DIANTE DO CONTEXTO ATUAL, O ÂMBITO PANDÊMICO TROUXE DIVERSOS MEIOS E POSSIBILIDADES PARA FORMAÇÃO DOCENTE, NO ENTANTO, FAVORECEU TAMBÉM ENTRAVES, UMA VEZ QUE O PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM TORNOU-SE AINDA MAIS DESAFIADOR. NESSA CONJUNTURA, O PRESENTE TRABALHO, OBJETIVA APRESENTAR AS FACETAS DO MULTILETRAMENTO, DE MODO A PROPICIAR REFLEXÕES ACERCA DE UMA PEDAGOGIA PLURAL DE LETRAMENTO(S) PERANTE À PANDEMIA. AINDA HOJE, HÁ INCOMPREENSÕES ACERCA DOS CONCEITOS DE LETRAMENTO E MULTILETRAMENTO, BEM COMO DAS METODOLOGIAS ASSOCIADAS A ESSA DINÂMICA. ADEMAIS, CONFUNDE-SE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL (ERE) COM O ENSINO A DISTÂNCIA (EAD). NESSA DIREÇÃO, AO LONGO DESTE ARTIGO, SERÃO APRESENTADAS AS DISTINÇÕES E AS CARACTERÍSTICAS QUE ENVOLVEM ESSA DINÂMICA DE ENSINO. DESSE MODO, MEDIANTE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS CONSOLIDADAS ANTES DA PANDEMIA, CONSTATA-SE QUE, O DISCENTE PRECISA PARTICIPAR DIRETAMENTE DE SEU PROCESSO FORMATIVO, SENDO PROTAGONISTA NA AÇÃO DA APRENDIZAGEM, O QUE NÃO DEVERIA SER DIFERENTE NO ENSINO REMOTO, EMBORA OS ALUNOS NÃO ESTEJAM PRESENCIALMENTE NA ESCOLA. POR FIM, RESSALTA-SE QUE A NATUREZA DESTE TRABALHO É QUALITATIVA, E COMO APORTES TEÓRICOS EVIDENCIA-SE OS ESTUDOS DESENVOLVIDOS POR COPPI (2016), SOARES (2012), ROJO (2012), MORAN (2018), ENTRE OUTROS.