CARNEIRO, Marcos Torres. Educação e qualificação profissional: projovem urbano. Anais V SETEPE... Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/8140>. Acesso em: 24/11/2024 21:27
O presente trabalho objetiva analisar os pressupostos das ações integradoras proposta pelo Programa Nacional de Inclusão de Jovens – ProJovem Urbano, que visam proporcionar aos jovens brasileiros reintegração ao processo educacional e a qualificação profissional em nível de formação inicial, por meio de uma efetiva associação entre: a) elevação da escolaridade e b) qualificação profissional com certificação de formação inicial. O ProJovem Urbano faz parte de uma Política Nacional de Juventude com atendimento para jovens entre 18 e 29 anos, ao promover para esse público juvenil a inclusão social e a reinserção na escola e no mundo do trabalho, objetivando a conclusão do Ensino Fundamental e de Qualificação Profissional para essa faixa etária. Para a realização deste estudo, adotamos alguns procedimentos teórico-metodológicos, como a revisão bibliográfica e analise documental acerca das políticas de juventude, como Di Pierro (2005), Abad (2003) e Sposito e Carrano (2003), em particular educação e trabalho como Dedecca (1998), Novaes (2008), Ramos (2002), Pochmann (2004) e Brasil (2008). Assim, este artigo, fundamenta-se a partir da concepção de juventude nos aspectos sociais e culturais, partindo para a necessidade de uma qualificação profissional adequada a esses jovens, situando-os em um novo paradigma educacional.