. O JOGO E A EDUCA??O INFANTIL / TIZUKO MORCHIDA KISHIMOTO. ? ED. REV. ? S?O PAULO, SP: CENGAGE LEARNING, 2018. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "ALUNO, AUTISTA, EDUCAÇAO, LIGUA PORTUGUESA, UM OLHAR SOBRE A ADAPTAÇAO PARA UM ALUNO AUTISTA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD4_SA110_ID3397_29072021232625.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VANESSA SOUSA BARBOSA" "autor_nome_curto" => "VANESSA SOUSA BARBOSA" "autor_email" => "vanessasousabarbosa24@gma" "autor_ies" => "UFRR" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [▶ "id" => 80239 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 999 "inscrito_id" => 3397 "titulo" => """ UM OLHAR SOBRE A ADAPTAÇÃO PARA UM ALUNO AUTISTA DO\r\n \r\n 5º ANO NA DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA """ "resumo" => """ UM OLHAR SOBRE A ADAPTA??O PARA UM ALUNO AUTISTA DO 5? ANO NA DISCIPLINA DE L?NGUA PORTUGUESA\r\n MARIA JOS? SOUZA MONTEIRO 1\r\n VANESSA SOUSA BARBOSA 2\r\n \r\n INTRODU??O\r\n O PRESENTE TRABALHO OBJETIVA ANALISAR E REFLETIR SOBRE AS A??ES DESENVOLVIDAS NO EST?GIO SUPERVISIONADO III, DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA (UFRR), REALIZADO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO PER?ODO ENTRE MAR?O E ABRIL DE 2021, NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID - 19. AS OBSERVA??ES FORAM FEITAS REMOTAMENTE, VISTO A REALIDADE OCASIONADA PELA DOEN?A E A NECESSIDADE DO ENSINO REMOTO, AMPARADAS PELO PARECER N. 05/2020 DO CONSELHO NACIONAL DE EDUCA??O (CNE).\r\n ◀O PRESENTE TRABALHO OBJETIVA ANALISAR E REFLETIR SOBRE AS A??ES DESENVOLVIDAS NO EST?GIO SUPERVISIONADO III, DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RO ▶ NESSE SENTIDO, O CORPO DOCENTE, FAMILIARES E OS ALUNOS TIVERAM QUE SE REINVENTAR E APRENDER A UTILIZAR NOVAS PLATAFORMAS ONLINE, POIS, TUDO O QUE ANTES ERA MEDIADO DENTRO DA SALA DE AULA, COM OS EDUCANDOS EM SUAS CARTEIRAS E O PROFESSOR UTILIZANDO O QUADRO, TEVE QUE SER ADAPTADO PARA O USO DE APLICATIVOS DE INTERNET, UM DELES NO QUAL O PROFESSOR PODE INTERAGIR COM A TURMA, OS ALUNOS COM SEUS COLEGAS E SEU PROFESSOR. \r\n ◀NESSE SENTIDO, O CORPO DOCENTE, FAMILIARES E OS ALUNOS TIVERAM QUE SE REINVENTAR E APRENDER A UTILIZAR NOVAS PLATAFORMAS ONLINE, POIS, TUDO O QUE ANTES ERA MEDI ▶ ASSIM, O EST?GIO FOI REALIZADO NO COL?GIO DE APLICA??O DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA NO 5? ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL COM O OBJETIVO DE VIVENCIAR A INCLUS?O DENTRO DA SALA DE AULA E APRENDER SOBRE A FUTURA ATUA??O DA PROFISS?O\r\n ◀ASSIM, O EST?GIO FOI REALIZADO NO COL?GIO DE APLICA??O DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA NO 5? ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL COM O OBJETIVO DE VIVENCIAR A INCLUS?O ▶ O EST?GIO FOI ORGANIZADO EM QUATRO ETAPAS, SENDO ELAS: OBSERVA??O, PLANEJAMENTO, INTERVEN??O, E POR FIM, A ELABORA??O DO RELAT?RIO, ONDE APRESENTAMOS O PASSO A PASSO DE TODAS AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS DURANTE O PROCESSO DE EST?GIO.\r\n ◀O EST?GIO FOI ORGANIZADO EM QUATRO ETAPAS, SENDO ELAS: OBSERVA??O, PLANEJAMENTO, INTERVEN??O, E POR FIM, A ELABORA??O DO RELAT?RIO, ONDE APRESENTAMOS O PASSO A ▶ \r\n METODOLOGIA (OU MATERIAIS E M?TODOS)\r\n \tDURANTE A INTERVEN??O, OPTAMOS POR UTILIZAR UM JOGO VIRTUAL, QUE CONSISTIA EM UMA FORMA L?DICA DE APRENDER E COMPREENDER A ACENTUA??O DAS PALAVRAS. A PLATAFORMA UTILIZADA PARA O DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE PROPOSTA FOI O GOOGLE MEET. PARA FAZER O USO DO JOGO EM SALA VIRTUAL, TODOS OS ALUNOS, PROFESSORA E ESTAGIARIAS DEVERIAM ESTAR LOGADAS NA SALA VIRTUAL DO MEET. \r\n ◀\tDURANTE A INTERVEN??O, OPTAMOS POR UTILIZAR UM JOGO VIRTUAL, QUE CONSISTIA EM UMA FORMA L?DICA DE APRENDER E COMPREENDER A ACENTUA??O DAS PALAVRAS. A PLATAFOR ▶ \tO JOGO ERA DE TABULEIRO NO QUAL A PROFESSORA JOGAVA O DADO QUE CAIRIA EM UM DETERMINADO N?MERO, PARA A CRIAN?A ESCOLHIDA AVAN?AR NO TABULEIRO. LOGO, A ESTAGI?RIA FAZIA A LEITURA DA PERGUNTA DESIGNADA NAQUELA CASA E O ALUNO TERIA QUE DIZER QUAL A ACENTUA??O PRESENTE ALI. CASO ACERTA-SE O ALUNO CONTINUARIA NO JOGO E ERRANDO ELE TERIA QUE RETORNAR A CASA INICIAL. DESTA FORMA FOI OBSERVADO O QU?O IMPORTANTE ? TRABALHAR JOGOS L?DICOS DENTRO DESTE NOVO CONTEXTO DE ENSINO.\r\n ◀\tO JOGO ERA DE TABULEIRO NO QUAL A PROFESSORA JOGAVA O DADO QUE CAIRIA EM UM DETERMINADO N?MERO, PARA A CRIAN?A ESCOLHIDA AVAN?AR NO TABULEIRO. LOGO, A ESTAGI? ▶ \r\n REFERENCIAL TE?RICO\r\n \r\n EDUCA??O E DIVERSIDADE EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19 ? UM TEMA RELEVANTE PARA TRABALHARMOS A INCLUS?O E A VALORIZA??O HUMANA. INSTITUI??ES MUNDIAIS BUSCAM ESSE PROP?SITO UMA DELAS ? A UNESCO QUE TEM SE EMPENHADO EM VALORIZAR E RECONHECER AS DIFEREN?AS PARA COMBATER O RACISMO, A INTOLER?NCIA E O PRECONCEITO, (CARVALHO, 2012, P.18). \r\n ◀EDUCA??O E DIVERSIDADE EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19 ? UM TEMA RELEVANTE PARA TRABALHARMOS A INCLUS?O E A VALORIZA??O HUMANA. INSTITUI??ES MUNDIAIS BUSCAM ▶ ? UM GRANDE DESAFIO, E QUANDO SE TRATA DA CRIAN?A COM DEFICI?NCIA EM SISTEMA REMOTO ? AINDA MAIS DESAFIADOR, POIS FICA IMPOSSIBILITADO O CONTATO DIRETO COM OS COLEGAS E PROFESSOR, ONDE NESTA FASE ESCOLAR A INTERA??O SOCIAL DE FORMA MAIS S?LIDA E COMPLETA ? EXTREMAMENTE IMPORTANTE. \r\n ◀? UM GRANDE DESAFIO, E QUANDO SE TRATA DA CRIAN?A COM DEFICI?NCIA EM SISTEMA REMOTO ? AINDA MAIS DESAFIADOR, POIS FICA IMPOSSIBILITADO O CONTATO DIRETO COM OS C ▶ O AUTISMO, OU TRANSTORNOS DO ESPECTRO AUTISTA (TEA), ? UM TRANSTORNO DO DESENVOLVIMENTO, OU SEJA, QUE COSTUMA APARECER LOGO NOS PRIMEIROS ANOS DE VIDA, COMPROMETENDO AS HABILIDADES COMUNICACIONAIS E DE INTERA??O SOCIAL. A LDB ASSEGURA ESTE DIREITO A CRIAN?A ESPECIAL, NO INCISO 1? DO ART.58 DIZ O SEGUINTE: HAVER?, QUANDO NECESS?RIO, SERVI?OS DE APOIO ESPECIALIZADO, NA ESCOLA REGULAR, PARA ATENDER ?S PECULIARIDADES DA CLIENTELA DE EDUCA??O ESPECIAL (LDB: LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCA??O NACIONAL. ? BRAS?LIA: SENADO FEDERAL, COORDENA??O DE EDI??ES T?CNICAS, 2017, P. 40\r\n ◀O AUTISMO, OU TRANSTORNOS DO ESPECTRO AUTISTA (TEA), ? UM TRANSTORNO DO DESENVOLVIMENTO, OU SEJA, QUE COSTUMA APARECER LOGO NOS PRIMEIROS ANOS DE VIDA, COMPROME ▶ NOSSA EXPERI?NCIA NA TURMA DO 5? ANO COM UMA CRIAN?A AUTISTA, FOI MUITO RICA, POIS ELA INTERAGIA TOTALMENTE COM A TURMA E SEUS COLEGAS JUNTAMENTE COM ELA, PODEMOS IDENTIFICAR O RESPEITO DOS COLEGAS PELA ALUNA E DE COMO ELA SE ENVOLVIA NAS ATIVIDADES COM OS COLEGAS, A MEDIA??O DA PROFESSORA ERA FUNDAMENTAL PARA ESTA INCLUS?O, POIS A TODO MOMENTO ELA CONDUZIA A AULA COM VERSATILIDADE DE FORMA QUE TODOS SE ENVOLVESSEM COM AS ATIVIDADES, E ESSA VERSATILIDADE ? QUE N?S PROFESSORES EM FORMA??O PRECISAMOS ADQUIRIR, COMO DIZ, RODRIGUES, QUE ?A PROFISS?O DE PROFESSOR EXIGE IMENSA VERSATILIDADE, DADO QUE SE LHE PEDE QUE HAJA COM GRANDE AUTONOMIA E SEJA CAPAZ DE DELINEAR E DESENVOLVER PLANOS DE INTERVEN??O EM CONDI??ES MUITO DIFERENTES?.\r\n ◀NOSSA EXPERI?NCIA NA TURMA DO 5? ANO COM UMA CRIAN?A AUTISTA, FOI MUITO RICA, POIS ELA INTERAGIA TOTALMENTE COM A TURMA E SEUS COLEGAS JUNTAMENTE COM ELA, PODEM ▶ MESMO COM AS ATIVIDADES REGULARES ADAPTADAS PARA ELA COMO, HIST?RIAS EM QUADRINHO E MUITAS CORES, QUANDO OPTAMOS POR UMA ATIVIDADE L?DICA COM JOGO DE TRILHA DE ACENTUA??O, N?O FIZEMOS NENHUMA ALTERA??O CONDUZIMOS O JOGO COM TODA A TURMA E ELA INTERAGIU POSITIVAMENTE E DE FORMA MUITO ATIVA COM O JOGO E COM A TURMA, RESPEITAVA AS REGRAS, AGUARDAVA A SUA VEZ, PRESTAVA ATEN??O QUANDO A ESTAGI?RIA REPETIA A PALAVRA PARA QUE ELA PUDESSE IDENTIFICAR ONDE PRECISAVA DE ACENTUA??O.\r\n ◀MESMO COM AS ATIVIDADES REGULARES ADAPTADAS PARA ELA COMO, HIST?RIAS EM QUADRINHO E MUITAS CORES, QUANDO OPTAMOS POR UMA ATIVIDADE L?DICA COM JOGO DE TRILHA DE ▶ ISSO NOS MOSTRA A IMPORT?NCIA O PAPEL DO CONTE?DO ESCOLAR PARA QUE ESTA CRIAN?A SE SINTA PARTE DA TURMA E SE SENTIR INCLUSA COM NATURALIDADE, O JOGO POSSUI UMA FERRAMENTA MUITO IMPORTANTE, ALAIN (1957, P. 19) DEFENDE O EMPREGO DO JOGO NA ESCOLA. SUA JUSTIFICATIVA ? DE QUE O JOGO FAVORECE O APRENDIZADO PELO ERRO E ESTIMULA A EXPLORA??O E A SOLU??O DO PROBLEMA (KISHIMOTO, 2018).\r\n ◀ISSO NOS MOSTRA A IMPORT?NCIA O PAPEL DO CONTE?DO ESCOLAR PARA QUE ESTA CRIAN?A SE SINTA PARTE DA TURMA E SE SENTIR INCLUSA COM NATURALIDADE, O JOGO POSSUI UMA ▶ EST? ? A FUN??O DO JOGO, N?O ? APENAS UMA BRINCADEIRA ALEAT?RIA, MAS QUE POSSUI UM FIM QUE ? O APRENDIZADO, NESSA EXPERI?NCIA AS CRIAN?AS SE DIVERTIRAM E APRENDERAM, POIS, O JOGO POSSIBILITOU A ELA PENSAR SOBRE A PALAVRA E DEPOIS RESPONDE-LA, E MESMO QUANDO ERRAVAM, N?O SE SENTIAM CONSTRANGIDAS. SEGUNDO KISHIMOTO, ESSE ? O BENEF?CIO DO JOGO QUE ? ESTIMULAR A BUSCA POR RESPOSTAS, EM N?O CONSTRANGER QUANDO ERRA (KISHIMOTO, P.21, 2018). TIVEMOS A OPORTUNIDADE DE MEDIR ESSE APRENDIZADO POSTERIORMENTE COM ATIVIDADES QUE ENVOLVIAM A ACENTUA??O, E NA MAIORIA DAS QUEST?ES ELES ACERTARAM.