SANTOS, Rosana Maria Dos. . E-book VII CONEDU 2021 - Vol 02... Campina Grande: Realize Editora, 2022. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/82135>. Acesso em: 21/11/2024 10:52
O ARTIGO TEM POR OBJETIVO ANALISAR A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL E COMO OCORREU O PROCESSO DE CRIAÇÃO DA LEI 10.639/03 SEUS REFERENCIAIS TEÓRICOS. O TEMA DIALOGA COM UMA REINTERPRETAÇÃO EPISTEMOLÓGICA DO ENSINO HISTÓRICO PAUTADO PELA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, BUSCANDO PERCEBER AS CONTRADIÇÕES FORMATIVAS E A NECESSIDADE DE REELABORAR A FORMA DE ENSINAR E APRENDER PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS. A LEI Nº 10.639/2003 QUE TORNOU OBRIGATÓRIO O ENSINO DA HISTÓRIA E DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA FOI UM PASSO IMPORTANTE PARA AS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS, UMA VEZ QUE SE PROPÕEM A PRATICAR UMA EDUCAÇÃO DESCOLONIZANTE, E BUSCAM REPARAR DÉCADAS DE AUSÊNCIA DE NARRATIVAS NEGRAS NOS CURRÍCULOS ESCOLARES. PRECISAMOS DE UMA EDUCAÇÃO NÃO DISCRIMINATÓRIA E QUE PROPORCIONE A PRESENÇA DO NEGRO NÃO APENAS NA ESCOLA, MAS QUE POSSA SER CAPAZ DE INSERIR SUA CULTURA E ESTIMA DENTRO DOS CONTEÚDOS ESCOLARES, PARA QUE ASSIM A SOCIEDADE, E PRINCIPALMENTE AS FUTURAS GERAÇÕES, POSSAM TER O CONHECIMENTO DA IMPORTÂNCIA DO NEGRO PARA A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NACIONAL. A RESPONSABILIDADE HISTÓRICA DE EQUALIZAR AS ATROCIDADES COMETIDAS CONTRA A CULTURA AFRO-BRASILEIRA CONVOCA OS FUTUROS PROFESSORES/AS A PENSAR NUMA PROPOSTA PEDAGÓGICA SUBVERSIVA, ISTO É, QUE ROMPA COM A SUPOSTA JUSTIFICATIVA DO PRECONCEITO E EXCLUSÃO DO NEGRO. PALAVRAS – CHAVE: CURRÍCULO, ENSINO DE HISTÓRIA, CULTURA AFRO-BRASILEIRA, LEI 10.639/03