ESTE ESTUDO PRETENDE RESPONDER A SEGUINTE PERGUNTA: COMO A FORMAÇÃO DE PROFESSORES É ABORDADA NAS COMUNICAÇÕES ORAIS DIVULGADAS POR MEIO DOS ANAIS DO ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL? TRATA-SE DE UMA PESQUISA COM ABORDAGEM QUALITATIVA, DO TIPO BIBLIOGRÁFICA, QUE TEVE COMO CORPUS DE ANÁLISE OS OBJETIVOS EXPRESSOS NOS ARTIGOS APRESENTADOS NO ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL (2001-2019). COMO MODO DE ACESSAR OS ARTIGOS QUE PUDESSEM DAR CONTA DO PROBLEMA DE PESQUISA, A BUSCA FOI EFETIVADA A PARTIR DE TÍTULOS QUE CONTIVESSEM O DESCRITOR “FORMAÇÃO DE PROFESSORES”. OS DADOS FORAM ANALISADOS POR MEIO DA ANÁLISE TEXTUAL DISCURSIVA. DA ANÁLISE, EMERGIRAM TRÊS CATEGORIAS: EA NAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS RELACIONADAS À FORMAÇÃO DE PROFESSORES; EA NOS CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL; E EA NOS PROJETOS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES. OS RESULTADOS FORNECEM INDICATIVOS DE QUE, NESSE EVENTO, ESPECIFICAMENTE COM RELAÇÃO À EA E À FORMAÇÃO DE PROFESSORES, A MAIORIA DOS TRABALHOS TENDE A TER COMO OBJETIVO ANALISAR ESTUDOS REALIZADOS NESSA ÁREA. TAMBÉM É POSSÍVEL OBSERVAR A CARÊNCIA DE TRABALHOS QUE ANALISEM O IMPACTO DA FORMAÇÃO INICIAL OU CONTINUADA NAS AÇÕES IMPLEMENTADAS NO CONTEXTO DA SALA DE AULA.