AUSÊNCIAS E PRESENÇAS DE PROFESSORAS E ALUNAS NA
IMPRENSA DE CORUMBÁ/MT (1909 -1949)
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 81367 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 2636 "inscrito_id" => 2208 "titulo" => """ AUSÊNCIAS E PRESENÇAS DE PROFESSORAS E ALUNAS NA \r\n IMPRENSA DE CORUMBÁ/MT (1909 -1949) """ "resumo" => """ O PRESENTE ARTIGO APRESENTA ALGUNS RESULTADOS DE UMA PESQUISA FINANCIADA PELO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (PIBIC/CNPQ) QUE TEVE O INTUITO DE REALIZAR UM LEVANTAMENTO DE DADOS REFERENTES AO TRABALHO DOCENTE E À ESCOLARIZAÇÃO FEMININA EM CORUMBÁ/MT3 NOS JORNAIS LOCAIS, ENTRE 1909 E1949.PORTANTO, ESSA PESQUISA FOI REALIZADA A PARTIR DA COLETA DE MATERIAL RELATIVO ÀS REPRESENTAÇÕES \r\n CULTURAIS VEICULADAS PELOS HEBDOMADÁRIOS CORUMBAENSES. PROCEDEMOS AO LEVANTAMENTO NOS JORNAIS \r\n “CORREIO DO ESTADO” E “TRIBUNA” DISPONÍVEIS NA HEMEROTECA DIGITAL DA BIBLIOTECA NACIONAL. O ESTUDO É\r\n DE NATUREZA QUALITATIVA DE CARÁTER DE REVISÃO. EM RELAÇÃO AOS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS, FOI REALIZADO \r\n UM LEVANTAMENTO INICIAL COM BASE EM 12 DESCRITORES: ALUMNO4 (ALUNO); ALUMNA (ALUNA); FEMININO; \r\n FEMININA; FEMINISMO; FEMINISTA; MULHER; MULHERES; PROFESSOR; PROFESSORA; PROFESSORES E PROFESSORAS. DE \r\n MODO GERAL, O HEBDOMADÁRIO CORREIO DO ESTADO NOS RETORNOU RESULTADOS POSITIVOS, APRESENTANDO 172\r\n OCORRÊNCIAS; E NO PERIÓDICO TRIBUNA, FORAM ENCONTRADOS 214 RESULTADOS. EM RELAÇÃO AO ASPECTO ESCOLAR, \r\n CONSTATAMOS A PRESENÇA DAS PROFESSORAS (84 RESULTADOS) E A AUSÊNCIA DAS ALUNAS (APENAS OITO MENÇÕES). ASSIM, A PESQUISA REVELOU A EXISTÊNCIA DE POUCOS TRABALHOS QUE SE DEBRUÇAM SOBRE A ESCOLARIZAÇÃO FEMININA E UM NÚMERO SIGNIFICATIVO DE MENÇÕES ÀS PROFESSORAS, REFLETINDO O PROCESSO DE FEMINIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação" "palavra_chave" => "TRABALHO DOCENTE, CORUMBÁ, JORNAIS, HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO SUL MATOGROSSENSE, ESCOLARIZAÇÃO FEMININA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA103_ID2208_21102021200403.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MONYQUE ALESSANDRA PADILHA IBANEZ" "autor_nome_curto" => "MONYQUE IBANEZ" "autor_email" => "monyqueibanez1316@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL (UFMS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 81367 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 2636 "inscrito_id" => 2208 "titulo" => """ AUSÊNCIAS E PRESENÇAS DE PROFESSORAS E ALUNAS NA \r\n IMPRENSA DE CORUMBÁ/MT (1909 -1949) """ "resumo" => """ O PRESENTE ARTIGO APRESENTA ALGUNS RESULTADOS DE UMA PESQUISA FINANCIADA PELO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (PIBIC/CNPQ) QUE TEVE O INTUITO DE REALIZAR UM LEVANTAMENTO DE DADOS REFERENTES AO TRABALHO DOCENTE E À ESCOLARIZAÇÃO FEMININA EM CORUMBÁ/MT3 NOS JORNAIS LOCAIS, ENTRE 1909 E1949.PORTANTO, ESSA PESQUISA FOI REALIZADA A PARTIR DA COLETA DE MATERIAL RELATIVO ÀS REPRESENTAÇÕES \r\n CULTURAIS VEICULADAS PELOS HEBDOMADÁRIOS CORUMBAENSES. PROCEDEMOS AO LEVANTAMENTO NOS JORNAIS \r\n “CORREIO DO ESTADO” E “TRIBUNA” DISPONÍVEIS NA HEMEROTECA DIGITAL DA BIBLIOTECA NACIONAL. O ESTUDO É\r\n DE NATUREZA QUALITATIVA DE CARÁTER DE REVISÃO. EM RELAÇÃO AOS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS, FOI REALIZADO \r\n UM LEVANTAMENTO INICIAL COM BASE EM 12 DESCRITORES: ALUMNO4 (ALUNO); ALUMNA (ALUNA); FEMININO; \r\n FEMININA; FEMINISMO; FEMINISTA; MULHER; MULHERES; PROFESSOR; PROFESSORA; PROFESSORES E PROFESSORAS. DE \r\n MODO GERAL, O HEBDOMADÁRIO CORREIO DO ESTADO NOS RETORNOU RESULTADOS POSITIVOS, APRESENTANDO 172\r\n OCORRÊNCIAS; E NO PERIÓDICO TRIBUNA, FORAM ENCONTRADOS 214 RESULTADOS. EM RELAÇÃO AO ASPECTO ESCOLAR, \r\n CONSTATAMOS A PRESENÇA DAS PROFESSORAS (84 RESULTADOS) E A AUSÊNCIA DAS ALUNAS (APENAS OITO MENÇÕES). ASSIM, A PESQUISA REVELOU A EXISTÊNCIA DE POUCOS TRABALHOS QUE SE DEBRUÇAM SOBRE A ESCOLARIZAÇÃO FEMININA E UM NÚMERO SIGNIFICATIVO DE MENÇÕES ÀS PROFESSORAS, REFLETINDO O PROCESSO DE FEMINIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação" "palavra_chave" => "TRABALHO DOCENTE, CORUMBÁ, JORNAIS, HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO SUL MATOGROSSENSE, ESCOLARIZAÇÃO FEMININA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA103_ID2208_21102021200403.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MONYQUE ALESSANDRA PADILHA IBANEZ" "autor_nome_curto" => "MONYQUE IBANEZ" "autor_email" => "monyqueibanez1316@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL (UFMS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }