ZOOLOGIA DOS VERTEBRADOS EM JOGOS DIDÁTICOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE QUEIMADAS, PARAÍBA, BRASIL
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 80844 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 1870 "inscrito_id" => 8320 "titulo" => "ZOOLOGIA DOS VERTEBRADOS EM JOGOS DIDÁTICOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE QUEIMADAS, PARAÍBA, BRASIL" "resumo" => "A ZOOLOGIA É O RAMO DAS CIÊNCIAS BIOLÓGICAS QUE ESTUDA O REINO ANIMAL EM SEUS MÚLTIPLOS ASPECTOS. NO ENTANTO, A DEPENDER DA METODOLOGIA DE ABORDAGEM, O ENSINO TORNA-SE ENFADONHO E MONÓTONO, SOBRETUDO A PARTIR DE AULAS UNICAMENTE EXPOSITIVAS. NESSE SENTIDO, OBJETIVOU-SE DESENVOLVER E UTILIZAR JOGOS DIDÁTICOS COMO RECURSO PEDAGÓGICO NAS AULAS DE CIÊNCIAS DE DUAS TURMAS DE 7º ANO DA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL TERTULIANO MACIEL, EM QUEIMADAS-PB, JUNTO A 40 ESTUDANTES E 02 PROFESSORES DE CIÊNCIAS. INICIALMENTE, FOI REALIZADO UM LEVANTAMENTO DAS CONCEPÇÕES DELES A RESPEITO DA BIOLOGIA DOS ANIMAIS VERTEBRADOS ATRAVÉS DE QUESTIONÁRIOS PRÉ-TESTES. EM SEGUIDA, FORAM APLICADOS OS JOGOS E, POR FIM, OS QUESTIONÁRIOS PÓS-TESTES, QUE INVESTIGARAM SOBRE O MÉTODO UTILIZADO. OS PROFESSORES RESPONDERAM SOBRE SUA METODOLOGIA DE ENSINO, RECURSOS DIDÁTICOS UTILIZADOS, RENDIMENTO ESCOLAR DOS ESTUDANTES E AS DIFICULDADES ENCONTRADAS PARA O USO DE JOGOS NA DISCIPLINA. FORAM APLICADOS TRÊS JOGOS DIDÁTICOS REFERENTES A PEIXES, ANFÍBIOS E RÉPTEIS. COMO RESULTADOS, OBSERVOU-SE O AUMENTO PERCENTUAL DE ACERTOS PARA AS QUESTÕES ESPECÍFICAS DE CADA CONTEÚDO ABORDADO (18,5% NA ROLETA DOS PEIXES, 32% NO JOGO QUE ANFÍBIO SOU EU? E 24,2% NO TABULEIRO DOS RÉPTEIS), SUGERINDO UMA MELHOR COMPREENSÃO DO ASSUNTO. HOUVE MAIOR INTERAÇÃO ENTRE OS ESTUDANTES, ENTRE ELES E O PROFESSOR, MAIOR INTERESSE E PARTICIPAÇÃO NAS ATIVIDADES, CONTRIBUINDO ASSIM PARA MELHORIA DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM. DESSA FORMA, ACREDITAMOS QUE CONSEGUIMOS MOTIVAR, DINAMIZAR, DIVERSIFICAR E FORTALECER O INTERESSE DE TODOS PELO USO DE JOGOS DIDÁTICOS NAS AULAS DE ZOOLOGIA, DE FORMA CONTEXTUALIZADA, A PARTIR DAS CONCEPÇÕES DOS PARTICIPANTES DA PESQUISA" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "LUDICIDADE, METODOLOGIA ATIVA, CIÊNCIAS, ENSINO FUNDAMENTAL, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA116_ID8320_27092021141438.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LINALDO LUIZ DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "LINALDO OLIVEIRA" "autor_email" => "linaldohipnos@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 80844 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 1870 "inscrito_id" => 8320 "titulo" => "ZOOLOGIA DOS VERTEBRADOS EM JOGOS DIDÁTICOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE QUEIMADAS, PARAÍBA, BRASIL" "resumo" => "A ZOOLOGIA É O RAMO DAS CIÊNCIAS BIOLÓGICAS QUE ESTUDA O REINO ANIMAL EM SEUS MÚLTIPLOS ASPECTOS. NO ENTANTO, A DEPENDER DA METODOLOGIA DE ABORDAGEM, O ENSINO TORNA-SE ENFADONHO E MONÓTONO, SOBRETUDO A PARTIR DE AULAS UNICAMENTE EXPOSITIVAS. NESSE SENTIDO, OBJETIVOU-SE DESENVOLVER E UTILIZAR JOGOS DIDÁTICOS COMO RECURSO PEDAGÓGICO NAS AULAS DE CIÊNCIAS DE DUAS TURMAS DE 7º ANO DA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL TERTULIANO MACIEL, EM QUEIMADAS-PB, JUNTO A 40 ESTUDANTES E 02 PROFESSORES DE CIÊNCIAS. INICIALMENTE, FOI REALIZADO UM LEVANTAMENTO DAS CONCEPÇÕES DELES A RESPEITO DA BIOLOGIA DOS ANIMAIS VERTEBRADOS ATRAVÉS DE QUESTIONÁRIOS PRÉ-TESTES. EM SEGUIDA, FORAM APLICADOS OS JOGOS E, POR FIM, OS QUESTIONÁRIOS PÓS-TESTES, QUE INVESTIGARAM SOBRE O MÉTODO UTILIZADO. OS PROFESSORES RESPONDERAM SOBRE SUA METODOLOGIA DE ENSINO, RECURSOS DIDÁTICOS UTILIZADOS, RENDIMENTO ESCOLAR DOS ESTUDANTES E AS DIFICULDADES ENCONTRADAS PARA O USO DE JOGOS NA DISCIPLINA. FORAM APLICADOS TRÊS JOGOS DIDÁTICOS REFERENTES A PEIXES, ANFÍBIOS E RÉPTEIS. COMO RESULTADOS, OBSERVOU-SE O AUMENTO PERCENTUAL DE ACERTOS PARA AS QUESTÕES ESPECÍFICAS DE CADA CONTEÚDO ABORDADO (18,5% NA ROLETA DOS PEIXES, 32% NO JOGO QUE ANFÍBIO SOU EU? E 24,2% NO TABULEIRO DOS RÉPTEIS), SUGERINDO UMA MELHOR COMPREENSÃO DO ASSUNTO. HOUVE MAIOR INTERAÇÃO ENTRE OS ESTUDANTES, ENTRE ELES E O PROFESSOR, MAIOR INTERESSE E PARTICIPAÇÃO NAS ATIVIDADES, CONTRIBUINDO ASSIM PARA MELHORIA DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM. DESSA FORMA, ACREDITAMOS QUE CONSEGUIMOS MOTIVAR, DINAMIZAR, DIVERSIFICAR E FORTALECER O INTERESSE DE TODOS PELO USO DE JOGOS DIDÁTICOS NAS AULAS DE ZOOLOGIA, DE FORMA CONTEXTUALIZADA, A PARTIR DAS CONCEPÇÕES DOS PARTICIPANTES DA PESQUISA" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "LUDICIDADE, METODOLOGIA ATIVA, CIÊNCIAS, ENSINO FUNDAMENTAL, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA116_ID8320_27092021141438.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LINALDO LUIZ DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "LINALDO OLIVEIRA" "autor_email" => "linaldohipnos@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }