Artigo Anais I CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

A VIVÊNCIA EXTENSIONISTA COM A EDUCAÇÃO BILÍNGUE PARA SURDOS

Palavra-chaves: FORMAÇÃO ACADÊMICA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, EDUCAÇÃO BILÍNGUE DE SURDOS Pôster (PO) EDUCAÇÃO DE SURDOS
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Publicado em 02 de dezembro de 2014

Resumo

Este trabalho trata de um relato de experiência em Educação de Surdos, vivenciada por meio da participação no projeto Formação de docentes surdos para o ensino de Libras em escolas para surdos do Semiárido Paraibano, desenvolvido no período de maio a novembro de 2014, com o objetivo de consolidar, por meio de formação docente, a educação bilíngue para surdos em municípios do Semiárido da Paraíba. Este projeto integra o Programa de Extensão Educação Bilíngue para Surdos: formação docente em escolas de municípios do Semiárido da Paraíba, uma continuidade à proposta de formação de docentes nas escolas para surdos de Campina Grande, Gado Bravo, Aroeiras e Sumé desenvolvida ao longo dos últimos anos por professoras e alunos vinculados ao Curso de Pedagogia/CH/UFCG. O projeto foi desenvolvido com base em estudos sobre currículo e expectativas de aprendizagem para o ensino de Libras como L1, a partir de uma perspectiva discursiva do uso e aprendizado da língua. Para que esses estudos fossem efetivados, realizamos algumas ações: orientação para os planejamentos para as aulas de Libras como L1 nas escolas bilíngues dos municípios do semiárido paraibano; acompanhamento da implementação do currículo de Libras para as turmas do 1º ao 5º anos das escolas bilíngues dos municípios do semiárido paraibano; observação das aulas de Libras. Os planejamentos e estudos foram realizados no espaço da UFCG, em encontros semanais, com duração de 04 horas, dos quais participaram todos os docentes de Libras das quatro escolas bilíngues para surdos envolvidas neste Programa. O acompanhamento e observação das aulas foram realizados na Escola Estadual de Audiocomunicação de Campina Grande(EDAC), nos horários dos professores surdos. Assim, o projeto buscou proporcionar aos docentes das escolas bilíngues para surdos do semiárido paraibano uma formação continuada que lhes dessem condições para trabalhar com base mais sólida no dia a dia em sala de aula, através de momentos de reflexão e troca de experiências, a fim de garantir uma melhor qualidade de ensino para os alunos surdos dessas escolas. A participação neste projeto nos possibilitou um maior conhecimento sobre a história da educação bilíngue para surdos, em especial a dos surdos do Semiárido Paraibano, bem como desenvolver a prática em Libras, uma vez que aprendíamos com o contato e uso constante com os surdos. Entretanto, muito mais que o conhecimento teórico, o contato direto com os surdos, nos proporcionou conhecer mais de perto a realidade desses sujeitos, vivenciando as dificuldades e lutas que estes enfrentam para garantir o direito ao acesso à educação bilíngue.

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