A PANDEMIA FEZ COM QUE NOVAS EXIG?NCIAS RELACIONADAS ?S ATIVIDADES PEDAG?GICAS FOSSEM ADEQUADAS PARA ESTA NOVA REALIDADE. DESTA FORMA, O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO, RETRATAR A IMPORT?NCIA DA INICIA??O CIENT?FICA NA EDUCA??O B?SICA E DIVULGAR AS PR?TICAS DE ENSINO NA MODALIDADE REMOTA REALIZADAS NA ESCOLA MUNICIPAL IRM? EDITH COELHO NETTO EM CAMPO GRANDE/MS. O TRABALHO FOI REALIZADO DE FORMA ON-LINE PARA EXPLORAR AS ETAPAS DO M?TODO CIENT?FICO E DO ENSINO INVESTIGATIVO DE CI?NCIAS E FOI REALIZADO COM UM GRUPO DE 8 (OITO) ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL I E II. PERCEBEU-SE QUE TRABALHAR A INICIA??O CIENT?FICA NA ESCOLA A PARTIR DE DI?LOGOS E QUESTIONAMENTOS INSTIGA O ESTUDANTE A PENSAR EM DIVERSOS TEMAS PRESENTES NO SEU COTIDIANO E O TRAZ PARA A PESQUISA CIENTIFICA. OUTRO PONTO POSITIVO FOI NA MELHORA DA LEITURA E ESCRITA DO ESTUDANTE, UMA VEZ QUE A INICIA??O CIENT?FICA O MOTIVA A PESQUISAR E LER SOBRE O TEMA DE SEU TRABALHO. PARA O SEGUNDO SEMESTRE DE 2021, A NOSSA META ? DAR CONTINUIDADE AOS PROJETOS DE INICIA??O CIENT?FICA DOS ALUNOS DA ESCOLA MUNICIPAL IRM? EDITH COELHO NETTO. CADA ESTUDANTE DEFINIU SEUS OBJETIVOS E OBJETOS DE ESTUDOS. OS PR?XIMOS PASSOS ACERCA DA METODOLOGIA, COLETA DE DADOS E AN?LISES DOS RESULTADOS SER?O TRA?ADOS COMO FUTURAS A??ES. ASSIM, TRABALHAR A INICIA??O CIENT?FICA DENTRO DAS MAIS VARIADAS ?REAS DO CONHECIMENTO NO ENSINO B?SICO E ESTIMULAR O LADO HUMANIT?RIO, A CONSTRU??O DO BEM COMUM E SOCIAL, BEM COMO DO PENSAMENTO CR?TICO DOS JOVENS ? O NOSSO MAIOR DESAFIO.