A ARTE PARA AS CRIANÇAS DO 5º ANO: COMPREENSÕES E REFLEXÕES
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 81060 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 2128 "inscrito_id" => 8190 "titulo" => "A ARTE PARA AS CRIANÇAS DO 5º ANO: COMPREENSÕES E REFLEXÕES" "resumo" => "ESTE ARTIGO TEM POR OBJETIVO APRESENTAR AS REFLEXÕES SOBRE A ARTE DE CRIANÇAS DO 5º ANO, PARTICIPANTES DE UM PROGRAMA DA SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE TAGUATINGA – DF. ESSA PESQUISA NORTEOU-SE NAS IDEIAS DE BARBOSA (1991), FERRAZ E FUZARI (1993, 2009), NOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (1997), NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (2018) PARA TRATAREM DE ARTE, DA LEITURA/CONTEXTUALIZAÇÃO DO ATO CRIATIVO DO HOMEM; PESTALOZZI (APUD FERRARI, 2008), DEWEY (1896, APUD TEIXEIRA, 2010), STEINER (APUD LANZ, 2016), FREIRE (1996) E PACHECO (2009) RESSALTANDO UMA EDUCAÇÃO QUE VALORIZE A FORMAÇÃO DE UM ESTUDANTE ATIVO, CRÍTICO, REFLEXIVO E AUTÔNOMO. FOI POSSÍVEL CONSTATAR QUE A ARTE PODE CONTRIBUIR PARA QUE A EDUCAÇÃO ESCOLAR SEJA MAIS HUMANIZADA E HUMANIZADORA, POSSIBILITANDO QUE O ESTUDANTE SE EXPRESSE, CRIE, COMPREENDA SUAS EMOÇÕES E SEUS SENTIMENTOS, SEJA PROTAGONISTA E REFLITA SOBRE SUA REALIDADE, BUSCANDO TRANSFORMÁ-LA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => "ARTE, EDUCAÇÃO ESCOLAR, VIVÊNCIAS ARTÍSTICAS, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA117_ID8190_30092021143702.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SASKIA LIMA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "SASKIA LIMA" "autor_email" => "aiksasamil@gmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DE BRASÍLIA - IESB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 81060 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 2128 "inscrito_id" => 8190 "titulo" => "A ARTE PARA AS CRIANÇAS DO 5º ANO: COMPREENSÕES E REFLEXÕES" "resumo" => "ESTE ARTIGO TEM POR OBJETIVO APRESENTAR AS REFLEXÕES SOBRE A ARTE DE CRIANÇAS DO 5º ANO, PARTICIPANTES DE UM PROGRAMA DA SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE TAGUATINGA – DF. ESSA PESQUISA NORTEOU-SE NAS IDEIAS DE BARBOSA (1991), FERRAZ E FUZARI (1993, 2009), NOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (1997), NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (2018) PARA TRATAREM DE ARTE, DA LEITURA/CONTEXTUALIZAÇÃO DO ATO CRIATIVO DO HOMEM; PESTALOZZI (APUD FERRARI, 2008), DEWEY (1896, APUD TEIXEIRA, 2010), STEINER (APUD LANZ, 2016), FREIRE (1996) E PACHECO (2009) RESSALTANDO UMA EDUCAÇÃO QUE VALORIZE A FORMAÇÃO DE UM ESTUDANTE ATIVO, CRÍTICO, REFLEXIVO E AUTÔNOMO. FOI POSSÍVEL CONSTATAR QUE A ARTE PODE CONTRIBUIR PARA QUE A EDUCAÇÃO ESCOLAR SEJA MAIS HUMANIZADA E HUMANIZADORA, POSSIBILITANDO QUE O ESTUDANTE SE EXPRESSE, CRIE, COMPREENDA SUAS EMOÇÕES E SEUS SENTIMENTOS, SEJA PROTAGONISTA E REFLITA SOBRE SUA REALIDADE, BUSCANDO TRANSFORMÁ-LA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => "ARTE, EDUCAÇÃO ESCOLAR, VIVÊNCIAS ARTÍSTICAS, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA117_ID8190_30092021143702.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SASKIA LIMA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "SASKIA LIMA" "autor_email" => "aiksasamil@gmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DE BRASÍLIA - IESB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }