O PIBID TEM COMO OBJETIVO PRINCIPAL A VALORIZAÇÃO DA DOCÊNCIA E A APROXIMAÇÃO DOS FUTUROS PROFESSORES
COM O AMBIENTE ESCOLAR, OFERECENDO BOLSAS DE ESTÁGIO PARA A REALIZAÇÃO DE SEUS OBJETIVOS. A UNIÃO DOS
FUTUROS DOCENTES, COM A ORIENTAÇÃO DO SEU PROFESSOR(A) DA LICENCIATURA E A SUPERVISÃO DO EDUCADOR(A) EM
ATUAÇÃO NAS ESCOLAS PÚBLICAS PARCEIRAS DE ENSINO BÁSICO, PROPORCIONA O DESENVOLVIMENTO DE
CONHECIMENTOS ACERCA DAS REALIDADES ESCOLARES, CONTRIBUINDO PARA A ELABORAÇÃO E EVOLUÇÃO DE DIDÁTICAS
MAIS EFICAZES. NESSE SENTIDO, ESTA PRODUÇÃO BUSCA EVIDENCIAR AS IMPORTÂNCIAS DO PIBID PARA OS ALUNOS
DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA, VISTO QUE COMPREENDE A SUA NECESSIDADE PARA CONSTRUÇÃO DE
PRÁTICAS DOCENTES PROVEITOSAS. PORTANTO, BUSCOU-SE ENTENDER AS CONTRIBUIÇÕES POSITIVAS DO PROGRAMA PARA
A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA, PARA ENTENDER AS AÇÕES QUE POSSIBILITAM A ESSES UMA
COMPREENSÃO MELHOR DAS NECESSIDADES DOS ALUNOS, VISANDO QUE ESSA PERCEPÇÃO RESULTA NA MELHORIA DA
ELABORAÇÃO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS A SEREM REALIZADAS. DESSA FORMA, AS AÇÕES ASSISTIDAS E ORIENTADAS
POR MEIO DO PIBID, DESENCADEIAM EXPERIÊNCIAS QUE PROPORCIONARÃO AOS FUTUROS DOCENTES DA MATEMÁTICA
A EFETIVAÇÃO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR ATRAVÉS DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM.