O DISCENTE SURDO NO CENÁRIO EDUCACIONAL REGULAR
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 81368 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 2637 "inscrito_id" => 5291 "titulo" => "O DISCENTE SURDO NO CENÁRIO EDUCACIONAL REGULAR" "resumo" => "O OBJETIVO DESTE TRABALHO É INVESTIGAR COMO SE DESENVOLVE A AQUISIÇÃO DE SABERES DOS DISCENTES SURDOS NO CONTEXTO ESCOLAR COMUM. DESSE MODO, FUNDAMENTA-SE NOS SEGUINTES PESQUISADORES: AUSUBEL (2000), GOLDFELD (2002), LACERDA (2006), DENTRE OUTROS AUTORES QUE CONTRIBUÍRAM PARA O EMBASAMENTO TEÓRICO, AUXILIANDO NOS OBJETIVOS ESPECÍFICOS QUE TINHAM COMO FOCO: IDENTIFICAR AS FORMAS DE APRENDIZAGEM DO ALUNO SURDO NA ESCOLA REGULAR, BEM COMO DISCORRER E VERIFICAR AS PRÁTICAS QUE A COMUNIDADE ESCOLAR POSSUI PARA A INTERATIVIDADE DESSE DISCENTE. NESSE SENTIDO, ESTE ARTIGO DESENVOLVE-SE PELA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, POR MEIO DA ABORDAGEM QUALITATIVA, COM FUNDAMENTO NO ESTUDO DESCRITIVO. COM ISSO, ESTA PESQUISA APONTA BASTANTE RELEVÂNCIA PARA O ÂMBITO PESSOAL DESTE PESQUISADOR, DEVIDO AO CONTATO DIRETO COM A COMUNIDADE SURDA NAS INTERPRETAÇÕES DOMINICAIS, COMO TAMBÉM, AO ÂMBITO SOCIAL, POIS BUSCOU COMPREENDER O ATENDIMENTO AO ALUNO SURDO NA INSTITUIÇÃO FORMAL. SENDO ASSIM, EM VIRTUDE DESTE ESTUDO SE ESTABELECER COMO ITEM DE UMA PESQUISA DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM ANDAMENTO, TEM-SE COMO RESULTADOS PARCIAIS QUE A FALTA DE ALGUMAS PRÁTICAS FUNDAMENTAIS NA ESCOLA, NAS QUAIS: PREPARAÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR, ADAPTAÇÃO CURRICULAR E A AUSÊNCIA DE OFICINAS VOLTADAS À SURDEZ SÃO AS ADVERSIDADES PRESENTES NO DIA A DIA DA ESCOLARIZAÇÃO DO DISCENTE SURDO." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM, ALUNO COM SURDEZ, LIBRAS, ESCOLA REGULAR, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD4_SA111_ID5291_21102021211231.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WESLEY VELOSO CARDOSO" "autor_nome_curto" => "WESLEY VELOSO" "autor_email" => "wesleyveloso10@gmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURÍCIO DE NASSAU (UNINASSAU)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 81368 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 2637 "inscrito_id" => 5291 "titulo" => "O DISCENTE SURDO NO CENÁRIO EDUCACIONAL REGULAR" "resumo" => "O OBJETIVO DESTE TRABALHO É INVESTIGAR COMO SE DESENVOLVE A AQUISIÇÃO DE SABERES DOS DISCENTES SURDOS NO CONTEXTO ESCOLAR COMUM. DESSE MODO, FUNDAMENTA-SE NOS SEGUINTES PESQUISADORES: AUSUBEL (2000), GOLDFELD (2002), LACERDA (2006), DENTRE OUTROS AUTORES QUE CONTRIBUÍRAM PARA O EMBASAMENTO TEÓRICO, AUXILIANDO NOS OBJETIVOS ESPECÍFICOS QUE TINHAM COMO FOCO: IDENTIFICAR AS FORMAS DE APRENDIZAGEM DO ALUNO SURDO NA ESCOLA REGULAR, BEM COMO DISCORRER E VERIFICAR AS PRÁTICAS QUE A COMUNIDADE ESCOLAR POSSUI PARA A INTERATIVIDADE DESSE DISCENTE. NESSE SENTIDO, ESTE ARTIGO DESENVOLVE-SE PELA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, POR MEIO DA ABORDAGEM QUALITATIVA, COM FUNDAMENTO NO ESTUDO DESCRITIVO. COM ISSO, ESTA PESQUISA APONTA BASTANTE RELEVÂNCIA PARA O ÂMBITO PESSOAL DESTE PESQUISADOR, DEVIDO AO CONTATO DIRETO COM A COMUNIDADE SURDA NAS INTERPRETAÇÕES DOMINICAIS, COMO TAMBÉM, AO ÂMBITO SOCIAL, POIS BUSCOU COMPREENDER O ATENDIMENTO AO ALUNO SURDO NA INSTITUIÇÃO FORMAL. SENDO ASSIM, EM VIRTUDE DESTE ESTUDO SE ESTABELECER COMO ITEM DE UMA PESQUISA DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM ANDAMENTO, TEM-SE COMO RESULTADOS PARCIAIS QUE A FALTA DE ALGUMAS PRÁTICAS FUNDAMENTAIS NA ESCOLA, NAS QUAIS: PREPARAÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR, ADAPTAÇÃO CURRICULAR E A AUSÊNCIA DE OFICINAS VOLTADAS À SURDEZ SÃO AS ADVERSIDADES PRESENTES NO DIA A DIA DA ESCOLARIZAÇÃO DO DISCENTE SURDO." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM, ALUNO COM SURDEZ, LIBRAS, ESCOLA REGULAR, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD4_SA111_ID5291_21102021211231.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WESLEY VELOSO CARDOSO" "autor_nome_curto" => "WESLEY VELOSO" "autor_email" => "wesleyveloso10@gmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURÍCIO DE NASSAU (UNINASSAU)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }