O PRESENTE ARTIGO TEVE POR OBJETIVO GERAL ANALISAR ALGUMAS BRINCADEIRAS AFRICANAS, BEM COMO, COMO UTILIZÁ-LAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA PRESERVAÇÃO E RECUPERAÇÃO DA MEMÓRIA E DA ANCESTRALIDADE. ENTRE OS OBJETIVOS ESPECÍFICOS, BUSCOU APRESENTAR AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO BRASIL, CONSTITUÍDA PELOS TRÊS PILARES DA FORMAÇÃO SÓCIO-HISTÓRICA BRASILEIRA: OS POVOS ORIGINÁRIOS; OS PORTUGUESES E OS AFRICANOS, APOIADA NO PENSAMENTO DE FAUSTO (2006); RODRIGUES (1988) E RIBEIRO (2004). AINDA SE APROPRIOU DOS VALORES CIVILIZATÓRIOS AFRICANOS PARA EXPLICITAR A IMPORTÂNCIA DA ORALIDADE E OS SABERES ANCESTRAIS NA CULTURA AFRICANA E POR FIM, IDENTIFICAR JOGOS E BRINCADEIRAS QUE POSSAM SER REPRODUZIDAS EM AÇÕES PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS. COMO RESULTADO, ESPERA-SE CONTRIBUIR COM REFLEXÕES SOBRE COMO PRÁTICAS INTEGRADORAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL PODEM POTENCIALIZAR AS DISCUSSÕES ÉTNICO-RACIAIS, SOBRETUDO, O RESPEITO E A TOLERÂNCIA À DIVERSIDADE CULTURAL.