ESTE RESUMO EXPANDIDO REPRESENTA O “RECORTE” DA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO DEFENDIDA EM 2019, QUE INVESTIGOU SOBRE AS ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS UTILIZADOS PELOS PROFESSORES DO CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL PROFESSORA ZENILDA MARIA LOPES, EM CALDAS NOVAS, GOIÁS, PARA INCENTIVAR A LEITURA EM CRIANÇAS DE CINCO ANOS DE IDADE. PARTIU-SE DO PRESSUPOSTO QUE É IMPORTANTE QUE O PROFESSOR OBSERVE O ESPAÇO ONDE ACONTECERÁ O MOMENTO DA LEITURA E IMPLEMENTE ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS PARA PROMOVÊ-LA, E QUE TAIS FATORES SEJAM ADEQUADOS AO MOMENTO, TANTO DO ENSINO QUANTO DA APRENDIZAGEM. FOI UMA PESQUISA DE ABORDAGEM MISTA E TEVE COMO INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS UM QUESTIONÁRIO ABERTO E FECHADO, APLICADO A SEIS PROFESSORAS DA INSTITUIÇÃO. EMBORA A HIPÓTESE SE CONFIRME, OS RESULTADOS DEMONSTRARAM QUE AINDA EXISTEM PROFESSORES QUE NÃO UTILIZAM ESTRATÉGIAS ENRIQUECEDORAS PARA INSTIGAR O PRAZER DA LEITURA EM CRIANÇAS DE CINCO ANOS, O QUE PERMITE AFIRMAR QUE NESSA FASE ELAS TÊM NOÇÕES BÁSICAS DE LEITURA, PORQUE AOS SEIS ANOS DE IDADE A CRIANÇA ENTRA NA EDUCAÇÃO BÁSICA OBRIGATÓRIA. NA PESQUISA REALIZADA COM OS PROFESSORES, FICOU EVIDENTE QUE ALGUNS UTILIZAM A LEITURA DE GÊNEROS VARIADOS COM FREQUÊNCIA, VERIFICANDO A IMPORTÂNCIA DESTA LEITURA NOS ANOS INICIAIS. EM RELAÇÃO À CONTRIBUIÇÃO DA LITERATURA NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DE LEITURA, OS ENTREVISTADOS FORAM UNÂNIMES EM AFIRMAR QUE A CRIANÇA, QUANDO EM CONTATO COM A LEITURA DE HISTÓRIAS, DESENVOLVE ORALIDADE, IMAGINAÇÃO, CRIATIVIDADE E PRINCIPALMENTE O GOSTO PELA LEITURA.