LÍNGUA MATERNA VERSUS LINGUAGEM MATEMÁTICA – UMA ANÁLISE DAS POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES DA FILOSOFIA DE LUDWIG WITTGENSTEIN
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 80779 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 1782 "inscrito_id" => 4782 "titulo" => "LÍNGUA MATERNA VERSUS LINGUAGEM MATEMÁTICA – UMA ANÁLISE DAS POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES DA FILOSOFIA DE LUDWIG WITTGENSTEIN" "resumo" => "A L?NGUA MATERNA TEM UM PAPEL FUNDAMENTAL EM NOSSAS VIDAS. NESSE ASPECTO SE ENCONTRA A MATEM?TICA, CUJA LINGUAGEM SE D? ATRAV?S DE C?DIGOS. TAIS REPRESENTA??ES, DE UTILIDADE ?MPAR, PARECE N?O COLABORAR SATISFATORIAMENTE COM O APRENDIZADO. ? O QUE SE CONSTATA COM OS RESULTADOS PERI?DICOS DO SISTEMA DE AVALIA??O DA EDUCA??O B?SICA(SAEB) E O PROGRAMA INTERNACIONAL DE AVALIA??O DE ALUNOS(PISA). O QUE PODE DENOTAR AGRAVANTES COMO POSS?VEIS OBST?CULOS ENTRE A LINGUAGEM MATEM?TICA E A L?NGUA MATERNA. H? QUE SE BUSCAR FORMAS QUE MEDIATIZEM A INTERA??O ENTRE PROFESSORES, ALUNOS E O CONHECIMENTO, E ISSO A PARTIR DA LINGUAGEM. NESSE ASPECTO NOS PARECE QUE OS ?JOGOS DE LINGUAGEM? DE WITTGENSTEIN PODE OFERECER ALGUMAS POSSIBILIDADES DE COMPREENS?O E MELHOR DESEMPENHO DOS ALUNOS. A TRAJET?RIA DE VIDA LUDWIG WITTGENSTEIN FOI DE 26/04/1889 ? 29/04/1951. FOI AUTOR DAS OBRAS ?TRACTATUS LOGICO-PHILOSOPHICUS? E ?INVESTIGA??ES FILOS?FICAS?. PARA WITTGENSTEIN OS JOGOS DE LINGUAGEM ROMPEM COM A VIS?O DO TRADICIONAL DE QUE ENSINAR UMA L?NGUA ? DAR NOMES AOS OBJETOS, COMO NA VIS?O PLATONISTA. DESDE ENT?O A MATEM?TICA SEGUE COMO LINGUAGEM ESPECIALIZADA, SEM LEVAR EM CONTA UM DETERMINADO ENTENDIMENTO DE MUNDO, DE CONTEXTO DO APRENDIZ. TAL VIS?O PODE SE CONFIGURAR COMO UM DOS ELEMENTOS QUE DIFICULTA ? COMUNICA??O E ENTENDIMENTO DA DISCIPLINA. UTILIZAMOS A METODOLOGIA DE PESQUISA BIBLIOGR?FICA SOBRE A TEORIA DE WITTGENSTEIN, E A PARTIR DISSO PRETENDEMOS FOMENTAR UMA DISCUSS?O SOBRE A UTILIZA??O DA LINGUAGEM MATEM?TICA, DE FORMA A CONTRIBUIR COM PROFESSORES E ESTUDANTES NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM E NOS RESPECTIVOS RESULTADOS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "LÍNGUA MATERNA, LINGUAGEM MATEMÁTICA, WITTGENSTEIN, COMUNICAÇÃO, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA113_ID4782_21092021132411.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUIZ FERNANDES DA COSTA" "autor_nome_curto" => "LUIZ FERNANDES" "autor_email" => "luiz.fernandes2008@hotmai" "autor_ies" => "FACULDADE MACHADO DE ASSIS (FAMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 80779 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 1782 "inscrito_id" => 4782 "titulo" => "LÍNGUA MATERNA VERSUS LINGUAGEM MATEMÁTICA – UMA ANÁLISE DAS POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES DA FILOSOFIA DE LUDWIG WITTGENSTEIN" "resumo" => "A L?NGUA MATERNA TEM UM PAPEL FUNDAMENTAL EM NOSSAS VIDAS. NESSE ASPECTO SE ENCONTRA A MATEM?TICA, CUJA LINGUAGEM SE D? ATRAV?S DE C?DIGOS. TAIS REPRESENTA??ES, DE UTILIDADE ?MPAR, PARECE N?O COLABORAR SATISFATORIAMENTE COM O APRENDIZADO. ? O QUE SE CONSTATA COM OS RESULTADOS PERI?DICOS DO SISTEMA DE AVALIA??O DA EDUCA??O B?SICA(SAEB) E O PROGRAMA INTERNACIONAL DE AVALIA??O DE ALUNOS(PISA). O QUE PODE DENOTAR AGRAVANTES COMO POSS?VEIS OBST?CULOS ENTRE A LINGUAGEM MATEM?TICA E A L?NGUA MATERNA. H? QUE SE BUSCAR FORMAS QUE MEDIATIZEM A INTERA??O ENTRE PROFESSORES, ALUNOS E O CONHECIMENTO, E ISSO A PARTIR DA LINGUAGEM. NESSE ASPECTO NOS PARECE QUE OS ?JOGOS DE LINGUAGEM? DE WITTGENSTEIN PODE OFERECER ALGUMAS POSSIBILIDADES DE COMPREENS?O E MELHOR DESEMPENHO DOS ALUNOS. A TRAJET?RIA DE VIDA LUDWIG WITTGENSTEIN FOI DE 26/04/1889 ? 29/04/1951. FOI AUTOR DAS OBRAS ?TRACTATUS LOGICO-PHILOSOPHICUS? E ?INVESTIGA??ES FILOS?FICAS?. PARA WITTGENSTEIN OS JOGOS DE LINGUAGEM ROMPEM COM A VIS?O DO TRADICIONAL DE QUE ENSINAR UMA L?NGUA ? DAR NOMES AOS OBJETOS, COMO NA VIS?O PLATONISTA. DESDE ENT?O A MATEM?TICA SEGUE COMO LINGUAGEM ESPECIALIZADA, SEM LEVAR EM CONTA UM DETERMINADO ENTENDIMENTO DE MUNDO, DE CONTEXTO DO APRENDIZ. TAL VIS?O PODE SE CONFIGURAR COMO UM DOS ELEMENTOS QUE DIFICULTA ? COMUNICA??O E ENTENDIMENTO DA DISCIPLINA. UTILIZAMOS A METODOLOGIA DE PESQUISA BIBLIOGR?FICA SOBRE A TEORIA DE WITTGENSTEIN, E A PARTIR DISSO PRETENDEMOS FOMENTAR UMA DISCUSS?O SOBRE A UTILIZA??O DA LINGUAGEM MATEM?TICA, DE FORMA A CONTRIBUIR COM PROFESSORES E ESTUDANTES NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM E NOS RESPECTIVOS RESULTADOS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "LÍNGUA MATERNA, LINGUAGEM MATEMÁTICA, WITTGENSTEIN, COMUNICAÇÃO, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA113_ID4782_21092021132411.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUIZ FERNANDES DA COSTA" "autor_nome_curto" => "LUIZ FERNANDES" "autor_email" => "luiz.fernandes2008@hotmai" "autor_ies" => "FACULDADE MACHADO DE ASSIS (FAMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }