O LEITOR E O TEXTO EM BUSCA DA AUTONOMIA ACADÊMICA LITERÁRIA: CRIAÇÃO DE CONSTANTES DIÁLOGOS
"2022-01-26" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 83381 "edicao_id" => 188 "trabalho_id" => 11 "inscrito_id" => 58 "titulo" => "O LEITOR E O TEXTO EM BUSCA DA AUTONOMIA ACADÊMICA LITERÁRIA: CRIAÇÃO DE CONSTANTES DIÁLOGOS" "resumo" => "ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO INVESTIGAR AS CAUSAS DAS DIFICULDADES DE LEITURA, ESCRITA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO, PARA LETRAMENTO ACADÊMICO; ATRAVÉS DA ANÁLISE DE 20 ALUNOS EM FASE DE ORIENTAÇÃO MONOGRÁFICA. A ESCOLHA DO TEMA JUSTIFICA-SE PELO ALTO ÍNDICE DE ALUNOS QUE NÃO CONSEGUEM FINALIZAR O CURSO DE PEDAGOGIA APÓS O SEU TÉRMINO. O PROBLEMA ENVOLVE O QUESTIONAMENTO DO PORQUÊ DOS ALUNOS TEREM TANTA DIFICULDADE DE ESCREVER O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM PEDAGOGIA NO ISEPAM, COM AUTONOMIA. AS HIPÓTESES SE ORGANIZAM EM: FALTA DE HÁBITO DE LEITURA; AUSÊNCIA DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NO ENSINO BÁSICO E TEORIA DISTANTE DA PRÁTICA EM TODO PROCESSO EDUCACIONAL. A METODOLOGIA CARACTERIZA-SE COMO BIBLIOGRÁFICA, QUALI-QUANTITATIVA, EXPLORATÓRIA E EXPLICATIVA, EM DECORRÊNCIA DA UTILIZAÇÃO DE FONTES BIBLIOGRÁFICAS, UTILIZANDO A SUBJETIVIDADE DOS AUTORES, GERANDO DADOS NUMÉRICOS APÓS A OBSERVAÇÃO NAS ORIENTAÇÕES MONOGRÁFICAS, APROXIMANDO O FENÔMENO “LETRAMENTO ACADÊMICO” DA COMUNIDADE CIENTÍFICA, ALÉM DE BUSCAR AS CAUSAS DO FENÔMENO ESTUDADO, REGISTRANDO-OS E ANALISANDO-OS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Produção Textual em Contexto Escolar: Processo e Ensino Aprendizagem" "palavra_chave" => "LETRAMENTO ACADÊMICO, PERCEPÇÃO DE DIFICULDADE, ENSINO SUPERIOR, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV162_MD1_SA102_ID58_17082021224613.pdf" "created_at" => "2022-02-23 10:21:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARLA SARLO CARNEIRO CHRYSÓSTOMO" "autor_nome_curto" => "CARLA" "autor_email" => "carlasarlo@gmail.com" "autor_ies" => "ISEPAM" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iii-congresso-brasileiro-sobre-letramentos-e-dificuldades-de-aprendizagem" "edicao_nome" => "Anais III CONBRALE" "edicao_evento" => "III Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "61b7a4e05d25f_13122021165408.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-26" "edicao_publicada_em" => "2021-12-08 11:33:03" "publicacao_id" => 42 "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE" "publicacao_codigo" => "2594-5017" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 83381 "edicao_id" => 188 "trabalho_id" => 11 "inscrito_id" => 58 "titulo" => "O LEITOR E O TEXTO EM BUSCA DA AUTONOMIA ACADÊMICA LITERÁRIA: CRIAÇÃO DE CONSTANTES DIÁLOGOS" "resumo" => "ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO INVESTIGAR AS CAUSAS DAS DIFICULDADES DE LEITURA, ESCRITA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO, PARA LETRAMENTO ACADÊMICO; ATRAVÉS DA ANÁLISE DE 20 ALUNOS EM FASE DE ORIENTAÇÃO MONOGRÁFICA. A ESCOLHA DO TEMA JUSTIFICA-SE PELO ALTO ÍNDICE DE ALUNOS QUE NÃO CONSEGUEM FINALIZAR O CURSO DE PEDAGOGIA APÓS O SEU TÉRMINO. O PROBLEMA ENVOLVE O QUESTIONAMENTO DO PORQUÊ DOS ALUNOS TEREM TANTA DIFICULDADE DE ESCREVER O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM PEDAGOGIA NO ISEPAM, COM AUTONOMIA. AS HIPÓTESES SE ORGANIZAM EM: FALTA DE HÁBITO DE LEITURA; AUSÊNCIA DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NO ENSINO BÁSICO E TEORIA DISTANTE DA PRÁTICA EM TODO PROCESSO EDUCACIONAL. A METODOLOGIA CARACTERIZA-SE COMO BIBLIOGRÁFICA, QUALI-QUANTITATIVA, EXPLORATÓRIA E EXPLICATIVA, EM DECORRÊNCIA DA UTILIZAÇÃO DE FONTES BIBLIOGRÁFICAS, UTILIZANDO A SUBJETIVIDADE DOS AUTORES, GERANDO DADOS NUMÉRICOS APÓS A OBSERVAÇÃO NAS ORIENTAÇÕES MONOGRÁFICAS, APROXIMANDO O FENÔMENO “LETRAMENTO ACADÊMICO” DA COMUNIDADE CIENTÍFICA, ALÉM DE BUSCAR AS CAUSAS DO FENÔMENO ESTUDADO, REGISTRANDO-OS E ANALISANDO-OS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Produção Textual em Contexto Escolar: Processo e Ensino Aprendizagem" "palavra_chave" => "LETRAMENTO ACADÊMICO, PERCEPÇÃO DE DIFICULDADE, ENSINO SUPERIOR, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV162_MD1_SA102_ID58_17082021224613.pdf" "created_at" => "2022-02-23 10:21:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARLA SARLO CARNEIRO CHRYSÓSTOMO" "autor_nome_curto" => "CARLA" "autor_email" => "carlasarlo@gmail.com" "autor_ies" => "ISEPAM" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iii-congresso-brasileiro-sobre-letramentos-e-dificuldades-de-aprendizagem" "edicao_nome" => "Anais III CONBRALE" "edicao_evento" => "III Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "61b7a4e05d25f_13122021165408.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-26" "edicao_publicada_em" => "2021-12-08 11:33:03" "publicacao_id" => 42 "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE" "publicacao_codigo" => "2594-5017" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }