A EDUCAÇÃO DE SURDOS: UMA ABORDAGEM HISTÓRICA
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 8337 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 1608 "inscrito_id" => 4191 "titulo" => "A EDUCAÇÃO DE SURDOS: UMA ABORDAGEM HISTÓRICA" "resumo" => "O presente estudo busca discutir como se dá o processo de educação escolar das pessoas surdas ou com deficiência auditiva, em uma escola especializada de Campina Grande PB, a Escola de Áudio Comunicação – EDAC. Apresenta a ideia de que a construção da identidade surda do indivíduo deve acontecer em uma escola específica, pois só através do convívio com seus semelhantes surdos, é que estes poderão preparar-se melhor para conviver com a sociedade ouvinte. Para isso, procura identificar os recursos pedagógicos que são utilizados para facilitar o processo de ensino aprendizagem dos surdos; analisa a importância da EDAC para A formação inicial dos surdos; observa como a EDAC realiza o processo de preparação do aluno surdo para o convívio com a sociedade ouvinte e estuda os métodos e as técnicas de ensino que proporcionem a aprendizagem dos mesmos. Para atingir os objetivos definidos, optamos por trabalhar a partir de um estudo etnográfico na Escola de Audiocomunicação (EDAC), também com a realização de observações concernentes ao objeto de estudo, além de entrevistas. A comunidade surda tem sua própria cultura, e o contato com outros surdos se faz necessário para a aquisição e aceitação de sua identidade como surda. Através deste contato, ele se vê em meio a outras pessoas com a mesma deficiência que ele, mas com potencialidades diferentes sendo adquiridas e conquistadas, e repassadas através de seu dialeto próprio." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO DE SURDOS" "palavra_chave" => "PROCESSO, ESCOLARIZAÇÃO, SURDOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_10_11_2014_20_24_01_idinscrito_4191_13ea31b691d3b5840348028be5fdc71f.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:51" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DINEIA DE ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "DINÉIA DE ARAÚJO" "autor_email" => "neiaduduever@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAU" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 8337 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 1608 "inscrito_id" => 4191 "titulo" => "A EDUCAÇÃO DE SURDOS: UMA ABORDAGEM HISTÓRICA" "resumo" => "O presente estudo busca discutir como se dá o processo de educação escolar das pessoas surdas ou com deficiência auditiva, em uma escola especializada de Campina Grande PB, a Escola de Áudio Comunicação – EDAC. Apresenta a ideia de que a construção da identidade surda do indivíduo deve acontecer em uma escola específica, pois só através do convívio com seus semelhantes surdos, é que estes poderão preparar-se melhor para conviver com a sociedade ouvinte. Para isso, procura identificar os recursos pedagógicos que são utilizados para facilitar o processo de ensino aprendizagem dos surdos; analisa a importância da EDAC para A formação inicial dos surdos; observa como a EDAC realiza o processo de preparação do aluno surdo para o convívio com a sociedade ouvinte e estuda os métodos e as técnicas de ensino que proporcionem a aprendizagem dos mesmos. Para atingir os objetivos definidos, optamos por trabalhar a partir de um estudo etnográfico na Escola de Audiocomunicação (EDAC), também com a realização de observações concernentes ao objeto de estudo, além de entrevistas. A comunidade surda tem sua própria cultura, e o contato com outros surdos se faz necessário para a aquisição e aceitação de sua identidade como surda. Através deste contato, ele se vê em meio a outras pessoas com a mesma deficiência que ele, mas com potencialidades diferentes sendo adquiridas e conquistadas, e repassadas através de seu dialeto próprio." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO DE SURDOS" "palavra_chave" => "PROCESSO, ESCOLARIZAÇÃO, SURDOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_10_11_2014_20_24_01_idinscrito_4191_13ea31b691d3b5840348028be5fdc71f.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:51" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DINEIA DE ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "DINÉIA DE ARAÚJO" "autor_email" => "neiaduduever@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAU" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }