OS DESAFIOS DO ENSINO DA LEITURA NA EDUCAÇÃO BÁSICA.
REFLETINDO LITERATURA POPULAR SOBRE LUTAS CAMPONESAS.
"2022-01-26" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 83391 "edicao_id" => 188 "trabalho_id" => 76 "inscrito_id" => 235 "titulo" => """ OS DESAFIOS DO ENSINO DA LEITURA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. \r\n REFLETINDO LITERATURA POPULAR SOBRE LUTAS CAMPONESAS. """ "resumo" => """ CONTEMPLAR A LITERATURA POPULAR ATRAVÉS DOS TEXTOS LITERÁRIOS PRODUZIDOS POR CAMPONESES, \r\n SUJEITOS DO CAMPO, EXTERIORIZANDO SUA HISTÓRIA, SUA LUTA, SEUS OBJETIVOS E SUA VIDA É PRIMAR POR \r\n UMA PERSPECTIVA DIRECIONADA POR UM OLHAR TOTALMENTE EDUCATIVO E POR EM PRÁTICA O DESAFIO DO \r\n ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA, ATRAVÉS DA TEORIA SEMIÓTICA ATRAVÉS DO PROCESSO DE \r\n APRENDIZAGEM DE LINGUAGEM COM RECURSOS TEXTUAIS ESCRITOS E IMAGÉTICOS. \r\n ESTE OLHAR REFLEXIVO QUE RETRATA UM ESPAÇO ÍMPAR DA SOCIEDADE BRASILEIRA AO LONGO DE TODA \r\n SUA HISTÓRIA, QUER SEJA HISTÓRICA CULTURAL OU RESTRITAMENTE NO ASPECTO EDUCATIVO NO ÂMBITO DA \r\n ESCOLA E DO SUJEITO DO CAMPO E DO PRÓPRIO MUNDO COMO REFERÊNCIA FUNDAMENTAL DE UMA CLASSE \r\n SOCIAL E DE UMA CULTURA EM PARTICULAR DE FORMA INCLUSIVA NA CONSTRUÇÃO DOS SABERES SOB \r\n OLHARES ESPECÍFICOS NO ÂMBITO DA PESQUISA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA, ESPECIFICAMENTE DURANTE A \r\n FASE DA EDUCAÇÃO BÁSICA, ENVOLVENDO O ENSINO FUNDAMENTAL E O MÉDIO. \r\n SEGUNDO ISABEL SOLÉ (1987), LER É UM PROCESSO DE INTERAÇÃO ENTRE O LEITOR E O TEXTO. \r\n CONSIDERANDO-SE A LEITURA SER UMA ATIVIDADE QUE SE REALIZA INDIVIDUALMENTE OU COLETIVA, MAS, \r\n QUE SE INSERE EM UM DETERMINADO CONTEXTO SOCIAL QUE ENVOLVE ALGUMAS REAÇÕES E \r\n DETERMINADAS CAPACIDADES HUMANAS QUE VÃO DESDE A REALIZAÇÃO DA DECODIFICAÇÃO DO SISTEMA \r\n DE ESCRITA ATÉ A REALIZAÇÃO PLENA DA COMPREENSÃO DO SENTIDO DO RESPECTIVO TEXTO QUE SEJA LIDO, \r\n COMPREENDIDO E INTERPRETADO PELO LEITOR. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Ensino e Aprendizagem da Leitura Literária Hoje" "palavra_chave" => "ENSINO, LEITURA, CORDEL, LÍNGUA PORTUGUESA, LITERATITA POPULAR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV162_MD1_SA101_ID235_23102021143504.pdf" "created_at" => "2022-02-23 10:21:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUIS CARLOS PAULINO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "CARLINHOS" "autor_email" => "prof.carlinhopaulino@gmai" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iii-congresso-brasileiro-sobre-letramentos-e-dificuldades-de-aprendizagem" "edicao_nome" => "Anais III CONBRALE" "edicao_evento" => "III Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "61b7a4e05d25f_13122021165408.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-26" "edicao_publicada_em" => "2021-12-08 11:33:03" "publicacao_id" => 42 "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE" "publicacao_codigo" => "2594-5017" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 83391 "edicao_id" => 188 "trabalho_id" => 76 "inscrito_id" => 235 "titulo" => """ OS DESAFIOS DO ENSINO DA LEITURA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. \r\n REFLETINDO LITERATURA POPULAR SOBRE LUTAS CAMPONESAS. """ "resumo" => """ CONTEMPLAR A LITERATURA POPULAR ATRAVÉS DOS TEXTOS LITERÁRIOS PRODUZIDOS POR CAMPONESES, \r\n SUJEITOS DO CAMPO, EXTERIORIZANDO SUA HISTÓRIA, SUA LUTA, SEUS OBJETIVOS E SUA VIDA É PRIMAR POR \r\n UMA PERSPECTIVA DIRECIONADA POR UM OLHAR TOTALMENTE EDUCATIVO E POR EM PRÁTICA O DESAFIO DO \r\n ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA, ATRAVÉS DA TEORIA SEMIÓTICA ATRAVÉS DO PROCESSO DE \r\n APRENDIZAGEM DE LINGUAGEM COM RECURSOS TEXTUAIS ESCRITOS E IMAGÉTICOS. \r\n ESTE OLHAR REFLEXIVO QUE RETRATA UM ESPAÇO ÍMPAR DA SOCIEDADE BRASILEIRA AO LONGO DE TODA \r\n SUA HISTÓRIA, QUER SEJA HISTÓRICA CULTURAL OU RESTRITAMENTE NO ASPECTO EDUCATIVO NO ÂMBITO DA \r\n ESCOLA E DO SUJEITO DO CAMPO E DO PRÓPRIO MUNDO COMO REFERÊNCIA FUNDAMENTAL DE UMA CLASSE \r\n SOCIAL E DE UMA CULTURA EM PARTICULAR DE FORMA INCLUSIVA NA CONSTRUÇÃO DOS SABERES SOB \r\n OLHARES ESPECÍFICOS NO ÂMBITO DA PESQUISA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA, ESPECIFICAMENTE DURANTE A \r\n FASE DA EDUCAÇÃO BÁSICA, ENVOLVENDO O ENSINO FUNDAMENTAL E O MÉDIO. \r\n SEGUNDO ISABEL SOLÉ (1987), LER É UM PROCESSO DE INTERAÇÃO ENTRE O LEITOR E O TEXTO. \r\n CONSIDERANDO-SE A LEITURA SER UMA ATIVIDADE QUE SE REALIZA INDIVIDUALMENTE OU COLETIVA, MAS, \r\n QUE SE INSERE EM UM DETERMINADO CONTEXTO SOCIAL QUE ENVOLVE ALGUMAS REAÇÕES E \r\n DETERMINADAS CAPACIDADES HUMANAS QUE VÃO DESDE A REALIZAÇÃO DA DECODIFICAÇÃO DO SISTEMA \r\n DE ESCRITA ATÉ A REALIZAÇÃO PLENA DA COMPREENSÃO DO SENTIDO DO RESPECTIVO TEXTO QUE SEJA LIDO, \r\n COMPREENDIDO E INTERPRETADO PELO LEITOR. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Ensino e Aprendizagem da Leitura Literária Hoje" "palavra_chave" => "ENSINO, LEITURA, CORDEL, LÍNGUA PORTUGUESA, LITERATITA POPULAR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV162_MD1_SA101_ID235_23102021143504.pdf" "created_at" => "2022-02-23 10:21:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUIS CARLOS PAULINO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "CARLINHOS" "autor_email" => "prof.carlinhopaulino@gmai" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iii-congresso-brasileiro-sobre-letramentos-e-dificuldades-de-aprendizagem" "edicao_nome" => "Anais III CONBRALE" "edicao_evento" => "III Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "61b7a4e05d25f_13122021165408.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-26" "edicao_publicada_em" => "2021-12-08 11:33:03" "publicacao_id" => 42 "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE" "publicacao_codigo" => "2594-5017" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }