METODOLOGIAS ALTERNATIVAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM BOTÂNICA DURANTE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA NO ESTADO DO AMAZONAS
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 80391 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 1246 "inscrito_id" => 7245 "titulo" => "METODOLOGIAS ALTERNATIVAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM BOTÂNICA DURANTE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA NO ESTADO DO AMAZONAS" "resumo" => "NOS ?LTIMOS ANOS HOUVE UM RELEVANTE CRESCIMENTO DE PR?TICAS DID?TICO-PEDAG?GICAS EM RELA??O ? ABORDAGEM DE CONTE?DOS EM BOT?NICA NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA, ESPECIALMENTE NO ENSINO B?SICO. E COM O SURGIMENTO DA COVID-19, O MUNDO PRECISOU SE ADEQUAR ?S NOVAS MUDAN?AS, E NA EDUCA??O N?O FOI DIFERENTE. FEZ-SE NECESS?RIO ADOTAR UM NOVO MODELO DE AULAS, ONDE OS PROFESSORES PRECISARAM SE REINVENTAR E ADOTAR NOVOS M?TODOS DE ENSINO. NESSE SENTIDO, O OBJETIVO DESTE TRABALHO FOI RELATAR AS PRINCIPAIS METODOLOGIAS ALTERNATIVAS PARA 15 DISCENTES MATRICULADOS NA MODALIDADE ERE DO CURSO DE CI?NCIAS: BIOLOGIA E QU?MICA DURANTE A DISCIPLINA DE BOT?NICA. POSTERIOR ? ABORDAGEM DE ASSUNTO, AS METODOLOGIAS EMPREGADAS NA DISCIPLINA FORAM TOUR BOT?NICO E AS COLE??ES BOT?NICAS NO SENTIDO DE SOCIALIZAR INFORMA??ES DURANTE AS ATIVIDADES, VISANDO CONHECER A DIVERSIDADE VEGETAL PRESENTE NOS QUINTAIS URBANOS, BEM COMO CONFECCIONAR ESPERMENTECA, EXSICATAS, MICOL?GICAS E CARPOTECAS. POR MEIO DAS APRESENTA??ES DO TOUR BOT?NICO FOI POSS?VEL CONHECER E IDENTIFICAR 87 ESP?CIES VEGETAIS, AL?M DE ENXERG?-LAS E VISLUMBRAR SUAS DIVERSAS POTENCIALIDADES NO ENSINO. COM A CONSTRU??O DAS COLE??ES BOT?NICAS, OS ESTUDANTES SE APROXIMARAM DOS ASSUNTOS QUE ENVOLVEM ESSA CI?NCIA POR MEIO DE MATERIAL CONSTRU?DO EM SALA DE AULA, DEMOSTRANDO AOS MESMOS QUE ? POSS?VEL ENSINAR E APRENDER DE MANEIRA DID?TICA E DIN?MICA OS ASSUNTOS TEORIZADOS E CONSIDERADOS ENGESSADOS. CONCLUI-SE QUE ESTA ATIVIDADE FOI UMA ESTRAT?GIA DE ENSINO DIFERENCIADA QUE MOTIVOU OS DISCENTES A BUSCAREM POR MAIS CONHECIMENTOS RELACIONADOS ? DISCIPLINA DE BOT?NICA." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "BIODIVERSIDADE VEGETAL, MÉTODOS DE ENSINO, DIDÁTICA, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV151_MD4_SA116_ID8728_27062021142232.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIANA DINIZ FERREIRA " "autor_nome_curto" => "LUCIANA DINIZ " "autor_email" => "lucianaflorestal1@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS- UFAM" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 80391 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 1246 "inscrito_id" => 7245 "titulo" => "METODOLOGIAS ALTERNATIVAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM BOTÂNICA DURANTE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA NO ESTADO DO AMAZONAS" "resumo" => "NOS ?LTIMOS ANOS HOUVE UM RELEVANTE CRESCIMENTO DE PR?TICAS DID?TICO-PEDAG?GICAS EM RELA??O ? ABORDAGEM DE CONTE?DOS EM BOT?NICA NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA, ESPECIALMENTE NO ENSINO B?SICO. E COM O SURGIMENTO DA COVID-19, O MUNDO PRECISOU SE ADEQUAR ?S NOVAS MUDAN?AS, E NA EDUCA??O N?O FOI DIFERENTE. FEZ-SE NECESS?RIO ADOTAR UM NOVO MODELO DE AULAS, ONDE OS PROFESSORES PRECISARAM SE REINVENTAR E ADOTAR NOVOS M?TODOS DE ENSINO. NESSE SENTIDO, O OBJETIVO DESTE TRABALHO FOI RELATAR AS PRINCIPAIS METODOLOGIAS ALTERNATIVAS PARA 15 DISCENTES MATRICULADOS NA MODALIDADE ERE DO CURSO DE CI?NCIAS: BIOLOGIA E QU?MICA DURANTE A DISCIPLINA DE BOT?NICA. POSTERIOR ? ABORDAGEM DE ASSUNTO, AS METODOLOGIAS EMPREGADAS NA DISCIPLINA FORAM TOUR BOT?NICO E AS COLE??ES BOT?NICAS NO SENTIDO DE SOCIALIZAR INFORMA??ES DURANTE AS ATIVIDADES, VISANDO CONHECER A DIVERSIDADE VEGETAL PRESENTE NOS QUINTAIS URBANOS, BEM COMO CONFECCIONAR ESPERMENTECA, EXSICATAS, MICOL?GICAS E CARPOTECAS. POR MEIO DAS APRESENTA??ES DO TOUR BOT?NICO FOI POSS?VEL CONHECER E IDENTIFICAR 87 ESP?CIES VEGETAIS, AL?M DE ENXERG?-LAS E VISLUMBRAR SUAS DIVERSAS POTENCIALIDADES NO ENSINO. COM A CONSTRU??O DAS COLE??ES BOT?NICAS, OS ESTUDANTES SE APROXIMARAM DOS ASSUNTOS QUE ENVOLVEM ESSA CI?NCIA POR MEIO DE MATERIAL CONSTRU?DO EM SALA DE AULA, DEMOSTRANDO AOS MESMOS QUE ? POSS?VEL ENSINAR E APRENDER DE MANEIRA DID?TICA E DIN?MICA OS ASSUNTOS TEORIZADOS E CONSIDERADOS ENGESSADOS. CONCLUI-SE QUE ESTA ATIVIDADE FOI UMA ESTRAT?GIA DE ENSINO DIFERENCIADA QUE MOTIVOU OS DISCENTES A BUSCAREM POR MAIS CONHECIMENTOS RELACIONADOS ? DISCIPLINA DE BOT?NICA." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "BIODIVERSIDADE VEGETAL, MÉTODOS DE ENSINO, DIDÁTICA, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV151_MD4_SA116_ID8728_27062021142232.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIANA DINIZ FERREIRA " "autor_nome_curto" => "LUCIANA DINIZ " "autor_email" => "lucianaflorestal1@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS- UFAM" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }