ENQUANTO ÁREAS DO CONHECIMENTO, A GEOGRAFIA E A CARTOGRAFIA FAZEM PARTE DO DIA A DIA DOS SERES HUMANOS, E SEU CONHECIMENTO É FUNDAMENTAL PARA UMA LEITURA CRÍTICA DE MUNDO. A LEITURA E REPRESENTAÇÃO ESPACIAL FAZEM PARTE DO COTIDIANO DAS SOCIEDADES, TANTO PELA OBSERVAÇÃO DOS ASTROS QUANTO PELA EXPLORAÇÃO DE FERRAMENTAS DIGITAIS MODERNAS, ONDE EM TEMPO REAL PODEMOS IDENTIFICAR A NOSSA LOCALIZAÇÃO. UM NOVO PROBLEMA SURGE PARA AMPLIAR OS DESAFIOS À APRENDIZAGEM, MARCANDO O CONTEXTO DA SOCIEDADE, QUE FOI A OCORRÊNCIA DA PANDEMIA DA COVID – 19, EXIGINDO UMA PROFUNDA ADAPTAÇÃO NOS HÁBITOS DE CONVIVÊNCIA E FUNCIONAMENTO DAS ATIVIDADES, INCLUSIVE A EDUCAÇÃO, COM AS INSTITUIÇÕES TRABALHANDO EM AMBIENTE REMOTO. PORTANTO, ESSA PESQUISA TEM POR OBJETIVO ANALISAR A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE GEOGRAFIA E O DESAFIO DECORRENTE DO CONTEXTO MARCADO PELA OCORRÊNCIA DA PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS, CONSIDERANDO AS CONDIÇÕES DE EXECUÇÃO DAS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS. PARA JUSTIFICAR A REALIZAÇÃO DESSA PESQUISA FOCAMOS NO RECONHECIMENTO DO ENSINO DE GEOGRAFIA NA FORMAÇÃO DO SUJEITO PARA UMA COMPREENSÃO CRÍTICA DE SUA REALIDADE SOCIOESPACIAL. NA METODOLOGIA ADOTAMOS UMA LEITURA BIBLIOGRÁFICA COM FONTES QUE PUDESSEM EMBASAR ESSA PESQUISA, ALÉM DA APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS VIA FORMULÁRIOS GOOGLE MEET, MOTIVADOS PELO MOMENTO MARCADO PELA CRISE SANITÁRIA DA COVID – 19. CONCLUÍMOS ESSA PESQUISA RECONHECENDO AS DIFICULDADES DOS ALUNOS SOBRE SUA ABSORÇÃO DE CONCEITOS BÁSICOS LIGADOS AO CONHECIMENTO GEOGRÁFICOS.