LINGUAGEM, LETRAMENTO E RACIOCÍNIO MATEMÁTICO:
BREVES APONTAMENTOS
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 82474 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 1185 "inscrito_id" => 4559 "titulo" => """ LINGUAGEM, LETRAMENTO E RACIOCÍNIO MATEMÁTICO:\r\n BREVES APONTAMENTOS """ "resumo" => """ ESTE TRABALHO É PROVENIENTE DE DISCUSSÕES FEITAS NA DISCIPLINA DE “ABORDAGENS TEÓRICO -\r\n METODOLÓGICAS DO ENSINO DE MATEMÁTICA ESCOLAR”, DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA,\r\n DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ. TRATA-SE DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA DE ABORDAGEM QUALITATIVA\r\n E BUSCA MOSTRAR A IMPORTÂNCIA DA LINGUAGEM E DO LETRAMENTO MATEMÁTICO NAS SÉRIES INICIAIS DO\r\n ENSINO FUNDAMENTAL, COM O OBJETIVO DE DESPERTAR O INTERESSE DO ALUNO NA APLICAÇÃO DOS CONCEITOS\r\n MATEMÁTICOS, SUA UTILIZAÇÃO DENTRO DA SALA DE AULA E NO COTIDIANO DO ESTUDANTE FORA DA ESCOLA. PARA\r\n FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA, NOS BASEAMOS EM AUTORES COMO ABBAGNANO(2007), CANAVARRO E\r\n PINTO(2012), BOALER E WILLIAMS(2018), NA BNCC (2017) E PCN (1997). DESTA FORMA, O TRABALHO\r\n FOI ESCRITO PENSANDO NOS MODOS DE APLICAÇÃO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA, COM ÊNFASE NO\r\n DESPERTAR DO INTERESSE DO ALUNO EM APRENDER E UTILIZAR OS CONCEITOS MATEMÁTICOS DE FORMA\r\n AGRADÁVEL, DEIXANDO DE LADO O CARÁTER ENFADONHO DA MATEMÁTICA, QUE CRIA UM BLOQUEIO NA\r\n APRENDIZAGEM DESTA DISCIPLINA. E ASSIM, CONTRIBUIR PARA UM APRENDIZADO MAIS COMPLETO, QUE BUSCA\r\n O DESPERTAR DO SUJEITO CRÍTICO E INCENTIVA O AVANÇO DAS POTENCIALIDADES DO ALUNO. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "LINGUAGEM, LETRAMENTO MATEMÁTICO, ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV151_MD1_SA113_ID1874_22042021202656.pdf" "created_at" => "2022-01-17 16:16:02" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "AMANDA DA SILVA BARATA" "autor_nome_curto" => "MANDY SILVA" "autor_email" => "mandys13academico@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 82474 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 1185 "inscrito_id" => 4559 "titulo" => """ LINGUAGEM, LETRAMENTO E RACIOCÍNIO MATEMÁTICO:\r\n BREVES APONTAMENTOS """ "resumo" => """ ESTE TRABALHO É PROVENIENTE DE DISCUSSÕES FEITAS NA DISCIPLINA DE “ABORDAGENS TEÓRICO -\r\n METODOLÓGICAS DO ENSINO DE MATEMÁTICA ESCOLAR”, DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA,\r\n DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ. TRATA-SE DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA DE ABORDAGEM QUALITATIVA\r\n E BUSCA MOSTRAR A IMPORTÂNCIA DA LINGUAGEM E DO LETRAMENTO MATEMÁTICO NAS SÉRIES INICIAIS DO\r\n ENSINO FUNDAMENTAL, COM O OBJETIVO DE DESPERTAR O INTERESSE DO ALUNO NA APLICAÇÃO DOS CONCEITOS\r\n MATEMÁTICOS, SUA UTILIZAÇÃO DENTRO DA SALA DE AULA E NO COTIDIANO DO ESTUDANTE FORA DA ESCOLA. PARA\r\n FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA, NOS BASEAMOS EM AUTORES COMO ABBAGNANO(2007), CANAVARRO E\r\n PINTO(2012), BOALER E WILLIAMS(2018), NA BNCC (2017) E PCN (1997). DESTA FORMA, O TRABALHO\r\n FOI ESCRITO PENSANDO NOS MODOS DE APLICAÇÃO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA, COM ÊNFASE NO\r\n DESPERTAR DO INTERESSE DO ALUNO EM APRENDER E UTILIZAR OS CONCEITOS MATEMÁTICOS DE FORMA\r\n AGRADÁVEL, DEIXANDO DE LADO O CARÁTER ENFADONHO DA MATEMÁTICA, QUE CRIA UM BLOQUEIO NA\r\n APRENDIZAGEM DESTA DISCIPLINA. E ASSIM, CONTRIBUIR PARA UM APRENDIZADO MAIS COMPLETO, QUE BUSCA\r\n O DESPERTAR DO SUJEITO CRÍTICO E INCENTIVA O AVANÇO DAS POTENCIALIDADES DO ALUNO. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "LINGUAGEM, LETRAMENTO MATEMÁTICO, ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV151_MD1_SA113_ID1874_22042021202656.pdf" "created_at" => "2022-01-17 16:16:02" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "AMANDA DA SILVA BARATA" "autor_nome_curto" => "MANDY SILVA" "autor_email" => "mandys13academico@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }