LITERATURA DE CORDEL: UM RECURSO PARA PERFORMANCES POÉTICAS NA SALA DE AULA
"2022-01-26" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 83200 "edicao_id" => 188 "trabalho_id" => 57 "inscrito_id" => 157 "titulo" => "LITERATURA DE CORDEL: UM RECURSO PARA PERFORMANCES POÉTICAS NA SALA DE AULA" "resumo" => "O OBJETIVO DESTA PESQUISA É PROPOR UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE LÍNGUA MATERNA AMPARANDO-SE EM PERFORMANCES POÉTICAS A PARTIR DE TEXTOS DE CORDEL. ESPECIFICAMENTE, OBJETIVAMOS DESENVOLVER UMA SEQUÊNCIA DE AULAS COM CORDÉIS DE BRÁULIO BESSA, UTILIZANDO A TEMÁTICA DO NORDESTE; DA SAUDADE; E DO AMOR, AS QUAIS OS APRENDIZES ESCOLHERÃO QUAL DECLAMAR. NESSE SENTIDO, ADAPTAMOS A LEITURA DE TEXTOS DE CORDEL, EM SALA DE AULA, PARA PUBLICAÇÃO DAS PERFORMANCES DOS ALUNOS EM FORMATO DE PODCAST, COMO UMA ESTRATÉGIA EFICAZ EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO. SUSTENTAMO-NOS NAS TEORIAS DE ZUMTHOR (1997) E (2014) QUE APRESENTAM OS ASPECTOS DA PERFORMANCE POÉTICA; DE AYALA (1987) PARA MOSTRAR A SIGNIFICÂNCIA DA CULTURA POPULAR; DE DOLZ, NOVERRAZ E SCHNEUWLY (2014) PARA A DESCRIÇÃO E FUNDAMENTAÇÃO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA. PRODUZIMOS UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA DESTINADA AO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO, VISANDO TRABALHAR COM A DECLAMAÇÃO PERFORMÁTICA DE POEMAS. CONSIDERANDO ESTES ASPECTOS, PROPOREMOS AOS ALUNOS A GRAVAÇÃO DE ÁUDIOS DECLAMANDO OS POEMAS ESCOLHIDOS PARA QUE, EM SEGUIDA, SEJAM PUBLICADOS COMO PODCAST, ADAPTANDO O FORMATO DE APRESENTAÇÕES PRESENCIAIS PARA A EXPOSIÇÃO POR MEIO DA PLATAFORMA DIGITAL PODCAST, QUE SERIAM MAIS ACESSÍVEIS E TERIAM UM GRANDE ALCANCE, TENDO EM VISTA O CONTEXTO PANDÊMICO (COVID-19) E DE ENSINO REMOTO, O QUE TORNA INVIÁVEL A APRESENTAÇÃO PARA O PÚBLICO ESCOLAR PRESENCIALMENTE. DIANTE DISSO, PODE-SE PERCEBER QUE A PROPOSTA DE AULA VISA TRABALHAR COM AS PRÁTICAS DA ORALIDADE, ATRAVÉS DA DECLAMAÇÃO DE POEMAS DE LITERATURA DE CORDEL, E COM O LETRAMENTO DIGITAL, AMPARANDO-SE NO PODCAST." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Poéticas da oralidade na sala de aula" "palavra_chave" => "CORDEL, ORALIDADE, SEQUÊNCIA DIDÁTICA, PERFORMANCES POÉTICAS, PODCAST" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV162_MD1_SA112_ID157_11102021114611.pdf" "created_at" => "2022-01-21 13:17:41" "updated_at" => "2022-02-23 09:37:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIELY OLIVEIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "DANI" "autor_email" => "daniely231199@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA - UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iii-congresso-brasileiro-sobre-letramentos-e-dificuldades-de-aprendizagem" "edicao_nome" => "Anais III CONBRALE" "edicao_evento" => "III Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "61b7a4e05d25f_13122021165408.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-26" "edicao_publicada_em" => "2021-12-08 11:33:03" "publicacao_id" => 42 "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE" "publicacao_codigo" => "2594-5017" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 83200 "edicao_id" => 188 "trabalho_id" => 57 "inscrito_id" => 157 "titulo" => "LITERATURA DE CORDEL: UM RECURSO PARA PERFORMANCES POÉTICAS NA SALA DE AULA" "resumo" => "O OBJETIVO DESTA PESQUISA É PROPOR UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE LÍNGUA MATERNA AMPARANDO-SE EM PERFORMANCES POÉTICAS A PARTIR DE TEXTOS DE CORDEL. ESPECIFICAMENTE, OBJETIVAMOS DESENVOLVER UMA SEQUÊNCIA DE AULAS COM CORDÉIS DE BRÁULIO BESSA, UTILIZANDO A TEMÁTICA DO NORDESTE; DA SAUDADE; E DO AMOR, AS QUAIS OS APRENDIZES ESCOLHERÃO QUAL DECLAMAR. NESSE SENTIDO, ADAPTAMOS A LEITURA DE TEXTOS DE CORDEL, EM SALA DE AULA, PARA PUBLICAÇÃO DAS PERFORMANCES DOS ALUNOS EM FORMATO DE PODCAST, COMO UMA ESTRATÉGIA EFICAZ EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO. SUSTENTAMO-NOS NAS TEORIAS DE ZUMTHOR (1997) E (2014) QUE APRESENTAM OS ASPECTOS DA PERFORMANCE POÉTICA; DE AYALA (1987) PARA MOSTRAR A SIGNIFICÂNCIA DA CULTURA POPULAR; DE DOLZ, NOVERRAZ E SCHNEUWLY (2014) PARA A DESCRIÇÃO E FUNDAMENTAÇÃO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA. PRODUZIMOS UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA DESTINADA AO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO, VISANDO TRABALHAR COM A DECLAMAÇÃO PERFORMÁTICA DE POEMAS. CONSIDERANDO ESTES ASPECTOS, PROPOREMOS AOS ALUNOS A GRAVAÇÃO DE ÁUDIOS DECLAMANDO OS POEMAS ESCOLHIDOS PARA QUE, EM SEGUIDA, SEJAM PUBLICADOS COMO PODCAST, ADAPTANDO O FORMATO DE APRESENTAÇÕES PRESENCIAIS PARA A EXPOSIÇÃO POR MEIO DA PLATAFORMA DIGITAL PODCAST, QUE SERIAM MAIS ACESSÍVEIS E TERIAM UM GRANDE ALCANCE, TENDO EM VISTA O CONTEXTO PANDÊMICO (COVID-19) E DE ENSINO REMOTO, O QUE TORNA INVIÁVEL A APRESENTAÇÃO PARA O PÚBLICO ESCOLAR PRESENCIALMENTE. DIANTE DISSO, PODE-SE PERCEBER QUE A PROPOSTA DE AULA VISA TRABALHAR COM AS PRÁTICAS DA ORALIDADE, ATRAVÉS DA DECLAMAÇÃO DE POEMAS DE LITERATURA DE CORDEL, E COM O LETRAMENTO DIGITAL, AMPARANDO-SE NO PODCAST." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Poéticas da oralidade na sala de aula" "palavra_chave" => "CORDEL, ORALIDADE, SEQUÊNCIA DIDÁTICA, PERFORMANCES POÉTICAS, PODCAST" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV162_MD1_SA112_ID157_11102021114611.pdf" "created_at" => "2022-01-21 13:17:41" "updated_at" => "2022-02-23 09:37:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIELY OLIVEIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "DANI" "autor_email" => "daniely231199@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA - UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iii-congresso-brasileiro-sobre-letramentos-e-dificuldades-de-aprendizagem" "edicao_nome" => "Anais III CONBRALE" "edicao_evento" => "III Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "61b7a4e05d25f_13122021165408.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-26" "edicao_publicada_em" => "2021-12-08 11:33:03" "publicacao_id" => 42 "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE" "publicacao_codigo" => "2594-5017" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }