PENSAR E TRATAR SOBRE QUESTÕES HISTÓRICAS ACERCA DA INFÂNCIA NO BRASIL NÃO É TAREFA FÁCIL E ESSA COMPLEXIDADE SE DÁ PELO FATO DE O NOSSO PAÍS SER MULTIÉTNICO. ESSE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO REFLETIR SOBRE O PROCESSO INICIAL DE FORMAÇÃO DA INFÂNCIA BRASILEIRA ASSOCIADO ÀS RELAÇÕES LÚDICAS DA CRIANÇA E A EDUCAÇÃO. A METODOLOGIA ESCOLHIDA PARTIU DA ABORDAGEM QUALITATIVA, COM CARACTERÍSTICAS DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL. FORAM CONSULTADOS LIVROS, PESQUISAS PUBLICADAS NO BANCO DE DADOS DA CAPES, ARTIGOS PUBLICADOS EM SITES DE PERIÓDICOS CIENTÍFICOS ESPECIALIZADOS NA ABORDAGEM HISTÓRICA EDUCACIONAL E DOCUMENTOS HISTÓRICOS RELACIONADOS À INFÂNCIA BRASILEIRA DIVULGADOS COMO DOMÍNIO PÚBLICO. CONCLUÍMOS QUE A INVESTIGAÇÃO HISTÓRICA SOBRE O PROCESSO DE FORMAÇÃO INICIAL DA INFÂNCIA NO BRASIL É UM CAMPO MUITO RICO PARA QUE POSSAMOS RECONHECER AS CRIANÇAS COMO CIDADÃOS DE DIREITOS NA ATUALIDADE. EXISTEM MUITAS CONQUISTAS RECENTES, MAS MUITO AINDA PRECISAMOS CAMINHAR PARA RECONHECER QUE AS CRIANÇAS SÃO CAPAZES DE OPINAR E INTERVIR SOBRE SUA REALIDADE. DESSA FORMA, CONTRIBUIREMOS PARA QUE OCORRA O QUE PAULO FREIRE CHAMAVA DE “PEDAGOGIA FUNDADA NA ÉTICA”: UMA PEDAGOGIA PAUTADA NO RESPEITO À DIGNIDADE E À AUTONOMIA DOS EDUCANDOS, INDEPENDENTEMENTE DA IDADE E DE QUAL CONTEXTO HISTÓRICO ELES ESTÃO INSERIDOS.