A UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS- TD NO AMBIENTE ESCOLAR TEM TRAZIDO NOVAS INTERPELAÇÕES METODOLÓGICAS E COMPORTAMENTAIS POR PARTE DO CORPO ESCOLAR, MAIS PRECISAMENTE ENTRE PROFESSORES. ESSAS FERRAMENTAS, QUANDO UTILIZADOS EM PROL DA EDUCAÇÃO, PODEM CONTRIBUIR DE FORMA SIGNIFICATIVA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. ESTE TRABALHO DESCREVE AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA SUBMETIDO AO EDITAL IFMA VIGÊNCIA 2019/2020.O OBJETIVO INICIAL DO PROJETO FOI ANALISAR E CONHECER A UTILIDADE DO APP INVENTOR 2 COMO INSTRUMENTO DE AUXÍLIO DO PROFESSOR NO ENSINO DA MATEMÁTICA E ÁREAS AFINS, E TAMBÉM OBSERVAR DE QUE MANEIRA OCORRE O PROCESSO DE INSTRUMENTALIZAÇÃO DA FERRAMENTA DIGITAL PELOS DOCENTES DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO. PARTINDO DESSE OBJETIVO, A PESQUISA FORA REALIZADA A PARTIR DE REVISÃO DE LITERATURA E A REALIZAÇÃO DE UMA OFICINA DE INSTRUMENTALIZAÇÃO DA PLATAFORMA APP INVENTOR 2, ALÉM DE OBSERVAÇÕES OBTIDAS A PARTIR DE UM CURSO OFERTADO PARA OS ESTUDANTES DO 1º ANO DO CURSO TÉCNICO EM NÍVEL MÉDIO DE REDES DE COMPUTADORES, NO INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO-IFMA E POSTERIORMENTE FOI REALIZADO O CURSO DE INSTRUMENTALIZAÇÃO DA PLATAFORMA APP INVENTOR A DOCENTES DE MATEMÁTICA QUE ATUAM NA EDUCAÇÃO BÁSICA. COM O REFERIDO TRABALHO, PODE-SE VISLUMBRAR A IMPORTÂNCIA DA INSTRUMENTALIZAÇÃO DO APP INVENTOR 2 COMO UMA POSSIBILIDADE METODOLÓGICA DE ENSINO A UM AMBIENTE DE DESCOBERTA E APRENDIZAGEM.