ARAÚJO, Dineia De et al.. A educação de surdos: uma abordagem histórica. Anais I CINTEDI... Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/8337>. Acesso em: 24/11/2024 20:50
O presente estudo busca discutir como se dá o processo de educação escolar das pessoas surdas ou com deficiência auditiva, em uma escola especializada de Campina Grande PB, a Escola de Áudio Comunicação – EDAC. Apresenta a ideia de que a construção da identidade surda do indivíduo deve acontecer em uma escola específica, pois só através do convívio com seus semelhantes surdos, é que estes poderão preparar-se melhor para conviver com a sociedade ouvinte. Para isso, procura identificar os recursos pedagógicos que são utilizados para facilitar o processo de ensino aprendizagem dos surdos; analisa a importância da EDAC para A formação inicial dos surdos; observa como a EDAC realiza o processo de preparação do aluno surdo para o convívio com a sociedade ouvinte e estuda os métodos e as técnicas de ensino que proporcionem a aprendizagem dos mesmos. Para atingir os objetivos definidos, optamos por trabalhar a partir de um estudo etnográfico na Escola de Audiocomunicação (EDAC), também com a realização de observações concernentes ao objeto de estudo, além de entrevistas. A comunidade surda tem sua própria cultura, e o contato com outros surdos se faz necessário para a aquisição e aceitação de sua identidade como surda. Através deste contato, ele se vê em meio a outras pessoas com a mesma deficiência que ele, mas com potencialidades diferentes sendo adquiridas e conquistadas, e repassadas através de seu dialeto próprio.