\r\n ◀EST? ? A FUN??O DO JOGO, N?O ? APENAS UMA BRINCADEIRA ALEAT?RIA, MAS QUE POSSUI UM FIM QUE ? O APRENDIZADO, NESSA EXPERI?NCIA AS CRIAN?AS SE DIVERTIRAM E APREND ▶ \r\n RESULTADOS E DISCUSS?O\r\n \r\n \tDURANTE A REALIZA??O DO JOGO FOI POSS?VEL OBSERVAR COMO A ALUNA AUTISTA SE DESENVOLVIA E PARTICIPAVA DA ATIVIDADE PROPOSTA, E COMO FOI A INTERA??O DELA COM SEUS COLEGAS, E DE AQUELA FORMA L?DICA DESPERTOU DE MANEIRA MUITO BOA A ATEN??O DA ALUNA, FOI DE SUMA IMPORT?NCIA, POIS ALI ELA DESPERTOU A SUA PARTICIPA??O, SE IDENTIFICOU, RESOLVENDO ASSIM SUAS QUEST?ES SOCIAIS. \r\n ◀\tDURANTE A REALIZA??O DO JOGO FOI POSS?VEL OBSERVAR COMO A ALUNA AUTISTA SE DESENVOLVIA E PARTICIPAVA DA ATIVIDADE PROPOSTA, E COMO FOI A INTERA??O DELA COM SE ▶ \tAS ATIVIDADES ANTERIORES DE FIXA??O DO CONTE?DO FORAM FEITAS ADAPTA??ES PARA ELA, POR?M NO JOGO N?O, NO ENTANTO MESMO N?O SENDO ADAPTADA A ALUNA PARTICIPOU ATIVAMENTE, SE ENGAJOU DENTRO DO JOGO L?DICO.\r\n ◀\tAS ATIVIDADES ANTERIORES DE FIXA??O DO CONTE?DO FORAM FEITAS ADAPTA??ES PARA ELA, POR?M NO JOGO N?O, NO ENTANTO MESMO N?O SENDO ADAPTADA A ALUNA PARTICIPOU AT ▶ \r\n CONSIDERA??ES FINAIS\r\n \r\n TRABALHAR A DIVERSIDADE EM CONTEXTO DE PANDEMIA FOI UM DESAFIO, POIS EXIGIU DE N?S UMA ATEN??O MAIS FOCADA PARA ALCAN?AR NOSSOS OBJETIVOS QUE ERA IDENTIFICAR A DIVERSIDADE EDUCACIONAL EM CONTEXTO DE PANDEMIA.\r\n ◀TRABALHAR A DIVERSIDADE EM CONTEXTO DE PANDEMIA FOI UM DESAFIO, POIS EXIGIU DE N?S UMA ATEN??O MAIS FOCADA PARA ALCAN?AR NOSSOS OBJETIVOS QUE ERA IDENTIFICAR A ▶ OS PLANEJAMENTOS FORAM IMPLEMENTADOS E OBTIVEMOS ?XITOS NOS RESULTADOS, O JOGO USADO COMO METODOLOGIA DE ENSINO FOI FUNDAMENTAL, POIS ENVOLVEU AS CRIAN?AS DE TODA A TURMA SEM EXCE??O, ATRAV?S DESTA INTERA??O PROMOVEMOS A INCLUS?O DE UMA ALUNA AUTISTA QUE SE SENTIU ACOLHIDA E FOI PARTICIPATIVA DURANTE TODA A AULA.\r\n ◀OS PLANEJAMENTOS FORAM IMPLEMENTADOS E OBTIVEMOS ?XITOS NOS RESULTADOS, O JOGO USADO COMO METODOLOGIA DE ENSINO FOI FUNDAMENTAL, POIS ENVOLVEU AS CRIAN?AS DE TO ▶ OS ENCONTROS VIRTUAIS COM OS PROFESSORES DO CURSO DE PEDAGOGIA, NA PREPARA??O DA EQUIPE ANTES E DURANTE A CONCLUS?O DO EST?GIO CONTRIBUIU PARA QUE PUD?SSEMOS COLABORAR COM O PROFESSOR DO CAMPO E LOGRAR ?XITOS NO DESENVOLVIMENTO DO APRENDIZADO DOS EDUCANDOS\r\n ◀OS ENCONTROS VIRTUAIS COM OS PROFESSORES DO CURSO DE PEDAGOGIA, NA PREPARA??O DA EQUIPE ANTES E DURANTE A CONCLUS?O DO EST?GIO CONTRIBUIU PARA QUE PUD?SSEMOS CO ▶ \r\n \r\n \r\n \r\n \r\n \r\n \r\n \r\n \r\n \r\n \r\n \r\n \r\n \r\n \r\n \r\n \r\n \r\n \r\n \r\n \r\n \r\n \r\n \r\n \r\n \r\n \r\n \r\n \r\n REFER?NCIAS\r\n CARVALHO, ELMA J?LIA GON?ALVES, FAUTINO, ROSANGELA C?LIA (ORGANIZADORAS).~2.ED. MARING?: EDUEM, 2012.\r\n HTTPS://G1.GLOBO.COM/EDUCACAO/NOTICIA/2020/03/23/CORONAVIRUS-FAZ-EDUCACAO-A-DISTANCIESBARRAR-NO-DESAFIO-DO-ACESSO-A-INTERNET-E-DA-INEXPERIENCIA-DOS-ALUNOS.GHTML\r\n ◀HTTPS://G1.GLOBO.COM/EDUCACAO/NOTICIA/2020/03/23/CORONAVIRUS-FAZ-EDUCACAO-A-DISTANCIESBARRAR-NO-DESAFIO-DO-ACESSO-A-INTERNET-E-DA-INEXPERIENCIA-DOS-ALUNOS.GHTML ▶ HTTPS://MONOGRAFIAS.BRASILESCOLA.UOL.COM.BR/EDUCACAO/EDUCACAO-LUDICA-OS-JOGOS-TABULEIRO-MODERNOS-COMO-FERRAMENTA-PEDAGOGICA.HTM\r\n HTTP://PORTAL.MEC.GOV.BR/SEB/ARQUIVOS/PDF/EDUCINF/EDUINFPARQUALVOL1.PDF\r\n HTTPS://NOVAESCOLA.ORG.BR/CONTEUDO/274/VYGOTSKY-E-O-CONCEITO-DE-APRENDIZAGEM-MEDIADA\r\n HTTPS://WWW.UFRR.BR/ULTIMAS-NOTICIAS/6399-ESCOLA-AGROTECNICA-E-COLEGIO-DE-APLICACAO-DA-UFRR-IMPLEMENTAM-ENSINO-REMOTO\r\n MENDES, ENIC?IA GON?ALVES, UNIVERSIDADE FEDERAL DE S?O CARLOS, PROGRAMA DE P?S-GRADUA??O EM EDUCA??O ESPECIAL, REVISTA BRASILEIRA DE EDUCA??O V.11 N. 33 SET/DEZ. 2006.\r\n ◀MENDES, ENIC?IA GON?ALVES, UNIVERSIDADE FEDERAL DE S?O CARLOS, PROGRAMA DE P?S-GRADUA??O EM EDUCA??O ESPECIAL, REVISTA BRASILEIRA DE EDUCA??O V.11 N. 33 SET/DEZ ▶ REGO, TERESA CRISTINA. VYGOTSKY: UMA PERSPECTIVA HIST?RICO-CULTURAL DA EDUCA??O/TERESA CRISTINA REGO. 25. ED. ? PETR?POLIS, RJ: VOZES, 2014. ?(EDUCA??O E CONHECIMENTO).\r\n ◀REGO, TERESA CRISTINA. VYGOTSKY: UMA PERSPECTIVA HIST?RICO-CULTURAL DA EDUCA??O/TERESA CRISTINA REGO. 25. ED. ? PETR?POLIS, RJ: VOZES, 2014. ?(EDUCA??O E CONHEC ▶ RODRIGUES, DAVID, DEZ IDEIAS (MAL) FEITAS SOBRE EDUCA??O INCLUSIVA\r\n KISHIMOTO, TIZUKO MORCHIDA. O JOGO E A EDUCA??O INFANTIL / TIZUKO MORCHIDA KISHIMOTO. ? ED. REV. ? S?O PAULO, SP: CENGAGE LEARNING, 2018. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "ALUNO, AUTISTA, EDUCAÇAO, LIGUA PORTUGUESA, UM OLHAR SOBRE A ADAPTAÇAO PARA UM ALUNO AUTISTA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD4_SA110_ID3397_29072021232625.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VANESSA SOUSA BARBOSA" "autor_nome_curto" => "VANESSA SOUSA BARBOSA" "autor_email" => "vanessasousabarbosa24@gma" "autor_ies" => "UFRR" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [▶ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [▶ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [▶ 0 => "*" ] }