RELATO DE EXPERIÊNCIA DOS ALUNOS DE LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO DA UFRA DENTRO DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA MODALIDADE REMOTA
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 80754 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 1741 "inscrito_id" => 4082 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA DOS ALUNOS DE LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO DA UFRA DENTRO DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA MODALIDADE REMOTA" "resumo" => "ESTE TRABALHO APRESENTA UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DOS ALUNOS RESIDENTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA, ATUANDO DE MODO INTERDISCIPLINAR COM A DISCIPLINA DE QUÍMICA DURANTE OS ANOS DE 2020 E 2021, TENDO COMO FOCO PRINCIPAL A PRODUÇÃO E EXECUÇÃO DE UMA PALESTRA DE REDES DE COMPUTADORES, EM QUE É ABRANGIDO DESDE A SELEÇÃO DO CONTEÚDO ATÉ A APLICAÇÃO DA AULA E EXECUÇÃO DO PROCESSO AVALIATIVO. DURANTE O PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, FORAM REALIZADAS AS SEGUINTES PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: ELABORAÇÃO DE PLANO DE AULA SOBRE A DISCIPLINA DE QUÍMICA/TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO; PRODUÇÃO DE QUIZ DO CONTEÚDO DE QUÍMICA; ELABORAÇÃO DE PALESTRAS COM TEMÁTICAS DIRECIONANDO A INTEGRAÇÃO DA COMPUTAÇÃO COM ÁREAS DA QUÍMICA, INFORMÁTICA E ADMINISTRAÇÃO. ESSAS EXPERIÊNCIAS TÊM COMO BASE AS TEORIAS CONSTRUTIVISTAS DE JEAN PIAGET, EM QUE A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NÃO ACONTECE APENAS DO LADO DE QUEM ENSINA, MAS TAMBÉM DE QUEM APRENDE. NESSE PERÍODO TIVEMOS A OPORTUNIDADE DE VIVENCIAR O AMBIENTE ESCOLAR DE FORMA REMOTA, VISTO QUE NESSE PERÍODO PANDÊMICO TODAS AS AULAS OCORRERAM NESTA MODALIDADE, COM PRÁTICAS E MÉTRICAS ADAPTADAS DE ACORDO COM O PÚBLICO ALVO E APLICADO AOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO PROFISSIONALIZANTE DA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO DEODORO DE MENDONÇA. A REFERIDA PALESTRA TEVE COMO RESULTADO A CONSTATAÇÃO DAS ESTRATÉGIAS NECESSÁRIAS PARA A CONDUÇÃO DE AULAS VOLTADAS AO PÚBLICO ADOLESCENTE NO AMBIENTE REMOTO, EM QUE FOI CONSTATADA A MAIOR PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS AO SEREM ADOTADAS PRÁTICAS DE METODOLOGIA ATIVA DURANTE A REVISÃO DO CONTEÚDO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "ENSINO EM COMPUTAÇÃO, PRÁTICA PEDAGÓGICA, REDES DE COMPUTADORES, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA101_ID4082_17092021124749.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NATÁLIA BEATRIZ DA SILVA POMPEU" "autor_nome_curto" => "NATÁLIA POMPEU" "autor_email" => "natpompeu.s@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 80754 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 1741 "inscrito_id" => 4082 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA DOS ALUNOS DE LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO DA UFRA DENTRO DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA MODALIDADE REMOTA" "resumo" => "ESTE TRABALHO APRESENTA UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DOS ALUNOS RESIDENTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA, ATUANDO DE MODO INTERDISCIPLINAR COM A DISCIPLINA DE QUÍMICA DURANTE OS ANOS DE 2020 E 2021, TENDO COMO FOCO PRINCIPAL A PRODUÇÃO E EXECUÇÃO DE UMA PALESTRA DE REDES DE COMPUTADORES, EM QUE É ABRANGIDO DESDE A SELEÇÃO DO CONTEÚDO ATÉ A APLICAÇÃO DA AULA E EXECUÇÃO DO PROCESSO AVALIATIVO. DURANTE O PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, FORAM REALIZADAS AS SEGUINTES PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: ELABORAÇÃO DE PLANO DE AULA SOBRE A DISCIPLINA DE QUÍMICA/TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO; PRODUÇÃO DE QUIZ DO CONTEÚDO DE QUÍMICA; ELABORAÇÃO DE PALESTRAS COM TEMÁTICAS DIRECIONANDO A INTEGRAÇÃO DA COMPUTAÇÃO COM ÁREAS DA QUÍMICA, INFORMÁTICA E ADMINISTRAÇÃO. ESSAS EXPERIÊNCIAS TÊM COMO BASE AS TEORIAS CONSTRUTIVISTAS DE JEAN PIAGET, EM QUE A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NÃO ACONTECE APENAS DO LADO DE QUEM ENSINA, MAS TAMBÉM DE QUEM APRENDE. NESSE PERÍODO TIVEMOS A OPORTUNIDADE DE VIVENCIAR O AMBIENTE ESCOLAR DE FORMA REMOTA, VISTO QUE NESSE PERÍODO PANDÊMICO TODAS AS AULAS OCORRERAM NESTA MODALIDADE, COM PRÁTICAS E MÉTRICAS ADAPTADAS DE ACORDO COM O PÚBLICO ALVO E APLICADO AOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO PROFISSIONALIZANTE DA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO DEODORO DE MENDONÇA. A REFERIDA PALESTRA TEVE COMO RESULTADO A CONSTATAÇÃO DAS ESTRATÉGIAS NECESSÁRIAS PARA A CONDUÇÃO DE AULAS VOLTADAS AO PÚBLICO ADOLESCENTE NO AMBIENTE REMOTO, EM QUE FOI CONSTATADA A MAIOR PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS AO SEREM ADOTADAS PRÁTICAS DE METODOLOGIA ATIVA DURANTE A REVISÃO DO CONTEÚDO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "ENSINO EM COMPUTAÇÃO, PRÁTICA PEDAGÓGICA, REDES DE COMPUTADORES, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA101_ID4082_17092021124749.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NATÁLIA BEATRIZ DA SILVA POMPEU" "autor_nome_curto" => "NATÁLIA POMPEU" "autor_email" => "natpompeu.s@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }