EDUCAÇÃO DE SURDOS E PANDEMIA DE COVID-19: UMA
REVISÃO SISTEMÁTICA ACERCA DAS QUESTÕES QUE
PERMEIAM A REALIDADE DO ENSINO REMOTO
"2021-12-07 14:48:52" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 81767 "edicao_id" => 187 "trabalho_id" => 259 "inscrito_id" => 575 "titulo" => """ EDUCAÇÃO DE SURDOS E PANDEMIA DE COVID-19: UMA \r\n REVISÃO SISTEMÁTICA ACERCA DAS QUESTÕES QUE \r\n PERMEIAM A REALIDADE DO ENSINO REMOTO """ "resumo" => """ O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO PRINCIPAL INVESTIGAR POR MEIO DE UMA REVISÃO SISTEMÁTICA, O QUE \r\n TEM SIDO PRODUZIDO NO BRASIL SOBRE A EDUCAÇÃO DE SURDOS NOS ANOS DE 2020 E 2021 DURANTE A PANDEMIA \r\n DE COVID-19. OS OBJETIVOS ESPECÍFICOS FORAM: FAZER UM LEVANTAMENTO NO GOOGLE ACADÊMICO E NO \r\n YOUTUBE POR MATERIAIS QUE ABORDEM A EDUCAÇÃO DE SURDOS NA PANDEMIA DE COVID-19; CARACTERIZAR OS \r\n TEMAS ABORDADOS PELAS PRODUÇÕES; REFLETIR SOBRE A EDUCAÇÃO REMOTA DE SURDOS. A PESQUISA TEM CARÁTER \r\n QUALITATIVO DO TIPO REVISÃO SISTEMÁTICA, O MATERIAL FOI COLETADO NO GOOGLE ACADÊMICO E NA PLATAFORMA \r\n YOUTUBE, E ANALISADO A PARTIR DE UMA CATEGORIZAÇÃO TEMÁTICA DOS ASSUNTOS ABORDADOS E POSTERIOR \r\n ANÁLISE DESSE CONTEÚDO. OS RESULTADOS APONTARAM QUE OS PRINCIPAIS TEMAS ABORDADOS FORAM: \r\n ACESSIBILIDADE, DIREITO A EDUCAÇÃO, RELAÇÕES FAMILIARES, FORMAÇÃO PROFISSIONAL, ENTRE OUTROS. FICOU \r\n EVIDENTE QUE O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE PESSOAS SURDAS FOI PREJUDICADO POR LIMITAÇÕES \r\n COMUNICATIVAS, PELA INADEQUADA FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS ENVOLVIDOS E PELA FALTA DE CONHECIMENTO \r\n PEDAGÓGICOS TIDOS PELA FAMÍLIA. NA CONCLUSÃO, CONSTATA-SE QUE A EDUCAÇÃO DE SURDOS DURANTE A \r\n PANDEMIA APRESENTA MUITOS DESAFIOS QUE ANTECEDEM O MOMENTO PANDÊMICO E QUE TÊM SE AGRAVADO NO \r\n PERÍODO ATUAL. MUITOS PROBLEMAS OBSERVADOS FORAM AGRAVADOS E DEMANDAM MAIOR REFLEXÃO E AÇÃO POR \r\n PARTE DA COMUNIDADE ESCOLAR, BEM COMO DA SOCIEDADE EM GERAL. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 07: Educação de Surdos" "palavra_chave" => "PANDEMIA COVID-19, EDUCAÇÃO DE SURDOS, ENSINO REMOTO, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV156_MD1_SA7_ID575_20102021200607.pdf" "created_at" => "2022-01-10 09:42:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LETÍCIA DE SOUSA NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "SOUSA" "autor_email" => "sousa280leticia@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do IV CINTEDI 2021" "edicao_evento" => "IV Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "61af9e84b8b57_07122021144852.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-12-07 14:48:52" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 81767 "edicao_id" => 187 "trabalho_id" => 259 "inscrito_id" => 575 "titulo" => """ EDUCAÇÃO DE SURDOS E PANDEMIA DE COVID-19: UMA \r\n REVISÃO SISTEMÁTICA ACERCA DAS QUESTÕES QUE \r\n PERMEIAM A REALIDADE DO ENSINO REMOTO """ "resumo" => """ O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO PRINCIPAL INVESTIGAR POR MEIO DE UMA REVISÃO SISTEMÁTICA, O QUE \r\n TEM SIDO PRODUZIDO NO BRASIL SOBRE A EDUCAÇÃO DE SURDOS NOS ANOS DE 2020 E 2021 DURANTE A PANDEMIA \r\n DE COVID-19. OS OBJETIVOS ESPECÍFICOS FORAM: FAZER UM LEVANTAMENTO NO GOOGLE ACADÊMICO E NO \r\n YOUTUBE POR MATERIAIS QUE ABORDEM A EDUCAÇÃO DE SURDOS NA PANDEMIA DE COVID-19; CARACTERIZAR OS \r\n TEMAS ABORDADOS PELAS PRODUÇÕES; REFLETIR SOBRE A EDUCAÇÃO REMOTA DE SURDOS. A PESQUISA TEM CARÁTER \r\n QUALITATIVO DO TIPO REVISÃO SISTEMÁTICA, O MATERIAL FOI COLETADO NO GOOGLE ACADÊMICO E NA PLATAFORMA \r\n YOUTUBE, E ANALISADO A PARTIR DE UMA CATEGORIZAÇÃO TEMÁTICA DOS ASSUNTOS ABORDADOS E POSTERIOR \r\n ANÁLISE DESSE CONTEÚDO. OS RESULTADOS APONTARAM QUE OS PRINCIPAIS TEMAS ABORDADOS FORAM: \r\n ACESSIBILIDADE, DIREITO A EDUCAÇÃO, RELAÇÕES FAMILIARES, FORMAÇÃO PROFISSIONAL, ENTRE OUTROS. FICOU \r\n EVIDENTE QUE O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE PESSOAS SURDAS FOI PREJUDICADO POR LIMITAÇÕES \r\n COMUNICATIVAS, PELA INADEQUADA FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS ENVOLVIDOS E PELA FALTA DE CONHECIMENTO \r\n PEDAGÓGICOS TIDOS PELA FAMÍLIA. NA CONCLUSÃO, CONSTATA-SE QUE A EDUCAÇÃO DE SURDOS DURANTE A \r\n PANDEMIA APRESENTA MUITOS DESAFIOS QUE ANTECEDEM O MOMENTO PANDÊMICO E QUE TÊM SE AGRAVADO NO \r\n PERÍODO ATUAL. MUITOS PROBLEMAS OBSERVADOS FORAM AGRAVADOS E DEMANDAM MAIOR REFLEXÃO E AÇÃO POR \r\n PARTE DA COMUNIDADE ESCOLAR, BEM COMO DA SOCIEDADE EM GERAL. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 07: Educação de Surdos" "palavra_chave" => "PANDEMIA COVID-19, EDUCAÇÃO DE SURDOS, ENSINO REMOTO, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV156_MD1_SA7_ID575_20102021200607.pdf" "created_at" => "2022-01-10 09:42:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LETÍCIA DE SOUSA NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "SOUSA" "autor_email" => "sousa280leticia@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do IV CINTEDI 2021" "edicao_evento" => "IV Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "61af9e84b8b57_07122021144852.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-12-07 14:48:52" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }