A UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NOS PROCESSOS EDUCATIVOS TEM SE DESTACADO COMO RECURSO PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA NOS ÚLTIMOS ANOS. DESSA FORMA, OBJETIVOU-SE COM ESTA PESQUISA ANALISAR QUAIS AS PRINCIPAIS METODOLOGIAS ATIVAS ESTÃO SENDO USADAS NO ÚLTIMO ANO PELOS DOCENTES A PARTIR DE PESQUISAS PUBLICADAS, BEM COMO TRAÇAR OS CONCEITOS DESTAS. O DESENHO DO ESTUDO É DO TIPO BIBLIOGRÁFICO; A PESQUISA FOI REALIZADA DE SETEMBRO À OUTUBRO DE 2021 NA PLATAFORMA GOOGLE SCHOLAR, E A BUSCA FOI REALIZADA COM APOIO DOS SEGUINTES TERMOS: 1. METODOLOGIA ATIVA; 2. ENSINO; 3. EDUCAÇÃO. A PARTIR DA BUSCA BIBLIOGRÁFICA POR MEIO DOS DESCRITORES UTILIZADOS E APLICAÇÃO DOS CRITÉRIOS DE INCLUSÃO FORAM SELECIONADOS OS ARTIGOS. A PARTIR DOS ESTUDOS DE 2021 ANALISADOS FOI POSSÍVEL VERIFICAR QUE 5 TIPOS DE METODOLOGIAS ATIVAS OCORRERAM, COM DESTAQUE PARA SALA DE AULA INVERTIDA, O QUE PODE ESTAR RELACIONADA COM A PANDEMIA DA COVID-19, VISTO QUE ESTE MÉTODO UTILIZA COMO PRINCIPAL RECURSO O DESENVOLVIMENTO DE PARTE DAS AULAS EM CASA. OUTROS MÉTODOS QUE OCORRERAM FORAM APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS, APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS, GAMIFICAÇÃO E JÚRI SIMULADO. CONSTATA-SE, PORTANTO, A AMPLA UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS COMO RECURSO PARA AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ANO DE 2021. SUGERE-SE PARA TRABALHOS FUTUROS QUE AS BASES DE DADOS E O ANO DE PUBLICAÇÃO SEJAM AMPLIADOS, AFIM DE ESTENDER O TAMANHO DA AMOSTRA E COM ISSO GERAR RESULTADOS MAIS COMPLETOS.