RESUMO
NO ANO DE 2020 E EM 2021, A PANDEMIA O COVID-19 SE TORNOU PARTE DO PROCESSO HISTÓRICO SOCIAL , EM QUE O ENSINO TEVE GRANDES MUDANÇAS. NA EDUCAÇÃO INFANTIL O QUE ERA UM ESPAÇO VOLTADO À INTERAÇÃO COMO UM DOS FATORES MAIS IMPORTANTES AO APRENDIZADO TEVE O ESPAÇO FECHADO E AS CRIANÇAS EM SUAS CASAS ISOLADAS SEM IR À ESCOLA. NO ANO, DE 2020 TEVE O MATERIAL TRILHAS DE APRENDIZAGENS, O DIREITO A APRENDIZAGEM GARANTIDO SOMENTE PELO PROGRAMA GOOGLE CLASSROOM ONDE ERA ORGANIZADO PARA ATIVIDADES QUE LEVASSEM A CRIANÇA AO ENSINO MESMO DE LONGE. JÁ NO ANO DE 2021, INICIOU UM NOVO CAMINHO EM QUE O GOVERNO PENSOU EM COMO VOLTAR AS AULAS, FOI APRESENTANDO AOS PROFESSORES POR MEIO DE LIVES O RETORNO E O QUE TERIA QUE SER FEITO. UM DOS DOCUMENTOS FOI A INSTRUÇÃO NORMATIVA SME Nº 29, DE 21 DE JULHO DE 2021, QUE PROMOVEU NO SEGUNDO SEMESTRE A MANEIRA DO RETORNO ÀS AULAS QUE ENTRA EM DIÁLOGO COM A CONSTITUIÇÃO/88 E A LDB94/96 QUE APRESENTA A EDUCAÇÃO COMO DIREITO. SENDO ASSIM, A UM PROTOCOLO DE ATENDIMENTO COM REGRAS NECESSÁRIAS À SAÚDE. COM ISSO, O OBJETIVO DESSE TRABALHO É FALAR SOBRE O ENSINO REMOTO E PRESENCIAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL COM SEUS ERROS, ACERTOS ENTRE A REALIDADE E A NECESSIDADE.APRESENTANDO PONTOS RELEVANTES DO CENÁRIO DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM UMA EMEI NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO. A METODOLOGIA SERÁ COM PESQUISA QUANTITATIVA E REVISÃO DA LITERATURA LEIS E DOCUMENTOS SOBRE O DIREITO DE APRENDIZAGEM.