FRACASSO ESCOLAR E A CRÍTICA À TEORIA DA CARÊNCIA
CULTURAL: UMA DISCUSSÃO SEGUNDO A ÓTICA DA
PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 80404 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 1264 "inscrito_id" => 4306 "titulo" => """ FRACASSO ESCOLAR E A CRÍTICA À TEORIA DA CARÊNCIA\r\n CULTURAL: UMA DISCUSSÃO SEGUNDO A ÓTICA DA\r\n PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL """ "resumo" => """ O PRESENTE ARTIGO TEM POR OBJETIVO DISCUTIR O FENÔMENO ROTULADO POR FRACASSO ESCOLAR, UTILIZANDO COMO REFERENCIAL OS ESTUDOS CRÍTICOS ACERCA DA TEORIA DA CARÊNCIA CULTURAL E A PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL. PARTE-SE DO PRINCÍPIO DE QUE O ALUNO ORIUNDO DE UMA FAMÍLIA POBRE É UM SUJEITO\r\n DETENTOR DE CULTURA TANTO QUANTO UM INDIVÍDUO DE UMA CLASSE MAIS ELEVADA, PORÉM RECONHECE-SE QUE EXISTE UMA ASSOCIAÇÃO HISTÓRICA NA QUAL A CRIANÇA POBRE, AO SER ROTULADA COMO CARENTE, ESTARÁ FADADO AO FRACASSO ESCOLAR. BASEADO NOS APORTES DE VIGOTSKI, COMPREENDE-SE QUE A CULTURA E O ENVOLVIMENTO DO SUJEITO COM SEU AMBIENTE EXTERNO SÃO FUNDAMENTAIS PARA O DESENVOLVIMENTO HUMANO. PRIMEIRAMENTE, ESTE ENSAIO ENFATIZA O QUE SE ENTENDE PELA TEORIA DA CARÊNCIA CULTURAL, COM AS NECESSÁRIAS CRÍTICAS À SUA ASSOCIAÇÃO COM FATORES REFERENTES AO FRACASSO E À EVASÃO ESCOLAR.\r\n EM SEGUIDA, SÃO ENFATIZADAS CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO, INTERAÇÃO COM O MEIO, RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO E DESENVOLVIMENTO SEGUNDO A TEORIA DE VIGOTSKI. POR FIM, ESTA PRODUÇÃO VAI ARTICULAR AS CONTRADIÇÕES EXISTENTES ENTRE OS DOIS CAMPOS DE ESTUDO. OBSERVOU-SE QUE A ASSOCIAÇÃO COMUM ENTRE CLASSE, CULTURA E FRACASSO ESCOLAR PODE SER CONTRAPOSTA PELO VIÉS HISTÓRICO-CULTURAL, POIS TODOS ESTAMOS INSERIDOS EM UMA CULTURA, SEM SOBREPOSIÇÕES, E AS EXPERIÊNCIAS CULTURAIS E SOCIAIS SÃO\r\n FUNDAMENTAIS PARA O DESENVOLVIMENTO HUMANO E EDUCACIONAL. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => "FRACASSO ESCOLAR, CARÊNCIA CULTURAL, PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL, EDUCAÇÃO, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV151_MD1_SA104_ID845_06072021162202.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LÁZARO CÉSAR DA SILVA" "autor_nome_curto" => "LÁZARO CÉSAR" "autor_email" => "lasaro_cezar@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA ( UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 80404 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 1264 "inscrito_id" => 4306 "titulo" => """ FRACASSO ESCOLAR E A CRÍTICA À TEORIA DA CARÊNCIA\r\n CULTURAL: UMA DISCUSSÃO SEGUNDO A ÓTICA DA\r\n PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL """ "resumo" => """ O PRESENTE ARTIGO TEM POR OBJETIVO DISCUTIR O FENÔMENO ROTULADO POR FRACASSO ESCOLAR, UTILIZANDO COMO REFERENCIAL OS ESTUDOS CRÍTICOS ACERCA DA TEORIA DA CARÊNCIA CULTURAL E A PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL. PARTE-SE DO PRINCÍPIO DE QUE O ALUNO ORIUNDO DE UMA FAMÍLIA POBRE É UM SUJEITO\r\n DETENTOR DE CULTURA TANTO QUANTO UM INDIVÍDUO DE UMA CLASSE MAIS ELEVADA, PORÉM RECONHECE-SE QUE EXISTE UMA ASSOCIAÇÃO HISTÓRICA NA QUAL A CRIANÇA POBRE, AO SER ROTULADA COMO CARENTE, ESTARÁ FADADO AO FRACASSO ESCOLAR. BASEADO NOS APORTES DE VIGOTSKI, COMPREENDE-SE QUE A CULTURA E O ENVOLVIMENTO DO SUJEITO COM SEU AMBIENTE EXTERNO SÃO FUNDAMENTAIS PARA O DESENVOLVIMENTO HUMANO. PRIMEIRAMENTE, ESTE ENSAIO ENFATIZA O QUE SE ENTENDE PELA TEORIA DA CARÊNCIA CULTURAL, COM AS NECESSÁRIAS CRÍTICAS À SUA ASSOCIAÇÃO COM FATORES REFERENTES AO FRACASSO E À EVASÃO ESCOLAR.\r\n EM SEGUIDA, SÃO ENFATIZADAS CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO, INTERAÇÃO COM O MEIO, RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO E DESENVOLVIMENTO SEGUNDO A TEORIA DE VIGOTSKI. POR FIM, ESTA PRODUÇÃO VAI ARTICULAR AS CONTRADIÇÕES EXISTENTES ENTRE OS DOIS CAMPOS DE ESTUDO. OBSERVOU-SE QUE A ASSOCIAÇÃO COMUM ENTRE CLASSE, CULTURA E FRACASSO ESCOLAR PODE SER CONTRAPOSTA PELO VIÉS HISTÓRICO-CULTURAL, POIS TODOS ESTAMOS INSERIDOS EM UMA CULTURA, SEM SOBREPOSIÇÕES, E AS EXPERIÊNCIAS CULTURAIS E SOCIAIS SÃO\r\n FUNDAMENTAIS PARA O DESENVOLVIMENTO HUMANO E EDUCACIONAL. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => "FRACASSO ESCOLAR, CARÊNCIA CULTURAL, PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL, EDUCAÇÃO, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV151_MD1_SA104_ID845_06072021162202.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LÁZARO CÉSAR DA SILVA" "autor_nome_curto" => "LÁZARO CÉSAR" "autor_email" => "lasaro_cezar@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA ( UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }