FALTA DE CONHECIMENTO DA LIBRAS NA FAMÍLIA DO SURDO E POSSÍVEIS IMPLICAÇÕES EM SEU PROCESSO EDUCACIONAL
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 81513 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 2893 "inscrito_id" => 3529 "titulo" => "FALTA DE CONHECIMENTO DA LIBRAS NA FAMÍLIA DO SURDO E POSSÍVEIS IMPLICAÇÕES EM SEU PROCESSO EDUCACIONAL" "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO ABORDA O CONTEXTO LINGUÍSTICO EM QUE O SURDO GERALMENTE ESTÁ INSERIDO E COMO SERIA O IDEAL PARA QUE ELE POSSA PASSAR PELO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LÍNGUA DE SINAIS NA IDADE ADEQUADA E DA MELHOR FORMA. NESSE CONTEXTO, PODEMOS OBSERVAR OS AVANÇOS QUE A DISSEMINAÇÃO DA LIBRAS TEM ALCANÇADOS PRINCIPALMENTE NO ÂMBITO ESCOLAR, MAS, EM CONTRAPARTIDA PERCEBE-SE A URGÊNCIA DE AÇÕES QUE DEEM ÀS FAMÍLIAS DOS SURDOS, EM ESPECIAL DAS CRIANÇAS SURDAS, CONHECIMENTO SOBRE A LÍNGUA DE SINAIS, AO MESMO TEMPO EM QUE PRECISA PARTIR DOS FAMILIARES O INTERESSE EM APRENDER ESTA LÍNGUA. TEMOS COMO OBJETIVO DESTA PESQUISA, ANALISAR A INFLUÊNCIA DO AMBIENTE LINGUÍSTICO FAMILIAR NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA SURDA. FUNDAMENTA TEORICAMENTE NOSSA PESQUISA AUTORAS COMO GOLDFELD (2002) QUE TRATA SOBRE O PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM PELA CRIANÇA SURDA; E GESSER (2009) QUE ABORDA QUESTÕES BASILARES SOBRE A LÍNGUA DE SINAIS. NOSSA PESQUISA COM ABORDAGEM QUALITATIVA E CLASSIFICADA COMO DESCRITIVA TEM COMO INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS O QUESTIONÁRIO, QUE FOI APLICADO A PROFESSORES SURDOS. COMO PRINCIPAIS RESULTADOS, ENCONTRAMOS NAS REPOSTAS DOS PROFESSORES INDICAÇÃO DE QUE AS VEZES AS FAMÍLIAS ALÉM DE NÃO CONHECER A LIBRAS DIFICULTAM A AQUISIÇÃO DA LIBRAS PELO SURDO, POR DEFENDER QUE ELES DEVERIAM APRENDER A LÍNGUA MAJORITÁRIA DO PAÍS NA MODALIDADE ORAL. AINDA NOS RESULTADOS, TEMOS A CONTRIBUIÇÃO DE PROFESSORES QUE DEFENDEM A EDUCAÇÃO BILÍNGUE COMO UMA FORMA DE POSSIBILITAR AOS ESTUDANTES SURDOS A IMERSÃO NUM AMBIENTE LINGUÍSTICO ADEQUADO PARA SEU PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA PRIMEIRA LÍNGUA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => "LIBRAS, SURDO, FAMÍLIA, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA111_ID3529_05112021123706.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAYSSA FEITOZA FELIX DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "RAYSSA" "autor_email" => "rayyssa.felix@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 81513 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 2893 "inscrito_id" => 3529 "titulo" => "FALTA DE CONHECIMENTO DA LIBRAS NA FAMÍLIA DO SURDO E POSSÍVEIS IMPLICAÇÕES EM SEU PROCESSO EDUCACIONAL" "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO ABORDA O CONTEXTO LINGUÍSTICO EM QUE O SURDO GERALMENTE ESTÁ INSERIDO E COMO SERIA O IDEAL PARA QUE ELE POSSA PASSAR PELO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LÍNGUA DE SINAIS NA IDADE ADEQUADA E DA MELHOR FORMA. NESSE CONTEXTO, PODEMOS OBSERVAR OS AVANÇOS QUE A DISSEMINAÇÃO DA LIBRAS TEM ALCANÇADOS PRINCIPALMENTE NO ÂMBITO ESCOLAR, MAS, EM CONTRAPARTIDA PERCEBE-SE A URGÊNCIA DE AÇÕES QUE DEEM ÀS FAMÍLIAS DOS SURDOS, EM ESPECIAL DAS CRIANÇAS SURDAS, CONHECIMENTO SOBRE A LÍNGUA DE SINAIS, AO MESMO TEMPO EM QUE PRECISA PARTIR DOS FAMILIARES O INTERESSE EM APRENDER ESTA LÍNGUA. TEMOS COMO OBJETIVO DESTA PESQUISA, ANALISAR A INFLUÊNCIA DO AMBIENTE LINGUÍSTICO FAMILIAR NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA SURDA. FUNDAMENTA TEORICAMENTE NOSSA PESQUISA AUTORAS COMO GOLDFELD (2002) QUE TRATA SOBRE O PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM PELA CRIANÇA SURDA; E GESSER (2009) QUE ABORDA QUESTÕES BASILARES SOBRE A LÍNGUA DE SINAIS. NOSSA PESQUISA COM ABORDAGEM QUALITATIVA E CLASSIFICADA COMO DESCRITIVA TEM COMO INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS O QUESTIONÁRIO, QUE FOI APLICADO A PROFESSORES SURDOS. COMO PRINCIPAIS RESULTADOS, ENCONTRAMOS NAS REPOSTAS DOS PROFESSORES INDICAÇÃO DE QUE AS VEZES AS FAMÍLIAS ALÉM DE NÃO CONHECER A LIBRAS DIFICULTAM A AQUISIÇÃO DA LIBRAS PELO SURDO, POR DEFENDER QUE ELES DEVERIAM APRENDER A LÍNGUA MAJORITÁRIA DO PAÍS NA MODALIDADE ORAL. AINDA NOS RESULTADOS, TEMOS A CONTRIBUIÇÃO DE PROFESSORES QUE DEFENDEM A EDUCAÇÃO BILÍNGUE COMO UMA FORMA DE POSSIBILITAR AOS ESTUDANTES SURDOS A IMERSÃO NUM AMBIENTE LINGUÍSTICO ADEQUADO PARA SEU PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA PRIMEIRA LÍNGUA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => "LIBRAS, SURDO, FAMÍLIA, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA111_ID3529_05112021123706.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAYSSA FEITOZA FELIX DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "RAYSSA" "autor_email" => "rayyssa.felix@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }