CONFECÇÃO DE HORTAS SUSPENSAS COM UTILIZAÇÃO DE
GARRAFAS PET: CONTRIBUIÇÕES PARA EDUCAÇÃO
AMBIENTAL E O ENSINO DE CIÊNCIAS
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 81312 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 2429 "inscrito_id" => 5276 "titulo" => """ CONFECÇÃO DE HORTAS SUSPENSAS COM UTILIZAÇÃO DE\r\n GARRAFAS PET: CONTRIBUIÇÕES PARA EDUCAÇÃO\r\n AMBIENTAL E O ENSINO DE CIÊNCIAS """ "resumo" => """ A HORTA NA ESCOLA VEM SE TORNANDO UM IMPORTANTE INSTRUMENTO DE ENSINO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL\r\n E EM CIÊNCIAS, VISTO QUE PROPORCIONA UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR ENGLOBANDO DIFERENTES\r\n CONTEÚDOS E DISCIPLINAS. A IMPLANTAÇÃO DE UMA HORTA ESCOLAR POSSIBILITA DISCUSSÕES ACERCA DE\r\n TEMAS COMO A RELAÇÃO DO HOMEM COM A NATUREZA, IMPACTOS AMBIENTAIS, ADOÇÃO DE PRÁTICAS\r\n SUSTENTÁVEIS, E PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE. TENDO EM VISTA OS BENEFÍCIOS DA ISENÇÃO DE UMA\r\n HORTA NO ESPAÇO ESCOLAR, O PRESENTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO CENTRAL RELATAR AS EXPERIÊNCIAS\r\n VIVENCIADAS DURANTE O PERÍODO DE EXECUÇÃO E CONFECÇÃO DE UM PROJETO PARA A CRIAÇÃO DE UMA\r\n HORTA SUSPENSA UTILIZANDO GARRAFAS PET, O PROJETO EM QUESTÃO FOI RESULTADO DE UMA PROPOSTA DE\r\n INTERVENÇÃO INTITULADO “O HOMEM E AS SUAS INTERVENÇÕES NA NATUREZA” REALIZADO NA ESCOLA\r\n ESTADUAL PROFESSOR JOSÉ OLAVO DO VALE. LOCALIZADA NA CIDADE DE MACAU, NO ESTADO DO RIO GRANDE\r\n DO NORTE, NO ANO LETIVO DE 2018. CONTANDO COM A PARTICIPAÇÃO DE ALUNOS, PROFESSORES, BOLSISTAS\r\n DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA (PIBID), ALÉM DE TODA COMUNIDADE\r\n ESCOLAR. COMO RESULTADO FOI POSSÍVEL EVIDENCIAR UMA BOA ACEITAÇÃO E PARTICIPAÇÃO DOS ESTUDANTES\r\n NAS ATIVIDADES PROPOSTAS PROPICIANDO UM ESPAÇO DINÂMICO PARA APRENDIZAGEM, OFERECENDO\r\n VÁRIOS BENEFÍCIOS PARA OS INDIVÍDUOS ENVOLVIDOS DENTRE ELES TRABALHO EM EQUIPE, INTERAÇÃO ENTRE\r\n OS PARTICIPANTES, CONTATO COM O AMBIENTE, ALÉM DE PROMOVER APRENDIZADOS A RESPEITO DA\r\n QUALIDADE DE VIDA, ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL, REAPROVEITAMENTO DE MATERIAIS DENTRE OUTROS. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => "HORTA SUSPENSA, GARRAFAS PET, ENSINO-APRENDIZAGEM, RECICLAGEM, INTERDISCIPLINARIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA114_ID5276_03102021165733.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DA CONCEIÇÃO FIGUEIREDO FONTES" "autor_nome_curto" => "CEIÇÃO FONTES" "autor_email" => "mc242082@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 81312 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 2429 "inscrito_id" => 5276 "titulo" => """ CONFECÇÃO DE HORTAS SUSPENSAS COM UTILIZAÇÃO DE\r\n GARRAFAS PET: CONTRIBUIÇÕES PARA EDUCAÇÃO\r\n AMBIENTAL E O ENSINO DE CIÊNCIAS """ "resumo" => """ A HORTA NA ESCOLA VEM SE TORNANDO UM IMPORTANTE INSTRUMENTO DE ENSINO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL\r\n E EM CIÊNCIAS, VISTO QUE PROPORCIONA UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR ENGLOBANDO DIFERENTES\r\n CONTEÚDOS E DISCIPLINAS. A IMPLANTAÇÃO DE UMA HORTA ESCOLAR POSSIBILITA DISCUSSÕES ACERCA DE\r\n TEMAS COMO A RELAÇÃO DO HOMEM COM A NATUREZA, IMPACTOS AMBIENTAIS, ADOÇÃO DE PRÁTICAS\r\n SUSTENTÁVEIS, E PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE. TENDO EM VISTA OS BENEFÍCIOS DA ISENÇÃO DE UMA\r\n HORTA NO ESPAÇO ESCOLAR, O PRESENTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO CENTRAL RELATAR AS EXPERIÊNCIAS\r\n VIVENCIADAS DURANTE O PERÍODO DE EXECUÇÃO E CONFECÇÃO DE UM PROJETO PARA A CRIAÇÃO DE UMA\r\n HORTA SUSPENSA UTILIZANDO GARRAFAS PET, O PROJETO EM QUESTÃO FOI RESULTADO DE UMA PROPOSTA DE\r\n INTERVENÇÃO INTITULADO “O HOMEM E AS SUAS INTERVENÇÕES NA NATUREZA” REALIZADO NA ESCOLA\r\n ESTADUAL PROFESSOR JOSÉ OLAVO DO VALE. LOCALIZADA NA CIDADE DE MACAU, NO ESTADO DO RIO GRANDE\r\n DO NORTE, NO ANO LETIVO DE 2018. CONTANDO COM A PARTICIPAÇÃO DE ALUNOS, PROFESSORES, BOLSISTAS\r\n DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA (PIBID), ALÉM DE TODA COMUNIDADE\r\n ESCOLAR. COMO RESULTADO FOI POSSÍVEL EVIDENCIAR UMA BOA ACEITAÇÃO E PARTICIPAÇÃO DOS ESTUDANTES\r\n NAS ATIVIDADES PROPOSTAS PROPICIANDO UM ESPAÇO DINÂMICO PARA APRENDIZAGEM, OFERECENDO\r\n VÁRIOS BENEFÍCIOS PARA OS INDIVÍDUOS ENVOLVIDOS DENTRE ELES TRABALHO EM EQUIPE, INTERAÇÃO ENTRE\r\n OS PARTICIPANTES, CONTATO COM O AMBIENTE, ALÉM DE PROMOVER APRENDIZADOS A RESPEITO DA\r\n QUALIDADE DE VIDA, ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL, REAPROVEITAMENTO DE MATERIAIS DENTRE OUTROS. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => "HORTA SUSPENSA, GARRAFAS PET, ENSINO-APRENDIZAGEM, RECICLAGEM, INTERDISCIPLINARIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA114_ID5276_03102021165733.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DA CONCEIÇÃO FIGUEIREDO FONTES" "autor_nome_curto" => "CEIÇÃO FONTES" "autor_email" => "mc242082@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }