A ADAPTAÇÃO INICIAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL DURANTE O ENSINO REMOTO: A EXPERIÊNCIA DE UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE CAMPINA GRANDE (PB)
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 80655 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 1604 "inscrito_id" => 6926 "titulo" => "A ADAPTAÇÃO INICIAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL DURANTE O ENSINO REMOTO: A EXPERIÊNCIA DE UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE CAMPINA GRANDE (PB)" "resumo" => "ESTE ARTIGO APRESENTA UMA PESQUISA, BASEADA EM UM RELATO DE EXPERI?NCIA COM O ENSINO REMOTO NO PER?ODO DE PANDEMIA, COM ?NFASE NO PROCESSO DE ADAPTA??O NA EDUCA??O INFANTIL. A PESQUISA PARTIU DOS SEGUINTES QUESTIONAMENTOS: COMO OCORREU O PER?ODO DE ADAPTA??O PARA A CRIAN?A DA EDUCA??O INFANTIL DURANTE O ENSINO REMOTO? O QUE PENSAM OS PROFESSORES QUE PASSARAM POR ESSE PROCESSO E QUAIS ESTRAT?GIAS UTILIZARAM PARA VENCER AS DIFICULDADES E CONTRIBUIR PARA UM PROCESSO DE ADAPTA??O MAIS PRAZEROSO PARA A CRIAN?A? PARA RESPONDER A ESSES QUESTIONAMENTOS, ELENCAMOS COMO OBJETIVO GERAL: ANALISAR O PER?ODO DE ADAPTA??O DAS CRIAN?AS AO ENTRAR NA EDUCA??O INFANTIL DURANTE O ENSINO REMOTO. COMO OBJETIVOS ESPEC?FICOS DESTACAMOS: IDENTIFICAR OS FATORES QUE PODEM INTERFERIR NA ADAPTA??O E AS ESTRAT?GIAS UTILIZADAS PARA O ENFRENTAMENTO DE SITUA??ES POTENCIALMENTE ESTRESSANTES NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO; IDENTIFICAR COMPORTAMENTOS QUE INDICAM DIFICULDADES DE ADAPTA??O DAS CRIAN?AS NA EDUCA??O INFANTIL E REFLETIR SOBRE AS FALAS DOS PROFESSORES EM RELA??O AS ESTRAT?GIAS QUE FACILITAM O PROCESSO ADAPTATIVO DESSES ESCOLARES DURANTE O ENSINO REMOTO. O ESTUDO EVIDENCIOU QUE O PROCESSO DE ADAPTA??O ? EXTREMAMENTE IMPORTANTE E EXIGE DOS PROFESSORES ESTRAT?GIAS DIFERENCIADAS, UM OLHAR DIFERENCIADO DO PROFESSOR E O ENVOLVIMENTO DA FAM?LIA E NESTE ENSINO REMOTO FOI MUITO MAIS DIF?CIL QUE NO ENSINO PRESENCIAL E EXIGIU DOS PROFESSORES MUITA SENSIBILIDADE PARA ENTENDER TODAS AS DIFICULDADES QUE O MOMENTO DE PANDEMIA E ISOLAMENTO SOCIAL PARA AS FAM?LIAS DOS ALUNOS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 – Educação Infantil" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INFANTIL, PANDEMIA, ENSINO REMOTO, ADAPTAÇÃO, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA109_ID6926_29072021221243.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDNA CAMARA MONTEIRO" "autor_nome_curto" => "EDNA CAMARA MONTEIRO" "autor_email" => "edna_9909@hotmail.com" "autor_ies" => "FNSL" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 80655 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 1604 "inscrito_id" => 6926 "titulo" => "A ADAPTAÇÃO INICIAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL DURANTE O ENSINO REMOTO: A EXPERIÊNCIA DE UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE CAMPINA GRANDE (PB)" "resumo" => "ESTE ARTIGO APRESENTA UMA PESQUISA, BASEADA EM UM RELATO DE EXPERI?NCIA COM O ENSINO REMOTO NO PER?ODO DE PANDEMIA, COM ?NFASE NO PROCESSO DE ADAPTA??O NA EDUCA??O INFANTIL. A PESQUISA PARTIU DOS SEGUINTES QUESTIONAMENTOS: COMO OCORREU O PER?ODO DE ADAPTA??O PARA A CRIAN?A DA EDUCA??O INFANTIL DURANTE O ENSINO REMOTO? O QUE PENSAM OS PROFESSORES QUE PASSARAM POR ESSE PROCESSO E QUAIS ESTRAT?GIAS UTILIZARAM PARA VENCER AS DIFICULDADES E CONTRIBUIR PARA UM PROCESSO DE ADAPTA??O MAIS PRAZEROSO PARA A CRIAN?A? PARA RESPONDER A ESSES QUESTIONAMENTOS, ELENCAMOS COMO OBJETIVO GERAL: ANALISAR O PER?ODO DE ADAPTA??O DAS CRIAN?AS AO ENTRAR NA EDUCA??O INFANTIL DURANTE O ENSINO REMOTO. COMO OBJETIVOS ESPEC?FICOS DESTACAMOS: IDENTIFICAR OS FATORES QUE PODEM INTERFERIR NA ADAPTA??O E AS ESTRAT?GIAS UTILIZADAS PARA O ENFRENTAMENTO DE SITUA??ES POTENCIALMENTE ESTRESSANTES NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO; IDENTIFICAR COMPORTAMENTOS QUE INDICAM DIFICULDADES DE ADAPTA??O DAS CRIAN?AS NA EDUCA??O INFANTIL E REFLETIR SOBRE AS FALAS DOS PROFESSORES EM RELA??O AS ESTRAT?GIAS QUE FACILITAM O PROCESSO ADAPTATIVO DESSES ESCOLARES DURANTE O ENSINO REMOTO. O ESTUDO EVIDENCIOU QUE O PROCESSO DE ADAPTA??O ? EXTREMAMENTE IMPORTANTE E EXIGE DOS PROFESSORES ESTRAT?GIAS DIFERENCIADAS, UM OLHAR DIFERENCIADO DO PROFESSOR E O ENVOLVIMENTO DA FAM?LIA E NESTE ENSINO REMOTO FOI MUITO MAIS DIF?CIL QUE NO ENSINO PRESENCIAL E EXIGIU DOS PROFESSORES MUITA SENSIBILIDADE PARA ENTENDER TODAS AS DIFICULDADES QUE O MOMENTO DE PANDEMIA E ISOLAMENTO SOCIAL PARA AS FAM?LIAS DOS ALUNOS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 – Educação Infantil" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INFANTIL, PANDEMIA, ENSINO REMOTO, ADAPTAÇÃO, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA109_ID6926_29072021221243.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDNA CAMARA MONTEIRO" "autor_nome_curto" => "EDNA CAMARA MONTEIRO" "autor_email" => "edna_9909@hotmail.com" "autor_ies" => "FNSL" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }