A PERSPECTIVA DOS MULTILETRAMENTOS: A UTILIZAÇÃO DO ACERVO TECNOLÓGICO NA EDUCAÇÃO DE SURDOS
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 81672 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 3085 "inscrito_id" => 2140 "titulo" => "A PERSPECTIVA DOS MULTILETRAMENTOS: A UTILIZAÇÃO DO ACERVO TECNOLÓGICO NA EDUCAÇÃO DE SURDOS" "resumo" => "ESTE ARTIGO É UM RELATO DE ESTUDO REALIZADO EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DA REDE PÚBLICA DO SEMIÁRIDO POTIGUAR, COM O INTUITO DE MOSTRAR COMO OS MULTILETRAMENTOS E OS LETRAMENTOS DIGITAIS (ROJO; MOURA, 2012) PODEM SER EXPLORADOS PARA OTIMIZAR A EDUCAÇÃO DE SURDOS, NA MODALIDADE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA), CONFORME REGULAMENTA A LDB (BRASIL, 1996). CONSIDERANDO QUE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA (KASSAR, 1995) CONSTITUI UM DOS DESAFIOS DOS NOSSOS TEMPOS, O PRESENTE TRABALHO TENTA REFLETIR SOBRE A ATUAL EDUCAÇÃO DE SURDOS (SANTOS, BORDAS, 2019), BEM COMO O PASSADO DESSA HISTÓRIA QUE GEROU AS CONDIÇÕES DE SEU ESTADO ATUAL, ALÉM DO PAPEL DA EJA NA REPARAÇÃO DE LACUNAS EDUCACIONAIS DESSE PÚBLICO E COMO AS FERRAMENTAS DIGITAIS TÊM SE MOSTRADO UM RECURSO DIDÁTICO VALIOSO PARA ESSA ÁREA, UMA VEZ QUE POTENCIALIZAM A EXPLORAÇÃO DO ASPECTO VISUAL, CAPITAL PARA A CULTURA SURDA. A METODOLOGIA DO TRABALHO CONSISTE EM UM ESTUDO DE CASO REALIZADO POR MEIO DA OBSERVAÇÃO DE DUAS AULAS NA SALA DA EJA NA ESCOLA MUNICIPAL JONAS GURGEL, LOCALIZADA EM CARAÚBAS-RN. É FATOR ALARMANTE QUE MUITOS SURDOS ACABAM POR ABANDONAR A ESCOLA OU ATÉ MESMO NÃO CHEGAM A FREQUENTÁ-LA, POR DIVERSOS FATORES, DESDE QUESTÕES CULTURAIS A QUESTÕES ESTRUTURAIS DAS PRÓPRIAS ESCOLAS, COMO AUSÊNCIA DE PESSOAL QUALIFICADO PARA PROMOVER A DEVIDA INCLUSÃO DESSE PÚBLICO. TARDIAMENTE, COMO FORMA DE REMEDIAÇÃO, PARTE DESSES INDIVÍDUOS PROCURAM A EJA PARA SE PROFISSIONALIZAR. A EXPLORAÇÃO DOS MULTILETRAMENTOS, SOBRETUDO POR MEIO DE RECURSOS DIGITAIS, DEMONSTROU SER UMA FORMA DE MOTIVÁ-LOS A CONTINUAR NOS ESTUDOS, DE PROMOVER MAIOR INTERAÇÃO PROFESSOR-ALUNOS, PERMITINDO-LHES ABRIR NOVOS HORIZONTES." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA, EDUCAÇÃO DE SURDOS, MULTILETRAMENTOS, ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS, RECURSOS DIGITAIS." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA110_ID2140_05112021235325.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FÁTIMA MILIANE SILVA MACIEL" "autor_nome_curto" => "MILIANE MACIEL" "autor_email" => "milianemaciel19@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO (UFERSA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 81672 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 3085 "inscrito_id" => 2140 "titulo" => "A PERSPECTIVA DOS MULTILETRAMENTOS: A UTILIZAÇÃO DO ACERVO TECNOLÓGICO NA EDUCAÇÃO DE SURDOS" "resumo" => "ESTE ARTIGO É UM RELATO DE ESTUDO REALIZADO EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DA REDE PÚBLICA DO SEMIÁRIDO POTIGUAR, COM O INTUITO DE MOSTRAR COMO OS MULTILETRAMENTOS E OS LETRAMENTOS DIGITAIS (ROJO; MOURA, 2012) PODEM SER EXPLORADOS PARA OTIMIZAR A EDUCAÇÃO DE SURDOS, NA MODALIDADE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA), CONFORME REGULAMENTA A LDB (BRASIL, 1996). CONSIDERANDO QUE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA (KASSAR, 1995) CONSTITUI UM DOS DESAFIOS DOS NOSSOS TEMPOS, O PRESENTE TRABALHO TENTA REFLETIR SOBRE A ATUAL EDUCAÇÃO DE SURDOS (SANTOS, BORDAS, 2019), BEM COMO O PASSADO DESSA HISTÓRIA QUE GEROU AS CONDIÇÕES DE SEU ESTADO ATUAL, ALÉM DO PAPEL DA EJA NA REPARAÇÃO DE LACUNAS EDUCACIONAIS DESSE PÚBLICO E COMO AS FERRAMENTAS DIGITAIS TÊM SE MOSTRADO UM RECURSO DIDÁTICO VALIOSO PARA ESSA ÁREA, UMA VEZ QUE POTENCIALIZAM A EXPLORAÇÃO DO ASPECTO VISUAL, CAPITAL PARA A CULTURA SURDA. A METODOLOGIA DO TRABALHO CONSISTE EM UM ESTUDO DE CASO REALIZADO POR MEIO DA OBSERVAÇÃO DE DUAS AULAS NA SALA DA EJA NA ESCOLA MUNICIPAL JONAS GURGEL, LOCALIZADA EM CARAÚBAS-RN. É FATOR ALARMANTE QUE MUITOS SURDOS ACABAM POR ABANDONAR A ESCOLA OU ATÉ MESMO NÃO CHEGAM A FREQUENTÁ-LA, POR DIVERSOS FATORES, DESDE QUESTÕES CULTURAIS A QUESTÕES ESTRUTURAIS DAS PRÓPRIAS ESCOLAS, COMO AUSÊNCIA DE PESSOAL QUALIFICADO PARA PROMOVER A DEVIDA INCLUSÃO DESSE PÚBLICO. TARDIAMENTE, COMO FORMA DE REMEDIAÇÃO, PARTE DESSES INDIVÍDUOS PROCURAM A EJA PARA SE PROFISSIONALIZAR. A EXPLORAÇÃO DOS MULTILETRAMENTOS, SOBRETUDO POR MEIO DE RECURSOS DIGITAIS, DEMONSTROU SER UMA FORMA DE MOTIVÁ-LOS A CONTINUAR NOS ESTUDOS, DE PROMOVER MAIOR INTERAÇÃO PROFESSOR-ALUNOS, PERMITINDO-LHES ABRIR NOVOS HORIZONTES." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA, EDUCAÇÃO DE SURDOS, MULTILETRAMENTOS, ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS, RECURSOS DIGITAIS." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA110_ID2140_05112021235325.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FÁTIMA MILIANE SILVA MACIEL" "autor_nome_curto" => "MILIANE MACIEL" "autor_email" => "milianemaciel19@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO (UFERSA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }