UMA REFLEXÃO SOBRE O USO DE TICS PARA O ENSINO DE QUÍMICA DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 81461 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 2833 "inscrito_id" => 1392 "titulo" => "UMA REFLEXÃO SOBRE O USO DE TICS PARA O ENSINO DE QUÍMICA DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19" "resumo" => "A EDUCAÇÃO BRASILEIRA, SEM DUVIDAS VEM PASSANDO POR MUDANÇAS SIGNIFICATIVAS COM A ATUAL SITUAÇÃO DE COVID-19. TANTO ALUNOS COMO PROFESSORES PRECISARAM SE ADAPTAR A UMA NOVA REALIDADE DE SALA DE AULA, ESSE PROCESSO, NÃO FOI ALGO SIMPLES PARA AMBAS AS PARTES JÁ QUE OS MESMOS NÃO POSSUÍAM O USO CONSTANTE DOS TIC’S EM SALA DE AULA, O QUE, DIFICULTOU BASTANTE EM TODO O PROCESSO. O OBJETIVO GERAL DESSE PROJETO É ESTUDAR O USO DE TECNOLOGIAS PARA O ENSINO DE QUÍMICA DURANTE A PANDEMIA. JÁ O NOSSO OBJETIVO ESPECIFICO TRATA-SE DE: IDENTIFICAR AS CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES SOBRE O USO DAS TECNOLOGIAS; IDENTIFICAR AS PERCEPÇÕES DOS ESTUDANTES A CERCA DA APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS COM O USO DE TIC’S. A METODOLOGIA UTILIZADA TEM CARACTERÍSTICA QUALITATIVA E EXPLORATÓRIA DE CAMPO, CUJOS SUJEITOS SÃO OS ALUNOS E PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DE ESCOLAS CIRCUNVIZINHAS AO IFPE-CVSA. NAS PESQUISAS REALIZADAS COM ALUNOS E PROFESSORES, AMBAS, AS PARTES AFIRMARAM QUE ACREDITAM SER POSSÍVEL A CONTINUAÇÃO DO USO DAS FERRAMENTAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO E QUE A MESMA DEVERIA SER MINISTRADA EM FORMATO HIBRIDO. OUTRO PONTO DESTACADO FOI O FATO DE COMO OS TIC’S FOI IMPORTANTES NA EDUCAÇÃO REMOTA, UMA PARTE POSITIVA É QUE, MESMO ATRAVÉS DE UMA TELA FOI POSSÍVEL DEMOSTRAR PRODUTIVIDADE NA EDUCAÇÃO JÁ QUE OS ALUNOS AFIRMAM CONSEGUIR ABSORVER OS CONTEÚDOS NESSA MODALIDADE. PORTANTO, AS MUDANÇAS FORAM NECESSÁRIAS E COM ELAS DAMOS MAIS UM PASSO NO SENTIDO DE UMA EDUCAÇÃO QUE CONDIZ COM A REALIDADE EM QUE TODOS ESTÃO INSERIDOS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO NA PANDEMIA, USO DOS TIC’S, FORMAS DE ENSINO, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA119_ID1392_04112021170215.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "AMANDA SANTOS DE ANDRADE" "autor_nome_curto" => "AMANDA ANDRADE" "autor_email" => "amandasa9988@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO CAMPUS VITÓRIA DE SANTO ANTÃO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 81461 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 2833 "inscrito_id" => 1392 "titulo" => "UMA REFLEXÃO SOBRE O USO DE TICS PARA O ENSINO DE QUÍMICA DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19" "resumo" => "A EDUCAÇÃO BRASILEIRA, SEM DUVIDAS VEM PASSANDO POR MUDANÇAS SIGNIFICATIVAS COM A ATUAL SITUAÇÃO DE COVID-19. TANTO ALUNOS COMO PROFESSORES PRECISARAM SE ADAPTAR A UMA NOVA REALIDADE DE SALA DE AULA, ESSE PROCESSO, NÃO FOI ALGO SIMPLES PARA AMBAS AS PARTES JÁ QUE OS MESMOS NÃO POSSUÍAM O USO CONSTANTE DOS TIC’S EM SALA DE AULA, O QUE, DIFICULTOU BASTANTE EM TODO O PROCESSO. O OBJETIVO GERAL DESSE PROJETO É ESTUDAR O USO DE TECNOLOGIAS PARA O ENSINO DE QUÍMICA DURANTE A PANDEMIA. JÁ O NOSSO OBJETIVO ESPECIFICO TRATA-SE DE: IDENTIFICAR AS CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES SOBRE O USO DAS TECNOLOGIAS; IDENTIFICAR AS PERCEPÇÕES DOS ESTUDANTES A CERCA DA APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS COM O USO DE TIC’S. A METODOLOGIA UTILIZADA TEM CARACTERÍSTICA QUALITATIVA E EXPLORATÓRIA DE CAMPO, CUJOS SUJEITOS SÃO OS ALUNOS E PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DE ESCOLAS CIRCUNVIZINHAS AO IFPE-CVSA. NAS PESQUISAS REALIZADAS COM ALUNOS E PROFESSORES, AMBAS, AS PARTES AFIRMARAM QUE ACREDITAM SER POSSÍVEL A CONTINUAÇÃO DO USO DAS FERRAMENTAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO E QUE A MESMA DEVERIA SER MINISTRADA EM FORMATO HIBRIDO. OUTRO PONTO DESTACADO FOI O FATO DE COMO OS TIC’S FOI IMPORTANTES NA EDUCAÇÃO REMOTA, UMA PARTE POSITIVA É QUE, MESMO ATRAVÉS DE UMA TELA FOI POSSÍVEL DEMOSTRAR PRODUTIVIDADE NA EDUCAÇÃO JÁ QUE OS ALUNOS AFIRMAM CONSEGUIR ABSORVER OS CONTEÚDOS NESSA MODALIDADE. PORTANTO, AS MUDANÇAS FORAM NECESSÁRIAS E COM ELAS DAMOS MAIS UM PASSO NO SENTIDO DE UMA EDUCAÇÃO QUE CONDIZ COM A REALIDADE EM QUE TODOS ESTÃO INSERIDOS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO NA PANDEMIA, USO DOS TIC’S, FORMAS DE ENSINO, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA119_ID1392_04112021170215.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "AMANDA SANTOS DE ANDRADE" "autor_nome_curto" => "AMANDA ANDRADE" "autor_email" => "amandasa9988@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO CAMPUS VITÓRIA DE SANTO ANTÃO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }