PROTÓTIPO DE UM REPOSITÓRIO VIRTUAL DE “TIRINHAS” PARA AULAS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 81361 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 2626 "inscrito_id" => 8655 "titulo" => "PROTÓTIPO DE UM REPOSITÓRIO VIRTUAL DE “TIRINHAS” PARA AULAS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA" "resumo" => "ESTA PESQUISA TEM COMO OBJETIVO A ELABORAÇÃO DE UMA FERRAMENTA DIGITAL DE AUXÍLIO A PROFESSORES(AS) DAS ÁREAS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA (CN) POR MEIO DA UTILIZAÇÃO DE TIRAS CÔMICAS (TIRINHAS) NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. A PRESENTE PESQUISA JUSTIFICA-SE PELO FATO DE OS PROFESSORES(AS) DAS ÁREAS DE CN MUITAS VEZES ENCONTRAREM OBSTÁCULOS PARA QUE O ENSINO DOS CONTEÚDOS CONSIDERADOS “MAIS DIFÍCEIS” PELOS ALUNOS SE TORNE EFETIVO. ENTRE AS INÚMERAS PROPOSTAS METODOLÓGICAS EXISTENTES PARA MELHORAR O ENSINO DE CN, EVITANDO UMA DEPENDÊNCIA FUNDAMENTAL DE TEXTOS, SEM, CONTUDO, TORNÁ-LO REDUCIONISTA, SERIA A INCORPORAÇÃO DO HIPERGÊNERO HISTÓRIAS EM QUADRINHOS (HQS) COMO FORMA DE AUXILIAR O APRENDIZADO NESSA ÁREA DE ENSINO. A PRINCIPAL FUNÇÃO DESTE PROTÓTIPO É O DESENVOLVIMENTO DE UMA FERRAMENTA DIGITAL QUE POSSA APRESENTAR UMA ALTERNATIVA DE FÁCIL ACESSO PARA QUE PROFESSORES(AS) E ESTUDANTES CONSIGAM UTILIZAR DESSE MEIO LÚDICO PARA FACILITAR O ENTENDIMENTO E A APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS, QUESTÃO EVIDENCIADA PELOS ESTUDOS REMOTOS. O PROTÓTIPO ALPHA DA FERRAMENTA DIGITAL FOI CRIADO A PARTIR DO “WIX.COM”, EM RAZÃO DA FACILIDADE DE MANUSEIO E DA CLAREZA DE FERRAMENTAS. O LAYOUT E ASSETS DO SITE SEGUIRAM A SEGUINTE DISPOSIÇÃO: [A] BARRA DE PÁGINAS; [B] BARRA DE MATÉRIAS DAS DISCIPLINAS DE CN; [C] BARRA DE PESQUISA COMPOSTA POR: [C1] MARCADORES (TAGS) E [C2] SUGESTÕES; [D] ÚLTIMAS ADICIONADAS. CONCLUI-SE QUE, PARA QUE OCORRA A FINALIZAÇÃO DA FERRAMENTA DIGITAL, SERÁ NECESSÁRIA A MUDANÇA DO PROTÓTIPO, VISTO QUE O ATUAL É DEMASIADAMENTE SIMPLÓRIO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "TIRAS CÔMICAS, CIÊNCIAS DA NATUREZA, FERRAMENTA DIGITAL, ENSINO, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA116_ID8655_20102021150202.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VICTOR JOÃO DA ROCHA MAIA SANTOS" "autor_nome_curto" => "VICTOR MAIA SANTOS" "autor_email" => "victor.jrms@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 81361 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 2626 "inscrito_id" => 8655 "titulo" => "PROTÓTIPO DE UM REPOSITÓRIO VIRTUAL DE “TIRINHAS” PARA AULAS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA" "resumo" => "ESTA PESQUISA TEM COMO OBJETIVO A ELABORAÇÃO DE UMA FERRAMENTA DIGITAL DE AUXÍLIO A PROFESSORES(AS) DAS ÁREAS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA (CN) POR MEIO DA UTILIZAÇÃO DE TIRAS CÔMICAS (TIRINHAS) NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. A PRESENTE PESQUISA JUSTIFICA-SE PELO FATO DE OS PROFESSORES(AS) DAS ÁREAS DE CN MUITAS VEZES ENCONTRAREM OBSTÁCULOS PARA QUE O ENSINO DOS CONTEÚDOS CONSIDERADOS “MAIS DIFÍCEIS” PELOS ALUNOS SE TORNE EFETIVO. ENTRE AS INÚMERAS PROPOSTAS METODOLÓGICAS EXISTENTES PARA MELHORAR O ENSINO DE CN, EVITANDO UMA DEPENDÊNCIA FUNDAMENTAL DE TEXTOS, SEM, CONTUDO, TORNÁ-LO REDUCIONISTA, SERIA A INCORPORAÇÃO DO HIPERGÊNERO HISTÓRIAS EM QUADRINHOS (HQS) COMO FORMA DE AUXILIAR O APRENDIZADO NESSA ÁREA DE ENSINO. A PRINCIPAL FUNÇÃO DESTE PROTÓTIPO É O DESENVOLVIMENTO DE UMA FERRAMENTA DIGITAL QUE POSSA APRESENTAR UMA ALTERNATIVA DE FÁCIL ACESSO PARA QUE PROFESSORES(AS) E ESTUDANTES CONSIGAM UTILIZAR DESSE MEIO LÚDICO PARA FACILITAR O ENTENDIMENTO E A APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS, QUESTÃO EVIDENCIADA PELOS ESTUDOS REMOTOS. O PROTÓTIPO ALPHA DA FERRAMENTA DIGITAL FOI CRIADO A PARTIR DO “WIX.COM”, EM RAZÃO DA FACILIDADE DE MANUSEIO E DA CLAREZA DE FERRAMENTAS. O LAYOUT E ASSETS DO SITE SEGUIRAM A SEGUINTE DISPOSIÇÃO: [A] BARRA DE PÁGINAS; [B] BARRA DE MATÉRIAS DAS DISCIPLINAS DE CN; [C] BARRA DE PESQUISA COMPOSTA POR: [C1] MARCADORES (TAGS) E [C2] SUGESTÕES; [D] ÚLTIMAS ADICIONADAS. CONCLUI-SE QUE, PARA QUE OCORRA A FINALIZAÇÃO DA FERRAMENTA DIGITAL, SERÁ NECESSÁRIA A MUDANÇA DO PROTÓTIPO, VISTO QUE O ATUAL É DEMASIADAMENTE SIMPLÓRIO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "TIRAS CÔMICAS, CIÊNCIAS DA NATUREZA, FERRAMENTA DIGITAL, ENSINO, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA116_ID8655_20102021150202.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VICTOR JOÃO DA ROCHA MAIA SANTOS" "autor_nome_curto" => "VICTOR MAIA SANTOS" "autor_email" => "victor.jrms@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }