A ATUAÇÃO DO PSICOPEDAGOGO FRENTE ÀS DIFICULDADES
DE APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS NA ESCOLA MUNICIPAL ANATALIA CARNEIRO NA CIDADE DE ÁGUA BRANCA-PI
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 81134 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 2218 "inscrito_id" => 714 "titulo" => """ A ATUAÇÃO DO PSICOPEDAGOGO FRENTE ÀS DIFICULDADES\r\n DE APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS NA ESCOLA MUNICIPAL ANATALIA CARNEIRO NA CIDADE DE ÁGUA BRANCA-PI """ "resumo" => "ESTE ARTIGO TEM COMO PROPÓSITO ANALISAR A ATUAÇÃO DO PSICOPEDAGOGO FRENTE ÀS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS NA ESCOLA MUNICIPAL ANATÁLIA CARNEIRO NA CIDADE DE ÁGUA BRANCA- PIAUÍ, ANALISANDO SUAS INTERVENÇÕES QUE CONTRIBUEM PARA A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS NESTA ESCOLA. A PARTIR DOS DADOS LEVANTADOS PRETENDEU- SE AQUI APRESENTAR ALGUMAS QUESTÕES PERTINENTES ÁS CAUSAS DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM, CONSIDERANDO A PSICOPEDAGOGIA COMO SUPORTE PARA RESOLUÇÃO E DIRETRIZ PARA SOLUCIONAR AS DIFICULDADES. A PSICOPEDAGOGIA SURGE COMO UM CAMINHO A FIM DE SE COMPREENDER E REVELAR O NÃO APRENDER DO INDIVÍDUO, PROCURANDO DESPERTAR AS POTENCIALIDADES DO ALUNO POR MEIO DE MÉTODOS E ESTRATÉGIAS DE AQUISIÇÃO DA APRENDIZAGEM. NESSE SENTIDO, OBJETIVOU- SE CONHECER O PAPEL DO PSICOPEDAGOGO E SUA CONTRIBUIÇÃO FRENTE AO CONTEXTO ESCOLAR, RESSALTANDO SUA IMPORTÂNCIA NA INTERVENÇÃO DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DO ALUNO, E DE FORMA ESPECIFICA, PROCUROU IDENTIFICAR OS DESAFIOS DO PSICOPEDAGOGO NA ESCOLA E SUA INTERVENÇÃO JUNTO A FAMÍLIA E A ESCOLA PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO. ESTA PESQUISA CARACTERIZA-SE, COMO BIBLIOGRÁFICA E DE CAMPO, DE CUNHO EXPLORATÓRIO- DESCRITIVO E ABORDAGEM QUALITATIVA. PARA A COLETA DE DADOS UTILIZOU-SE QUESTIONÁRIO COM PERGUNTAS ABERTAS PARA O PSICOPEDAGOGO DA REFERIDA ESCOLA. ENTRE ESTES AUTORES QUE FUNDAMENTARAM A PESQUISA, CONSIDEROU- SE ESTUDOS DE BOSSA (2011), OLIVEIRA (2009), PAIN (1985), VISCA (1999), DENTRE OUTROS. COM BASE NO ESTUDO APRESENTADO, FOI POSSÍVEL DESTACAR A IMPORTÂNCIA DO PAPEL DO PSICOPEDAGOGO NO PROCESSO DE INTERVENÇÃO, AUXILIANDO CRIANÇAS QUE APRESENTAM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM, OFERECENDO ALTERNATIVAS EDUCACIONAIS QUE POSSAM MELHORAR O ENSINO- APRENDIZAGEM DOS ALUNOS. O FAZER PSICOPEDAGÓGICO SE TRANSFORMA PODENDO SE TORNAR UMA FERRAMENTA PODEROSA NO AUXÍLIO DE APRENDIZAGEM NO CONTEXTO ESCOLAR. ASSIM CONCLUI- SE QUE A PESQUISA SERVIRÁ DE NORTE E FOCO PARA FUTURAS PESQUISAS QUE SE RELACIONAM COM O CONTEXTO, A FIM DE SUPERAR E ALAVANCAR POSSÍVEIS MELHORIAS DA APRENDIZAGEM ONDE O ENSINO ACONTEÇA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 – Educação Infantil" "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM, DIFICULDADES, ESCOLA, PSICOPEDAGOGO., " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA109_ID714_30092021191409.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VILANI FERREIRA FEITOSA AMARAL" "autor_nome_curto" => "VILANI FEITOSA" "autor_email" => "vilaniamaral2012@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 81134 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 2218 "inscrito_id" => 714 "titulo" => """ A ATUAÇÃO DO PSICOPEDAGOGO FRENTE ÀS DIFICULDADES\r\n DE APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS NA ESCOLA MUNICIPAL ANATALIA CARNEIRO NA CIDADE DE ÁGUA BRANCA-PI """ "resumo" => "ESTE ARTIGO TEM COMO PROPÓSITO ANALISAR A ATUAÇÃO DO PSICOPEDAGOGO FRENTE ÀS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS NA ESCOLA MUNICIPAL ANATÁLIA CARNEIRO NA CIDADE DE ÁGUA BRANCA- PIAUÍ, ANALISANDO SUAS INTERVENÇÕES QUE CONTRIBUEM PARA A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS NESTA ESCOLA. A PARTIR DOS DADOS LEVANTADOS PRETENDEU- SE AQUI APRESENTAR ALGUMAS QUESTÕES PERTINENTES ÁS CAUSAS DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM, CONSIDERANDO A PSICOPEDAGOGIA COMO SUPORTE PARA RESOLUÇÃO E DIRETRIZ PARA SOLUCIONAR AS DIFICULDADES. A PSICOPEDAGOGIA SURGE COMO UM CAMINHO A FIM DE SE COMPREENDER E REVELAR O NÃO APRENDER DO INDIVÍDUO, PROCURANDO DESPERTAR AS POTENCIALIDADES DO ALUNO POR MEIO DE MÉTODOS E ESTRATÉGIAS DE AQUISIÇÃO DA APRENDIZAGEM. NESSE SENTIDO, OBJETIVOU- SE CONHECER O PAPEL DO PSICOPEDAGOGO E SUA CONTRIBUIÇÃO FRENTE AO CONTEXTO ESCOLAR, RESSALTANDO SUA IMPORTÂNCIA NA INTERVENÇÃO DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DO ALUNO, E DE FORMA ESPECIFICA, PROCUROU IDENTIFICAR OS DESAFIOS DO PSICOPEDAGOGO NA ESCOLA E SUA INTERVENÇÃO JUNTO A FAMÍLIA E A ESCOLA PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO. ESTA PESQUISA CARACTERIZA-SE, COMO BIBLIOGRÁFICA E DE CAMPO, DE CUNHO EXPLORATÓRIO- DESCRITIVO E ABORDAGEM QUALITATIVA. PARA A COLETA DE DADOS UTILIZOU-SE QUESTIONÁRIO COM PERGUNTAS ABERTAS PARA O PSICOPEDAGOGO DA REFERIDA ESCOLA. ENTRE ESTES AUTORES QUE FUNDAMENTARAM A PESQUISA, CONSIDEROU- SE ESTUDOS DE BOSSA (2011), OLIVEIRA (2009), PAIN (1985), VISCA (1999), DENTRE OUTROS. COM BASE NO ESTUDO APRESENTADO, FOI POSSÍVEL DESTACAR A IMPORTÂNCIA DO PAPEL DO PSICOPEDAGOGO NO PROCESSO DE INTERVENÇÃO, AUXILIANDO CRIANÇAS QUE APRESENTAM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM, OFERECENDO ALTERNATIVAS EDUCACIONAIS QUE POSSAM MELHORAR O ENSINO- APRENDIZAGEM DOS ALUNOS. O FAZER PSICOPEDAGÓGICO SE TRANSFORMA PODENDO SE TORNAR UMA FERRAMENTA PODEROSA NO AUXÍLIO DE APRENDIZAGEM NO CONTEXTO ESCOLAR. ASSIM CONCLUI- SE QUE A PESQUISA SERVIRÁ DE NORTE E FOCO PARA FUTURAS PESQUISAS QUE SE RELACIONAM COM O CONTEXTO, A FIM DE SUPERAR E ALAVANCAR POSSÍVEIS MELHORIAS DA APRENDIZAGEM ONDE O ENSINO ACONTEÇA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 – Educação Infantil" "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM, DIFICULDADES, ESCOLA, PSICOPEDAGOGO., " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA109_ID714_30092021191409.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VILANI FERREIRA FEITOSA AMARAL" "autor_nome_curto" => "VILANI FEITOSA" "autor_email" => "vilaniamaral2012@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }