O SUBSTANTIVO NO LIVRO DIDÁTICO: UMA ANÁLISE COMPARATIVA À LUZ DA TEORIA FUNCIONALISTA
"2022-01-26" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 83206 "edicao_id" => 188 "trabalho_id" => 44 "inscrito_id" => 72 "titulo" => "O SUBSTANTIVO NO LIVRO DIDÁTICO: UMA ANÁLISE COMPARATIVA À LUZ DA TEORIA FUNCIONALISTA" "resumo" => "ESTE ARTIGO OBJETIVA COMPARTILHAR OS RESULTADOS DA ANÁLISE DE CONTEÚDO, MAIS PRECISAMENTE OS SUBSTANTIVOS, EM DOIS LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESAS, SE LIGA NA LÍNGUA: LEITURA, PRODUÇÃO DE TEXTO E LINGUAGEM, 2018 (LD1), DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II DE ORMUNDO E SINISCALCHI, PLND DE 2020 A 2023 E, TECENDO LINGUAGENS: LÍNGUA PORTUGUESA, 2018 (LD2), TAMBÉM DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II DE OLIVEIRA E ARAÚJO DO PLND 2020 A 2023. TRATA-SE DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL, FORAM UTILIZADOS OS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS DE NEVES (2011), TRAVLAGLIA (2011), MARCUSHI (2009), KENEDY E MARTELOTTA (2003), ENTRE OUTROS ESTUDIOSOS. DENTRE OS RESULTADOS, APONTAMOS QUE LD1 SE APROXIMA DA ABORDAGEM FUNCIONALISTA AO PROPOR O ESTUDO DO SUBSTANTIVO, ATRAVÉS DE REFLEXÕES EM ATIVIDADES CONTEXTUAIS; EM CONTRAPARTIDA, LD2 TRAZ CONCEITOS E NOMENCLATURAS DE FORMA UNÍVOCA PARA O ALUNADO, SEM CONSIDERAR A INTERAÇÃO E A REFLEXÃO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Ensino Contextual de Gramática" "palavra_chave" => "FUNCIONALISMO, GRAMÁTICA, INTERAÇÃO, REFLEXÃO, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV162_MD1_SA110_ID72_05102021164734.pdf" "created_at" => "2022-01-21 13:17:41" "updated_at" => "2022-02-23 09:36:59" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GILMARQUES LOPES GOMES" "autor_nome_curto" => "GIL" "autor_email" => "gillopesq@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iii-congresso-brasileiro-sobre-letramentos-e-dificuldades-de-aprendizagem" "edicao_nome" => "Anais III CONBRALE" "edicao_evento" => "III Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "61b7a4e05d25f_13122021165408.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-26" "edicao_publicada_em" => "2021-12-08 11:33:03" "publicacao_id" => 42 "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE" "publicacao_codigo" => "2594-5017" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 83206 "edicao_id" => 188 "trabalho_id" => 44 "inscrito_id" => 72 "titulo" => "O SUBSTANTIVO NO LIVRO DIDÁTICO: UMA ANÁLISE COMPARATIVA À LUZ DA TEORIA FUNCIONALISTA" "resumo" => "ESTE ARTIGO OBJETIVA COMPARTILHAR OS RESULTADOS DA ANÁLISE DE CONTEÚDO, MAIS PRECISAMENTE OS SUBSTANTIVOS, EM DOIS LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESAS, SE LIGA NA LÍNGUA: LEITURA, PRODUÇÃO DE TEXTO E LINGUAGEM, 2018 (LD1), DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II DE ORMUNDO E SINISCALCHI, PLND DE 2020 A 2023 E, TECENDO LINGUAGENS: LÍNGUA PORTUGUESA, 2018 (LD2), TAMBÉM DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II DE OLIVEIRA E ARAÚJO DO PLND 2020 A 2023. TRATA-SE DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL, FORAM UTILIZADOS OS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS DE NEVES (2011), TRAVLAGLIA (2011), MARCUSHI (2009), KENEDY E MARTELOTTA (2003), ENTRE OUTROS ESTUDIOSOS. DENTRE OS RESULTADOS, APONTAMOS QUE LD1 SE APROXIMA DA ABORDAGEM FUNCIONALISTA AO PROPOR O ESTUDO DO SUBSTANTIVO, ATRAVÉS DE REFLEXÕES EM ATIVIDADES CONTEXTUAIS; EM CONTRAPARTIDA, LD2 TRAZ CONCEITOS E NOMENCLATURAS DE FORMA UNÍVOCA PARA O ALUNADO, SEM CONSIDERAR A INTERAÇÃO E A REFLEXÃO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Ensino Contextual de Gramática" "palavra_chave" => "FUNCIONALISMO, GRAMÁTICA, INTERAÇÃO, REFLEXÃO, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV162_MD1_SA110_ID72_05102021164734.pdf" "created_at" => "2022-01-21 13:17:41" "updated_at" => "2022-02-23 09:36:59" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GILMARQUES LOPES GOMES" "autor_nome_curto" => "GIL" "autor_email" => "gillopesq@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iii-congresso-brasileiro-sobre-letramentos-e-dificuldades-de-aprendizagem" "edicao_nome" => "Anais III CONBRALE" "edicao_evento" => "III Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "61b7a4e05d25f_13122021165408.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-26" "edicao_publicada_em" => "2021-12-08 11:33:03" "publicacao_id" => 42 "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE" "publicacao_codigo" => "2594-5017" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }