NESTE TRABALHO, USAMOS A PESQUISA APLICADA DESCRITIVA PARA APRESENTAR UMA ATIVIDADE PRÁTICA EXPERIMENTAL DE CINEMÁTICA REALIZADA COM ALUNOS DA 1° SÉRIE DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE JUAZEIRO NA BAHIA. AS ATIVIDADES EXPERIMENTAIS FORAM ORIENTADAS DE FORMA ONLINE PELO PROFESSOR, OBEDECENDO OS PROTOCOLOS DE BIOSSEGURANÇA EM SUA EXECUÇÃO. INICIALMENTE BUSCAMOS ENVOLVER OS ALUNOS NA DETERMINAÇÃO DA RAPIDEZ COM QUE UM CORPO SE DESLOCAVA DE UM PONTO A OUTRO, PARA FAMILIARIZÁ-LOS COM O CONCEITO DE VELOCIDADE MÉDIA NO MOVIMENTO RETILÍNEO E UNIFORME (M.R.U). OS PARÂMETROS MEDIDOS FORAM TEMPO GASTO NO PERCURSO (T) E NÚMERO DE PASSOS DADOS (D) NO MESMO TRAJETO, DESDE QUE O TEMPO MEDIDO NÃO FOSSE INFERIOR A UM MINUTO, PARA QUE SE PUDESSE PERCEBER O M.R.U EM EXECUÇÃO. OS ALUNOS PUDERAM CALCULAR A RAPIDEZ COM QUE OS PASSOS ERAM DADOS (VELOCIDADE MÉDIA) NO TRAJETO CONSIDERADO. TAMBÉM PUDERAM CONSTRUIR SEUS RESPECTIVOS GRÁFICOS DE MOVIMENTO, COM POSIÇÃO (S) E VELOCIDADE (V) EM FUNÇÃO DO TEMPO GASTO (T), PELO USO DA FUNÇÃO HORÁRIA DO CORPO, DADA PELA EXPRESSÃO S = S0 + V.T ATRAVÉS DO SOFTWARE MODELLUS. ESSA FUNÇÃO FOI MELHOR COMPREENDIDA PELOS ALUNOS ENVOLVIDOS NO TOCANTE A RELAÇÃO DE PREVISIBILIDADE DA POSIÇÃO DO MÓVEL EM UM DADO INSTANTE E SUA APLICAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DOS GRÁFICOS. O EXPERIMENTO PROPORCIONOU UM AMBIENTE DE DISCUSSÕES FAVORÁVEIS AO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE SITUAÇÕES-PROBLEMAS DE CINEMÁTICA. DESTA FORMA, ESSA ATIVIDADE PRÁTICA SERVIU DE FERRAMENTA ESTRATÉGICA DIDÁTICA NA CONSTRUÇÃO DE COMPETÊNCIAS PROCEDIMENTAIS DOS ALUNOS.