USO DE TIDC’S COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NO ENSINO DE BIOLOGIA: RELATO DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 80930 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 1971 "inscrito_id" => 6346 "titulo" => "USO DE TIDC’S COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NO ENSINO DE BIOLOGIA: RELATO DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL" "resumo" => "AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO- TDIC’S, ESTÃO SENDO INSTRUMENTOS ESSENCIAIS NESTE PERÍODO DE AULAS REMOTAS, ONDE OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO, BUSCARAM CONHECER E APRENDER SOBRE AS MAIS DIVERSAS FERRAMENTAS QUE PODEM AUXILIÁ-LOS DURANTE ESTE MODELO DE ENSINO EMERGENCIAL, CONTRIBUINDO PARA UMA MELHOR APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES. COM ISSO O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO FAZER UMA BREVE ANÁLISE SOBRE A IMPORTÂNCIA DO USO DAS TDIC’S COMO RECURSOS DE APRENDIZAGEM, NA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS DOS ALUNOS NO ENSINO REMOTO E TAMBÉM AVALIAR COMO ALGUMAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS CONTRIBUÍRAM PARA O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DE UMA ESCOLA ESTADUAL LOCALIZADA NA REGIÃO NORTE DO ESTADO DO PIAUÍ/BRASIL. PARA TANTO FORAM REALIZADAS, NO PERÍODO DE DOIS MESES, NAS TURMAS DE 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO, DURANTE AS AULAS REMOTAS DE BIOLOGIA, OBSERVAÇÕES SOBRE O COMPORTAMENTO DOS EDUCANDOS, SUAS INTERAÇÕES, CONSIDERAÇÕES E DÚVIDAS ACERCA DOS ASSUNTOS TRABALHADOS. METODOLOGIAS DE ENSINO DIFERENCIADAS FORAM UTILIZADAS NOS ENCONTROS SÍNCRONOS ONDE OCORRERAM PELA PLATAFORMA DO GOOGLE MEET. FORAM REALIZADOS QUESTIONAMENTOS, VISANDO ESTIMULAR OS ALUNOS A INTERAGIREM, E TAMBÉM AUXILIAR NA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ACERCA DOS ASSUNTOS ABORDADOS EM SALA DE AULA REMOTA. FOI POSSÍVEL PERCEBER QUE OS DIFERENTES RECURSOS TECNOLÓGICOS UTILIZADOS NAS AULAS CONTRIBUÍRAM PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS ALUNOS E TAMBÉM FAVORECERAM UMA MAIOR INTERAÇÃO DESSES SUJEITOS NAS AULAS REMOTAS, MESMO QUE EM INTENSIDADES DIFERENTES. COM ISSO AS TDIC’S, VEM SIM CONTRIBUINDO POSITIVAMENTE PARA MELHORAR A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO, COMO ABORDADO EM VÁRIOS OUTROS TRABALHOS CIENTÍFICOS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "TECNOLOGIAS, APRENDIZAGEM, PANDEMIA, ENSINO REMOTO, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA101_ID6346_29092021132424.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JORDANIA NUNES CARDOSO" "autor_nome_curto" => "JORDANIA" "autor_email" => "jordaniakardoso@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO DELTA DO PARNAÍBA- UFDPAR" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 80930 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 1971 "inscrito_id" => 6346 "titulo" => "USO DE TIDC’S COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NO ENSINO DE BIOLOGIA: RELATO DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL" "resumo" => "AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO- TDIC’S, ESTÃO SENDO INSTRUMENTOS ESSENCIAIS NESTE PERÍODO DE AULAS REMOTAS, ONDE OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO, BUSCARAM CONHECER E APRENDER SOBRE AS MAIS DIVERSAS FERRAMENTAS QUE PODEM AUXILIÁ-LOS DURANTE ESTE MODELO DE ENSINO EMERGENCIAL, CONTRIBUINDO PARA UMA MELHOR APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES. COM ISSO O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO FAZER UMA BREVE ANÁLISE SOBRE A IMPORTÂNCIA DO USO DAS TDIC’S COMO RECURSOS DE APRENDIZAGEM, NA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS DOS ALUNOS NO ENSINO REMOTO E TAMBÉM AVALIAR COMO ALGUMAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS CONTRIBUÍRAM PARA O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DE UMA ESCOLA ESTADUAL LOCALIZADA NA REGIÃO NORTE DO ESTADO DO PIAUÍ/BRASIL. PARA TANTO FORAM REALIZADAS, NO PERÍODO DE DOIS MESES, NAS TURMAS DE 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO, DURANTE AS AULAS REMOTAS DE BIOLOGIA, OBSERVAÇÕES SOBRE O COMPORTAMENTO DOS EDUCANDOS, SUAS INTERAÇÕES, CONSIDERAÇÕES E DÚVIDAS ACERCA DOS ASSUNTOS TRABALHADOS. METODOLOGIAS DE ENSINO DIFERENCIADAS FORAM UTILIZADAS NOS ENCONTROS SÍNCRONOS ONDE OCORRERAM PELA PLATAFORMA DO GOOGLE MEET. FORAM REALIZADOS QUESTIONAMENTOS, VISANDO ESTIMULAR OS ALUNOS A INTERAGIREM, E TAMBÉM AUXILIAR NA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ACERCA DOS ASSUNTOS ABORDADOS EM SALA DE AULA REMOTA. FOI POSSÍVEL PERCEBER QUE OS DIFERENTES RECURSOS TECNOLÓGICOS UTILIZADOS NAS AULAS CONTRIBUÍRAM PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS ALUNOS E TAMBÉM FAVORECERAM UMA MAIOR INTERAÇÃO DESSES SUJEITOS NAS AULAS REMOTAS, MESMO QUE EM INTENSIDADES DIFERENTES. COM ISSO AS TDIC’S, VEM SIM CONTRIBUINDO POSITIVAMENTE PARA MELHORAR A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO, COMO ABORDADO EM VÁRIOS OUTROS TRABALHOS CIENTÍFICOS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "TECNOLOGIAS, APRENDIZAGEM, PANDEMIA, ENSINO REMOTO, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA101_ID6346_29092021132424.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JORDANIA NUNES CARDOSO" "autor_nome_curto" => "JORDANIA" "autor_email" => "jordaniakardoso@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO DELTA DO PARNAÍBA- UFDPAR" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }