DAS APRENDIZAGENS À NOÇÃO DE RELAÇÃO COM O SABER: POSSIBILIDADES ETNOGRÁFICAS EM LEAGUE OF LEGENDS
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 81177 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 2264 "inscrito_id" => 104 "titulo" => "DAS APRENDIZAGENS À NOÇÃO DE RELAÇÃO COM O SABER: POSSIBILIDADES ETNOGRÁFICAS EM LEAGUE OF LEGENDS" "resumo" => "O TEXTO EM QUESTÃO TEM POR OBJETIVO APRESENTAR ALGUMAS REFLEXÕES INICIAIS QUANTO ÀS RELAÇÕES COM O SABER CONSTITUÍDAS EM LEAGUE OF LEGENDS, A PARTIR DA PESQUISA “A RELAÇÃO COM O SABER CONSTITUÍDA EM AMBIENTES VIRTUAIS DE MULTIJOGADORES EM ARENA DE BATALHA: O COTIDIANO DE JOVENS ESTUDANTES-JOGADORES DE LEAGUE OF LEGENDS”, APROVADA PELO COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA SOB O NÚMERO CAAE 33393720.4.0000.5137. POR MEIO DA(S) ETNOGRAFIA(S) NA/DA INTERNET, E COM VISTAS À COMPREENSÃO DAS COMUNIDADES, DOS JOGADORES E DO JOGO, PARA ALÉM DE UMA DESCRIÇÃO DENSA, BUSCOU-SE APRESENTAR ALGUNS ACHADOS DAS OBSERVAÇÕES/PARTICIPAÇÕES NAS LIVES STREAMINGS E NOS GRUPOS DE LEAGUE OF LEGENDS NAS REDES SOCIAIS (FACEBOOK, INSTAGRAM, DISCORD E YOUTUBE). PARA TANTO, E COM VISTAS ÀS REFLEXÕES MAIS AMPLIADAS QUANTO AO EXERCÍCIO ETNOGRÁFICO, LANÇOU-SE MÃO ÀS CONTRIBUIÇÕES DE FRAGOSO, RECUERO E AMARAL (2011), GOMES (2019), HINE (2015), KLING E OUTROS (2005), KOZINETS (2010), LAVE (2011, 2013), NARDI (2010) E DE OUTROS AUTORES/AS, TENDO EM VISTA A COMPREENSÃO DA INTERNET COMO (TAMBÉM) ESPAÇO DE/DAS RELAÇÕES HUMANAS E, POR CONSEGUINTE, POTENCIAL AO EMPREENDIMENTO ETNOGRÁFICO. ASSIM, PARA ALÉM DOS ENTENDIMENTOS SIMPLISTAS SOBRE AS APRENDIZAGENS, SEJA NA INTERNET SEJA EM OUTROS ESPAÇOS, ON-LINE OU OFF-LINE, ESSES SUJEITOS-A(U)TORES RELACIONAM-SE COM O SABER E, NO CASO DOS JOGOS DIGITAIS DE MULTIJOGADORES, COM AS DINÂMICAS PROPOSTAS PELO GAME, MESMO QUE ESSE NÃO POSSUA OBJETIVOS DIDÁTICOS-PEDAGÓGICOS, POIS AS APRENDIZAGENS CONSTITUEM-SE COMO UMA FACULDADE DO HUMANO, QUE APRENDE E TRABALHA NO MOVIMENTO CONSTANTE DE VIR A SER-E-ESTAR NO MUNDO, (RE)SIGNIFICADO COTIDIANAMENTE PELOS SUJEITOS E POR SUAS RELAÇÕES." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => "APRENDIZAGENS, RELAÇÃO COM O SABER, ETNOGRAFIAS, LEAGUE OF LEGENDS, INTERNET" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA_ID104_24112021100623.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIEL PHILIPPE" "autor_nome_curto" => "GABRIEL PHILIPPE" "autor_email" => "sirgabrielphilippe@gmail." "autor_ies" => "PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 81177 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 2264 "inscrito_id" => 104 "titulo" => "DAS APRENDIZAGENS À NOÇÃO DE RELAÇÃO COM O SABER: POSSIBILIDADES ETNOGRÁFICAS EM LEAGUE OF LEGENDS" "resumo" => "O TEXTO EM QUESTÃO TEM POR OBJETIVO APRESENTAR ALGUMAS REFLEXÕES INICIAIS QUANTO ÀS RELAÇÕES COM O SABER CONSTITUÍDAS EM LEAGUE OF LEGENDS, A PARTIR DA PESQUISA “A RELAÇÃO COM O SABER CONSTITUÍDA EM AMBIENTES VIRTUAIS DE MULTIJOGADORES EM ARENA DE BATALHA: O COTIDIANO DE JOVENS ESTUDANTES-JOGADORES DE LEAGUE OF LEGENDS”, APROVADA PELO COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA SOB O NÚMERO CAAE 33393720.4.0000.5137. POR MEIO DA(S) ETNOGRAFIA(S) NA/DA INTERNET, E COM VISTAS À COMPREENSÃO DAS COMUNIDADES, DOS JOGADORES E DO JOGO, PARA ALÉM DE UMA DESCRIÇÃO DENSA, BUSCOU-SE APRESENTAR ALGUNS ACHADOS DAS OBSERVAÇÕES/PARTICIPAÇÕES NAS LIVES STREAMINGS E NOS GRUPOS DE LEAGUE OF LEGENDS NAS REDES SOCIAIS (FACEBOOK, INSTAGRAM, DISCORD E YOUTUBE). PARA TANTO, E COM VISTAS ÀS REFLEXÕES MAIS AMPLIADAS QUANTO AO EXERCÍCIO ETNOGRÁFICO, LANÇOU-SE MÃO ÀS CONTRIBUIÇÕES DE FRAGOSO, RECUERO E AMARAL (2011), GOMES (2019), HINE (2015), KLING E OUTROS (2005), KOZINETS (2010), LAVE (2011, 2013), NARDI (2010) E DE OUTROS AUTORES/AS, TENDO EM VISTA A COMPREENSÃO DA INTERNET COMO (TAMBÉM) ESPAÇO DE/DAS RELAÇÕES HUMANAS E, POR CONSEGUINTE, POTENCIAL AO EMPREENDIMENTO ETNOGRÁFICO. ASSIM, PARA ALÉM DOS ENTENDIMENTOS SIMPLISTAS SOBRE AS APRENDIZAGENS, SEJA NA INTERNET SEJA EM OUTROS ESPAÇOS, ON-LINE OU OFF-LINE, ESSES SUJEITOS-A(U)TORES RELACIONAM-SE COM O SABER E, NO CASO DOS JOGOS DIGITAIS DE MULTIJOGADORES, COM AS DINÂMICAS PROPOSTAS PELO GAME, MESMO QUE ESSE NÃO POSSUA OBJETIVOS DIDÁTICOS-PEDAGÓGICOS, POIS AS APRENDIZAGENS CONSTITUEM-SE COMO UMA FACULDADE DO HUMANO, QUE APRENDE E TRABALHA NO MOVIMENTO CONSTANTE DE VIR A SER-E-ESTAR NO MUNDO, (RE)SIGNIFICADO COTIDIANAMENTE PELOS SUJEITOS E POR SUAS RELAÇÕES." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => "APRENDIZAGENS, RELAÇÃO COM O SABER, ETNOGRAFIAS, LEAGUE OF LEGENDS, INTERNET" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA_ID104_24112021100623.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIEL PHILIPPE" "autor_nome_curto" => "GABRIEL PHILIPPE" "autor_email" => "sirgabrielphilippe@gmail." "autor_ies" => "PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }