POSSIBILIDADES DA UTILIZAÇÃO DOS CÍRCULOS DE CULTURA: OUVINDO A VOZ DO EDUCANDO
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 81074 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 2144 "inscrito_id" => 8085 "titulo" => "POSSIBILIDADES DA UTILIZAÇÃO DOS CÍRCULOS DE CULTURA: OUVINDO A VOZ DO EDUCANDO" "resumo" => "O PRESENTE ESTUDO ABORDA OS CÍRCULOS DE CULTURA. TEVE COMO OBJETIVO GERAL REFLETIR SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DO CÍRCULO DE CULTURA PARA MEDIAR PRÁTICAS EDUCATIVAS PROBLEMATIZADORAS, CRÍTICAS E TRANSFORMADORAS ANCORADAS NA DIALOGICIDADE. OS OBJETIVOS ESPECÍFICOS FORAM: IDENTIFICAR OS FUNDAMENTOS QUE EMBASAM OS CÍRCULOS DE CULTURA DE MODO A ADOTAR FORMAS DE PROMOVER A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS; COMPREENDER O PAPEL DO COORDENADOR DOS CÍRCULOS DE CULTURA; ANALISAR O CÍRCULO DE CULTURA ENQUANTO ESTRATÉGIA DE PROMOÇÃO DE ENSINO-APRENDIZAGEM ADEQUANDO SUA UTILIZAÇÃO AO CONTEXTO DOS ALUNOS PARA FORMAÇÃO DE SUJEITOS AUTÔNOMOS E CRÍTICOS. O ESTUDO EM TELA ORIENTOU-SE PELA ABORDAGEM QUALITATIVA, E FOI BASEADO EM PESQUISA BIBLIOGRÁFICA. OS DADOS FORAM COLETADOS DE ARTIGOS E LIVROS DISPONÍVEIS NA INTERNET. O REFERENCIAL TEÓRICO FOI EMBASADO EM PAULO FREIRE (1963, 1991, 2001, 2003). A DISCUSSÃO PERMITIU VISLUMBRAR O CÍRCULO DE CULTURA COMO UMA POSSÍVEL ESTRATÉGIA DE PROMOÇÃO DE ENSINO-APRENDIZAGEM QUE VALORIZE OS SABERES E A IDENTIDADE DOS ALUNOS E, AO MESMO TEMPO, FAVOREÇA SUA PARTICIPAÇÃO NUM PROCESSO DE PROBLEMATIZAÇÃO DE SUA REALIDADE. A ADOÇÃO DO CÍRCULO DE CULTURA É DE EXTREMA IMPORTÂNCIA PARA A PROMOÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE QUE INTENCIONE CONTRIBUIR PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE MAIS DEMOCRÁTICA, JUSTA E IGUALITÁRI" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => "CÍRCULO DE CULTURA, PRÁTICAS EDUCATIVAS, PAULO FREIRE, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA111_ID8085_30092021154703.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUANA COSTA VIANA MONTÃO" "autor_nome_curto" => "LUANA COSTA VIANA" "autor_email" => "educa697@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 81074 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 2144 "inscrito_id" => 8085 "titulo" => "POSSIBILIDADES DA UTILIZAÇÃO DOS CÍRCULOS DE CULTURA: OUVINDO A VOZ DO EDUCANDO" "resumo" => "O PRESENTE ESTUDO ABORDA OS CÍRCULOS DE CULTURA. TEVE COMO OBJETIVO GERAL REFLETIR SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DO CÍRCULO DE CULTURA PARA MEDIAR PRÁTICAS EDUCATIVAS PROBLEMATIZADORAS, CRÍTICAS E TRANSFORMADORAS ANCORADAS NA DIALOGICIDADE. OS OBJETIVOS ESPECÍFICOS FORAM: IDENTIFICAR OS FUNDAMENTOS QUE EMBASAM OS CÍRCULOS DE CULTURA DE MODO A ADOTAR FORMAS DE PROMOVER A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS; COMPREENDER O PAPEL DO COORDENADOR DOS CÍRCULOS DE CULTURA; ANALISAR O CÍRCULO DE CULTURA ENQUANTO ESTRATÉGIA DE PROMOÇÃO DE ENSINO-APRENDIZAGEM ADEQUANDO SUA UTILIZAÇÃO AO CONTEXTO DOS ALUNOS PARA FORMAÇÃO DE SUJEITOS AUTÔNOMOS E CRÍTICOS. O ESTUDO EM TELA ORIENTOU-SE PELA ABORDAGEM QUALITATIVA, E FOI BASEADO EM PESQUISA BIBLIOGRÁFICA. OS DADOS FORAM COLETADOS DE ARTIGOS E LIVROS DISPONÍVEIS NA INTERNET. O REFERENCIAL TEÓRICO FOI EMBASADO EM PAULO FREIRE (1963, 1991, 2001, 2003). A DISCUSSÃO PERMITIU VISLUMBRAR O CÍRCULO DE CULTURA COMO UMA POSSÍVEL ESTRATÉGIA DE PROMOÇÃO DE ENSINO-APRENDIZAGEM QUE VALORIZE OS SABERES E A IDENTIDADE DOS ALUNOS E, AO MESMO TEMPO, FAVOREÇA SUA PARTICIPAÇÃO NUM PROCESSO DE PROBLEMATIZAÇÃO DE SUA REALIDADE. A ADOÇÃO DO CÍRCULO DE CULTURA É DE EXTREMA IMPORTÂNCIA PARA A PROMOÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE QUE INTENCIONE CONTRIBUIR PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE MAIS DEMOCRÁTICA, JUSTA E IGUALITÁRI" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => "CÍRCULO DE CULTURA, PRÁTICAS EDUCATIVAS, PAULO FREIRE, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA111_ID8085_30092021154703.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUANA COSTA VIANA MONTÃO" "autor_nome_curto" => "LUANA COSTA VIANA" "autor_email" => "educa697@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }