AS CONCEPÇÕES DOS ESTUDANTES A RESPEITO DA UTILIZAÇÃO DE JOGOS NA RECUPERAÇÃO DA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 79520 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 131 "inscrito_id" => 1731 "titulo" => "AS CONCEPÇÕES DOS ESTUDANTES A RESPEITO DA UTILIZAÇÃO DE JOGOS NA RECUPERAÇÃO DA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA" "resumo" => "ESTE TRABALHO OBJETIVOU ENTENDER AS CONCEP??ES DOS ESTUDANTES SOBRE A UTILIZA??O DE JOGOS DE REGRAS NA EDUCA??O MATEM?TICA PARA A RECUPERA??O DA APRENDIZAGEM EM ESTUDANTES COM DIFICULDADES NO OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA DO MUNIC?PIO DE FORTALEZA. PARA ISSO, PROGRAMOU-SE UMA PROPOSTA INTERVENTIVA COM A UTILIZA??O DE JOGOS DE REGRA, NA DISCIPLINA DE MATEM?TICA. COMO REFERENCIAL TE?RICO, A TEM?TICA DA CONSTRU??O DO RACIOC?NIO L?GICO-MATEM?TICO E JOGOS FORAM ABORDADOS NOS PRECEITOS DE PIAGET (1964) E BRUNER (1973, 1976) ? ONDE O DESENVOLVIMENTO ? RESULTANTE DA INTERA??O ATIVA DO SUJEITO SOBRE O OBJETO. UTILIZOU-SE COMO ESTRAT?GIA DE PESQUISA, FUNDAMENTADO NAS CONTRIBUI??ES DE CRESWELL (2007), UM ESTUDO DE CASO EXPLORAT?RIO, COM UMA ABORDAGEM QUALITATIVA NA AN?LISE DOS DADOS, COM O PROP?SITO CONHECER AS CONCEP??ES DOS ESTUDANTES E ASSIM FUNDAMENTAR UMA CORRETA UTILIZA??O DO JOGO NA RECUPERA??O DA APRENDIZAGEM. OS RESULTADOS INDICAM QUE, PARA O ESTUDANTE, O JOGO AGE COMO ELEMENTO MOTIVADOR, SOCIALIZADOR, AJUDA NA IDENTIFICA??O E CONTEXTUALIZA??O DO CONTE?DO MATEM?TICO, REDUZ AS CONSEQU?NCIAS DO ERRO E PROPORCIONA OPORTUNIDADES PARA A ELABORA??O DE ESTRAT?GIAS NA RESOLU??O DE PROBLEMAS. A AN?LISE DOS DADOS EVIDENCIOU QUE, PARA OS ESTUDANTES, O JOGO PROPORCIONA OPORTUNIDADES DE INCREMENTAR SUA APRENDIZAGEM MATEM?TICA E O SEU DESENVOLVIMENTO." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "JOGOS MATEMÁTICOS, CONCEPÇÕES, ESTUDANTES, APRENDIZAGEM, RECUPERAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD4_SA113_ID1731_26062021163807.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EMILIO PARRA SANCHES JUNIOR" "autor_nome_curto" => "EMILIO PARRA" "autor_email" => "emilioparra@outlook.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDAD DEL SOL - UNADES" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 79520 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 131 "inscrito_id" => 1731 "titulo" => "AS CONCEPÇÕES DOS ESTUDANTES A RESPEITO DA UTILIZAÇÃO DE JOGOS NA RECUPERAÇÃO DA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA" "resumo" => "ESTE TRABALHO OBJETIVOU ENTENDER AS CONCEP??ES DOS ESTUDANTES SOBRE A UTILIZA??O DE JOGOS DE REGRAS NA EDUCA??O MATEM?TICA PARA A RECUPERA??O DA APRENDIZAGEM EM ESTUDANTES COM DIFICULDADES NO OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA DO MUNIC?PIO DE FORTALEZA. PARA ISSO, PROGRAMOU-SE UMA PROPOSTA INTERVENTIVA COM A UTILIZA??O DE JOGOS DE REGRA, NA DISCIPLINA DE MATEM?TICA. COMO REFERENCIAL TE?RICO, A TEM?TICA DA CONSTRU??O DO RACIOC?NIO L?GICO-MATEM?TICO E JOGOS FORAM ABORDADOS NOS PRECEITOS DE PIAGET (1964) E BRUNER (1973, 1976) ? ONDE O DESENVOLVIMENTO ? RESULTANTE DA INTERA??O ATIVA DO SUJEITO SOBRE O OBJETO. UTILIZOU-SE COMO ESTRAT?GIA DE PESQUISA, FUNDAMENTADO NAS CONTRIBUI??ES DE CRESWELL (2007), UM ESTUDO DE CASO EXPLORAT?RIO, COM UMA ABORDAGEM QUALITATIVA NA AN?LISE DOS DADOS, COM O PROP?SITO CONHECER AS CONCEP??ES DOS ESTUDANTES E ASSIM FUNDAMENTAR UMA CORRETA UTILIZA??O DO JOGO NA RECUPERA??O DA APRENDIZAGEM. OS RESULTADOS INDICAM QUE, PARA O ESTUDANTE, O JOGO AGE COMO ELEMENTO MOTIVADOR, SOCIALIZADOR, AJUDA NA IDENTIFICA??O E CONTEXTUALIZA??O DO CONTE?DO MATEM?TICO, REDUZ AS CONSEQU?NCIAS DO ERRO E PROPORCIONA OPORTUNIDADES PARA A ELABORA??O DE ESTRAT?GIAS NA RESOLU??O DE PROBLEMAS. A AN?LISE DOS DADOS EVIDENCIOU QUE, PARA OS ESTUDANTES, O JOGO PROPORCIONA OPORTUNIDADES DE INCREMENTAR SUA APRENDIZAGEM MATEM?TICA E O SEU DESENVOLVIMENTO." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "JOGOS MATEMÁTICOS, CONCEPÇÕES, ESTUDANTES, APRENDIZAGEM, RECUPERAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD4_SA113_ID1731_26062021163807.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EMILIO PARRA SANCHES JUNIOR" "autor_nome_curto" => "EMILIO PARRA" "autor_email" => "emilioparra@outlook.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDAD DEL SOL - UNADES" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }